Início Viagens Portugal: 24 aldeias que deve visitar pelo menos 1 vez na vida

Portugal: 24 aldeias que deve visitar pelo menos 1 vez na vida

Não são uma, nem duas, nem dez... São 24 aldeias para visitar em Portugal pelo menos uma vez na vida. Locais fantásticos que não pode perder.

726786
14
Linhares da Beira - Duarte Chaves

Não são uma, nem duas, nem dez… São 24 aldeias para visitar em Portugal pelo menos uma vez na vida. Locais fantásticos que não pode perder. As aldeias de Portugal são testemunhos do nosso passado e são autênticos locais sagrados onde as memórias e tradições do nosso povo ainda se mantêm vivas e ainda persistem apesar do passar dos tempos. Aqui pode conhecer o verdadeiro Portugal, um Portugal que não aparece nos guias turísticos. De norte a sul do país, fique a conhecer esta fantástica lista de pequenos paraísos que esperam pela sua visita.

 

1. Santa Susana (Alcácer do Sal)

Com arquitectura tipicamente alentejana, a aldeia de Santa Susana destaca-se pela presença de casinhas de rés-do-chão, todas caiadas de branco com barra azul e grandes chaminés. Localizada entre duas ribeiras, afluentes da margem direita da ribeira de Alcáçovas, está distanciada da sede do concelho por 15 km.

Santa Susana
Santa Susana

Santa Susana chama a atenção devido às suas casas de contornos iguais e molduras de azul forte. Parece uma antiga vila de arquitectura rural, mas que estas ruas geométricas e as casas iguais não são um acaso.

 

2. Porto Covo (Sines)

Inserida no privilegiado Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a pacata aldeia de Porto Covo, conseguiu ao longo dos anos, preservar toda a traça tradicional que lhe confere tamanha beleza.

Porto Covo
Porto Covo

Apesar de cada vez mais procurada e hoje em dia com mais oferta de alojamento e comércio, as suas ruas ofuscam o visitante com as suas casas caiadas de um branco irrepreensível.

 

3. São Cristóvão (Montemor-o-Novo)

A meio caminho entre Montemor e Alcácer do Sal, São Cristóvão é uma aldeia no mar da planície a caminho das praias.

São Cristóvão
São Cristóvão

O nascimento desta aldeia tem a sua origem intimamente ligada a uma lenda, na qual atribuírem a São Cristóvão a graça da escolha do local da igreja, pelo que o povo escolheu este santo como seu padroeiro e símbolo unificador da sua fé.

 

4. Estorãos

Estorãos é uma pequena aldeia minhota situada a cerca de seis quilómetros de Ponte de Lima onde corre a ribeira que lhe dá o nome. As águas vindas do alto da serra de Arga serpenteiam no meio de pinheiros, vinhas e campos estrumados criando pequenos lagos e represas onde trutas e lampreias se escondem de turistas e pescadores.

Estorãos (Ponte de Lima)
Estorãos (Ponte de Lima)

A paisagem é magnífica. O recorte azulado e sombrio da serra contrasta com o verde dos campos e as cores outonais das vinhas e searas criando verdadeiros jardins que pedem muitos passeios e descobertas rústicas.

 

5. Soajo

O Soajo, uma das mais típicas aldeias portuguesas, pertence ao concelho de Arcos de Valdevez e situa-se numa das vertentes da serra da Peneda, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A aldeia foi vila e sede de concelho entre 1514 e meados do século XIX mas, a sua história, começa muito antes, como o comprovam o Santuário Rupestre do Gião, na serra do Soajo, e as inúmeras antas e mamoas que existem nesta zona.

Soajo
Soajo

Possui um grandioso conjunto de espigueiros (classificados como imóvel de interesse público) erigidos sobre uma gigantesca laje granítica e que, ainda hoje, são utilizados para secar o milho, pelas gentes da terra.

 

6. Lindoso

Lindoso é a maior freguesia do concelho de Ponte da Barca, do qual dista 25 km da sede, pertence ao distrito de Viana do Castelo, faz fronteira com Espanha e tem cerca de 1300 habitantes.

Lindoso
Lindoso

Inserida no PNPG – Parque Nacional Peneda-Gerês, é uma região de clima rigoroso, frio no Inverno, temperatura amena ou quente no Verão, e chuvas abundantes que atingem uma precipitação média anual superior aos 2200 mm. Povoação típica composta por velhas casas de granito, bem inseridas na paisagem, subsistindo ainda em algumas instalações agrícolas a cobertura de colmo.

14 COMENTÁRIOS

  1. Aldeia de Soajo conheci há já 4 anos tal como freguesia de Lindoso, são áreas maravilhosas pelas características que nos revelam e,
    com população carinhosa.

  2. Gostava de acrescentar Quintandona (lagares-penafiel) incorpora o projeto Aldeias de Portugal. Apesar de estar próxima de centros urbanos a sua arquitetura rural está preservada ou restaurada o que torna uma aldeia cheia de encantos! Principalmente aquando a festa do Caldo normalmente realizada n/a meados de Setembro 🙂

  3. Faltam todas as do Alentejo!
    A começar pela bela Bela Ouguela – Campo Maior

    Ó Bela Cidade de Ouguela,
    Dá Vistas à Lapagueira
    Mal empregada Cidade,
    Estar em Tamanha Ladeira

    Quando Vejo vir,
    Carros à meio ladeira
    Lembram-me as moças de Ouguela,
    Espanholas da Lapagueira!!!

  4. Lindo ver-se as belezas deste querido país, terra de meus avôs paterno e materno! Como brasileiro luso descendente sou um apaixonado pelo amado Portugal, a nossa pátria mãe!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here