Gastronomia

Bola doce mirandesa: o doce de Páscoa de Miranda do Douro

Bola doce mirandesa
Bola doce mirandesa

A bola doce mirandesa é feita com várias folhas finas de massa de pão enriquecida com ovos, gemas, azeite e manteiga, sobrepostas num tabuleiro e intercaladas com açúcar e canela. No forno, o açúcar derrete entre as camadas e forma um recheio húmido e perfumado.

Ao contrário de muitos folares, não leva carnes nem ovos inteiros: é um doce de massa e canela, cortado em quadrados, com o topo estaladiço de açúcar.

É um dos doces de Páscoa mais conhecidos da Terra de Miranda, mas faz-se também noutras épocas festivas. Pede alguma paciência a estender a massa, que deve ficar muito fina.

Receita

Bola doce mirandesa

Doce de Páscoa de Miranda do Douro feito com folhas finas de massa de pão enriquecida, intercaladas com açúcar e canela.

Preparação
1 h
Confeção
40 min
Total
3 h 10 min
Porções
16 porções

Ingredientes

  • 1,5 kg de massa de pão levedada (de padaria ou caseira)
  • 1 dl de azeite
  • 50 g de manteiga
  • 2 ovos
  • 4 gemas
  • 1 pitada de sal
  • Até 500 g de farinha de trigo, para trabalhar a massa
  • 300 g de açúcar
  • 40 g de canela em pó
  • Azeite ou manteiga q.b., para untar o tabuleiro

Preparação

  1. Derreta o azeite com a manteiga em banho-maria, sem deixar ferver, e deixe amornar.
  2. Bata os ovos com as gemas e o sal e junte a gordura morna.
  3. Incorpore esta mistura na massa de pão, amassando bem e juntando farinha aos poucos, apenas a necessária para obter uma massa macia que se possa estender com o rolo.
  4. Tape e deixe repousar em local morno durante cerca de 1 hora.
  5. Unte um tabuleiro grande (cerca de 30 x 40 cm) e polvilhe-o com farinha. Divida o açúcar em oito partes e a canela em sete.
  6. Estenda uma porção de massa numa folha fina e forre o fundo e os lados do tabuleiro, sem deixar buracos. Polvilhe com uma parte de açúcar e uma parte de canela.
  7. Estenda outra porção de massa numa folha muito fina, cubra o recheio e polvilhe de novo com açúcar e canela; repita até ter sete camadas de recheio.
  8. Cubra com a última folha de massa, una bem os bordos com os da base e enrole-os num cordão à volta, para selar o recheio.
  9. Polvilhe o topo com a oitava parte do açúcar.
  10. Leve ao forno pré-aquecido a 190 °C durante 30 a 40 minutos, até a bola estar bem dourada e firme ao toque.
  11. Deixe arrefecer no tabuleiro antes de cortar em quadrados.

Notas

  • Quanto mais finas as folhas de massa, mais camadas se distinguem no corte; se a massa encolher ao estender, deixe-a repousar 5 minutos e volte a tentar.
  • A massa de pão pode ser encomendada numa padaria no dia; peça-a já levedada.
  • Se o topo escurecer antes do tempo, cubra com papel de alumínio.
  • Conserva-se bem embrulhada num pano, à temperatura ambiente, durante 4 a 5 dias.

Um doce do Planalto Mirandês

A bola doce é um doce característico de Miranda do Douro e do Planalto Mirandês, em Trás-os-Montes, onde é presença habitual na Páscoa. A base é massa de pão levedada, enriquecida com gordura e ovos. O que a distingue é a construção em camadas finas, com açúcar e canela entre cada uma, que lhe dá o corte folhado e o perfume intenso.

Sobre o autor

VxMag

A VxMag é a assinatura editorial coletiva da Vortex Magazine. Os artigos publicados sob este nome são escritos e revistos pela equipa da redação, que cobre sociedade, cultura, viagens, tecnologia e atualidade com o mesmo compromisso de rigor e verificação de factos.