VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Talasnal: a mais bonita das aldeias de xisto da Serra da Lousã

O Talasnal é uma das mais bonitas aldeias de xisto da Serra da Lousã. Saiba o que visitar e descubra também o que fazer nos seus arredores.

VxMag by VxMag
Abr 9, 2021
in Viagens
0
Talasnal aldeias de xisto

Talasnal

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Ilhéu de Vila Franca

Ilhéu de Vila Franca: um dos locais mais deslumbrantes dos Açores

Out 28, 2023
Aqueduto da Amoreira

Aqueduto da Amoreira: um monumento imponente para descobrir no Alentejo

Out 28, 2023
Janeiro de Baixo

Janeiro de Baixo: uma belíssima aldeia de xisto para descobrir na Serra do Açor

Out 27, 2023
cascatas serra da estrela

10 maravilhas naturais para descobrir no Interior de Portugal

Out 27, 2023

Esta é, sem dúvida, a aldeia de xisto da Serra da Lousã que mais tem contribuído para dar visibilidade a este território, às suas gentes, costumes e tradições. O Talasnal é um autêntico postal ilustrado, um hino à comunhão entre as construções humanas e a natureza circundante.

A sua última habitante foi “ti Lena”, cujo nome deu origem ao único restaurante da aldeia e onde pode saborear os petiscos da região. O Talasnal caiu no esquecimento mas depressa voltou a ganhar vida. Primeiro, graças aos hippies do norte da Europa que aqui começaram a vir em busca de paz espiritual. E depois, graças a algumas famílias de Coimbra que foram comprando as casas em ruínas da aldeia.

Com a recuperação da maioria das casas, a aldeia voltou a ganhar vida, seja como destino de fim de semana para os proprietários ou como destino de turismo rural. Lentamente, as ruas começaram a ganhar uma nova cor e esta aldeia é hoje um dos grandes símbolos de toda a região e do projeto das “Aldeias do Xisto”.

Talasnal
Talasnal

As casas de xisto, uma após a outra, as ruas sinuosas, os lagares de azeite tradicionais e a fonte são alguns dos seus principais chamarizes. O arvoredo que envolve todo o conjunto faz o resto. O resultado é uma aldeia carismática que, apesar de pequena, conquista facilmente quem por aqui passa.

É preciso explorar o Talasnal com a devida calma. Passear pelas suas ruelas, observar os pequenos detalhes em cada casa, descansar debaixo das videiras que dão sombra aos caminhos… tudo deve ser observado e apreciado com o devido cuidado.

A partir da rua principal nascem pequenas ruelas que convidam à descoberta. Estreitas e íngremes, com escadinhas e becos que merecem ser explorados. Visitar o Talasnal é um mergulho na história. E também pode pernoitar numa das casas de turismo rural que aqui existem.

A partir desta aldeia de xisto é possível visitar a floresta circundante onde vivem veados, corços e javalis, entre outros. Existem 3 trilhos, oficiais e devidamente sinalizados, que pode escolher para conhecer as redondezas: PR2 LSA, PR4 LSA e PR5 LSA. 

Talasnal
Talasnal

Estes trilhos possuem graus de dificuldade diferentes e, por isso mesmo, deve estudá-los com antecedência para verificar se está em condições físicas de os fazer. Se escolher o primeiro terá a oportunidade de calcorrear os caminhos que os habitantes desta aldeia utilizavam para se deslocarem à Lousã antes da existência de estradas.

E quando regressar dos percursos pedestres recupere as energias provando a deliciosa gastronomia local. O cabrito assado no forno é o rei mas existem outras hipóteses igualmente reconfortantes.

O que visitar nos arredores do Talasnal?

Se quiser fazer do Talasnal o centro para explorar a região da Serra da Lousã pode visitar várias outras aldeias, igualmente encantadoras e cativantes. Pode fazê-lo a pé, pelos trilhos já mencionados acima, ou de carro.

O destaque vai para as aldeias de xisto, obviamente. Cerdeira é a primeira (e mais óbvia) escolha). Outrora abandonada, hoje é um centro dedicado às artes com casas recuperadas dedicadas ao turismo rural.

De seguida, dirija-se para Candal, Chiqueiro, Casal Novo, Vaqueirinho ou Catarredor. Qualquer uma delas… ou todas, se tiver tempo. Estão localizadas bem perto umas das outras. Cada uma tem o seu encanto especial. E uma das melhores formas de as descobrir é conversando com os poucos habitantes que ainda vivem nelas.

Talasnal
Talasnal

Se tiver um pouco mais tempo, existem mais aldeias que merecem uma visita, embora fiquem um pouco mais longe: Gondramaz, Pena e Casal de São Simão. Em qualquer uma delas, perca um pouco de tempo a calcorrear as suas ruas sinuosas e a apreciar os detalhes mais simples.

Para fechar em beleza o passeio pelos arredores do Talasnal, nada como o Baloiço de Trevim, localizado no ponto mais alto da Serra da Lousã. As vistas são deslumbrantes e não perca a oportunidade de tirar umas fotos para mais tarde recordar.

Tags: aldeias de portugalaldeias de xistoserra da lousãtalasnal
VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bolo de cenoura húmido e fofo
Gastronomia

Bolo de cenoura húmido e fofo: impossível comer apenas uma fatia

by VxMag
Nov 29, 2023
0

Uma das sobremesas mais populares e apreciadas em todo o mundo é o bolo de cenoura. Existem muitas receitas de...

Read more
Tarte de Requeijão Alentejana

Tarte de requeijão alentejana: receita tradicional e repleta de sabor

Nov 29, 2023
Toucinho do Céu à moda antiga

Toucinho do Céu à moda antiga: aprenda a fazê-lo como a sua avó fazia

Nov 29, 2023
sobremesas portuguesas

Sericaia com ameixa de Elvas: receita tradicional de um doce irresistível

Nov 29, 2023
Bacalhau espiritual

Bacalhau espiritual: receita tradicional e repleta de sabor

Nov 29, 2023
Mexilhões à Espanhola

Mexilhões à Espanhola: receita deliciosa de um petisco irresistível

Nov 28, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine