Início Gastronomia Arroz doce com leite condensado

Arroz doce com leite condensado

O tradicional arroz doce com um toque diferente, dado pelo leite condensado. O resultado é uma sobremesa extra cremosa! Aprenda a receita.

0
Arroz doce com leite condensado
Arroz doce com leite condensado

Já alguma vez usou leite condensado no seu arroz doce? Se nunca o fez, não sabe o que está a perder. Esta sobremesa tradicional fica ainda mais cremosa e deliciosa com este ingrediente simples. E se pensa que a preparação se complica mais com o acréscimo do leite condensado, não se preocupe – a receita continua a ser simples e descomplicada como sempre foi.

Esta sobremesa é perfeita quer para jantares em família, para quando tem convidados especiais ou para festas, como o Natal ou Páscoa. Veja quais são os ingredientes de que vai precisar e prepare o seu arroz doce com leite condensado – não se vai arrepender.

Arroz doce com leite condensado

Arroz doce com leite condensado

O tradicional arroz doce com um toque diferente, dado pelo leite condensado. O resultado é uma sobremesa extra cremosa! Aprenda a receita.
5 from 1 vote
Preparação 10 mins
Cozedura 25 mins
Tempo total 35 mins
Refeição Sobremesas
Cozinha Portuguesa
Doses 6
Calorias 224 kcal

Ingredientes
  

  • 1 lata de leite condensado
  • 200 g arroz carolino
  • 1 l leite meio gordo
  • qb canela em pó para polvilhar

Preparação
 

  • Leve o leite a lume num tacho, e deixe aquecer um pouco. De seguida, acrescente o arroz. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para o arroz não colar.
  • Quando o arroz estiver cozido, adicione o leite condensado. Deixe cozinhar mais 5 minutos, mexendo com frequência.
  • Verta o arroz doce para uma travessa ou pratos individuais. Deixe arrefecer. Antes de servir, polvilhe com canela em pó.

Dicas

  • Junte um pau de canela e um pouco de casca de limão ao seu leite quando o levar ao lume, para dar mais sabor. Retire tudo antes de colocar o leite condensado.
  • Dê alguma cor à receita adicionando uma ou duas gemas de ovo. Acrescente-as ao arroz antes de colocar o leite condensado, mexendo bem.
  • Pode também colocar um pouco de canela em pó no próprio arroz doce, em vez de o polvilhar por cima. Basta colocar a canela em pó no leite antes de deitar o arroz.
  • Para que a sobremesa não queime, mantenha o lume médio/baixo, e mexa com frequência o arroz enquanto este estiver no lume. Assim, a sua sobremesa não será arruinada pelo sabor a queimado.
  • Se colocou o arroz doce no frigorífico, retire-o um pouco antes de o servir. O arroz doce deve ser servido à temperatura ambiente, para manter a sua textura característica.
  • Deixe que o arroz doce descanse pelo menos durante 4 horas antes de o servir, para arrefecer bem e assim manter a sua textura.

Dados Nutricionais

Dose: 100gCalorias: 224kcalHidratos de Carbono: 35gProteínas: 8gGorduras: 6gGorduras Saturadas: 3gColesterol: 17mgSódio: 74mgPotássio: 258mgFibras: 1gAçúcar: 9gVitamina A: 270IUVitamina B1: 1mgVitamina B2: 1mgVitamina B3: 1mgVitamina B5: 1mgVitamina B6: 1mgVitamina B12: 1µgVitamina D: 2µgVitamina E: 1mgVitamina K: 1µgCálcio: 198mgFerro: 1mgManganês: 1mgMagnésio: 25mgFósforo: 178mgSelénio: 11µgZinco: 1mg
Palavras-chave arroz doce, arroz doce com leite condensado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here