Início Gastronomia 9 variedades de maçãs e as suas características

9 variedades de maçãs e as suas características

Trata-se de uma das frutas mais consumidas em Portugal e é parte fundamental de uma dieta saudável. Descubra algumas das variedades de maçã mais comuns.

0
maçãs
Maçãs

Todas iguais e todas diferentes. Todas as maçãs são um excelente alimento. No entanto, para além das óbvias diferenças visuais e gustativas, também apresentam diferenças de composição nutritiva, de actividade antioxidante e de fitoquímicos. Cada uma das variedades pode destacar-se em um ou vários atributos, devendo ser incluídas numa dieta diversificada.

Como qualquer fruta, a maçã é parte essencial de uma dieta saudável e equilibrada, conferindo muitos nutrientes essenciais ao organismo e providenciando uma fonte de açúcar saudável para as crianças. Afinal de contas… quem disse que não era possível existir comida apetitosa e, ao mesmo tempo, saudável?

Em Portugal, a região de Alcobaça destaca-se como um dos locais de maior produção, seja em quantidade ou em qualidade, deste fruto. Algumas das variedades de maçã são tipicamente portuguesas. Outras foram importadas de outros países. Uma coisa é inegável: Portugal produz muita maçã de elevada qualidade. Descubra algumas das mais famosas variedades de maçã produzidas em Portugal.

1. Golden Delicious

Maçã Golden Delicious
Maçã Golden Delicious

De origem americana, é uma maçã de forma oblongo-cónica e a sua epiderme é amarela/verde podendo assumir, ocasionalmente, laivos alaranjados. A polpa é creme clara, doce, sumarenta e consistente. A época de colheita desta variedade situa-se entre meados a fins de Setembro.

Um fruto conhecido em todo o mundo só podia ter infinitas utilizações. Desde comidas ao natural, até utilizadas em bebidas alcoólicas como sidra ou vinho. Os seus nutrientes principais são: Cálcio, Fibra, Ferro, Água, Fósforo, Vitaminas A, B3 e C.

2. Casanova de Alcobaça

Maçã Casanova de Alcobaça
Maçã Casanova de Alcobaça

De origem portuguesa, tem uma forma cónica-oblonga ou tronco-cónica. A epiderme é composta, em dominância, por manchas avermelhadas e amareladas. A polpa é branca, agridoce e medianamente sumarenta e consistente.

3. Reineta

Maçã Reineta
Maçã Reineta

É de origem francesa e tem uma forma arredondada e achatada. Possui uma epiderme rugosa de coloração acastanhada clara. A polpa é creme clara, pouco sumarenta, muito ácida e consistente.

É uma maçã muito utilizada para cozinha e como ingrediente em saladas (sem casca). O seu período de colheita habitual é na primeira quinzena de Setembro.

4. Red Delicious

Maçã Red Delicious
Maçã Red Delicious

A sua cor é em regra geral vermelha estriada em parte, sobre fundo amarelo. A cor da polpa da maçã Red Delicious é branca creme e a sua consistência é crocante.

Esta fruta, é um dos alimentos mais conhecidos e nutritivos, cultivando-se principalmente em climas temperados. Cada 100 gramas de maçã fornecem, em média, 58 calorias.

Esta maçã contém quantidades razoáveis de fibras e vitaminas do complexo A, B1, B2, C e E, de sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio.

A sub-variedade mais conhecida é a Starking. A época de colheita desta variedade situa-se entre inicio a meados de Setembro, aproximadamente 8 dias antes da Golden.

5. Fuji

Maçã Fuji
Maçã Fuji

De origem japonesa, tem uma forma achatada. A epiderme vai do vermelho vivo até a uma mescla de manchas vermelhas com verde amarelado. A polpa é branca, muito sumarenta, muito doce e consistente. Os seus nutrientes principais são: Cálcio, Ferro, Niacina, Fósforo, Proteínas, Vitaminas A, B e C.

Um fruto conhecido em todo o mundo só podia ter infinitas utilizações. Desde comidas ao natural, até utilizadas em bebidas alcoólicas como sidra ou vinho.

6. Jonagold

Maçã Jonagold
Maçã Jonagold

Originária da América, tem uma forma arredondada. A epiderme é bicolor em que a cor de fundo é o vermelho alaranjado com estrias amareladas. A polpa é agridoce, sumarenta e medianamente consistente.

7. Royal Gala

Maçã Royal Gala
Maçã Royal Gala

Com origem na Nova Zelândia, a maçã Gala é hoje uma variedade interessante pela sua boa conservação, coloração e sabor.

A sua cor vermelho-estriado e brilhante, caraterizada pela sua forma redondo-cônica e tamanho variável, torna-a uma das frutas mais conhecidas do mundo. A cor da polpa da maçã Royal Gala é branca e a sua consistência é crocante e sumarenta.

Cultivada em climas temperados, a Gala é reconhecida pelo seu potencial nutritivo. Contém teores elevados de potássio, fósforo, cálcio e fibra.

8. Granny Smith

Maçã Granny Smith
Maçã Granny Smith

A variedade Granny Smith, também conhecida como maçã verde, surgiu na Austrália há cerca de 150 anos e Portugal é um dos poucos países em que é produzida. É conhecida por ter um travo mais azedo ou menos doce do que as restantes variedades de maçãs, pelo que se torna um óptimo ingrediente para saladas.

As Granny Smith são perfeitas para saladas pois, uma vez cortadas, mantêm a sua cor branca durante mais tempo que outras maçãs. Os seus Nutrientes principais são: Fibra, Potássio, Ferro, Zinco e Vitamina C.

9. Pink

Maçã Pink
Maçã Pink

De origem autraliana, esta variedade tem uma forma redonda-globosa e a sua epiderme é predominantemente cor-de-rosa avermelhada com laivos amarelos esverdeados. A polpa branca é agridoce, sumarenta e consistente.

Tem nuances de cor-de-rosa, sobre uma base amarela esverdeada. Conhecida como a rainha das maçãs, é crocante e tem uma polpa densa e firme, de um excelente e quase efervescente sabor.

A Cripps Pink tem um alto teor de açúcar, o que a torna perfeita para cozinhar. É perfeita para tartes, para cozer em molhos ou para comer ao natural. Os seus nutrientes principais são: Fibra, Potássio, Ferro, Hidratos de Carbono e Vitamina C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here