Início Viagens Os 14 locais mais bonitos do Minho

Os 14 locais mais bonitos do Minho

É uma das mais antigas e genuínas províncias de Portugal e dela fazem parte lugares de encantar. Conheça os 14 locais mais bonitos do Minho.

338021
6
locais mais bonitos do Minho
Santa Luzia - Viana do Castelo

 

Quais são os 14 locais mais bonitos do Minho? E quais são os melhores locais para visitar no Minho? Situada no norte de Portugal, é uma das mais belas e genuínas regiões do país. Aqui nasceu Portugal e aqui são preservadas algumas das tradições mais seculares do nosso povo. No Minho podemos encontrar as paisagens majestosas do Gerês, com as suas lagoas, cascatas e aldeias. E podemos ainda encontrar belíssimas vilas e cidades com as suas típicas casas senhoriais. O Minho é ainda a região do vinho verde e do Alvarinho. Descubra os 14 locais mais bonitos do Minho.

 

1. Ponte de Lima

Em pleno coração do Vale do Lima, a beleza castiça e peculiar da vila mais antiga de Portugal esconde raízes profundas e lendas ancestrais. Foi a Rainha D. Teresa quem, na longínqua data de 4 de Março de 1125, outorgou carta de foral à vila, referindo-se à mesma como Terra de Ponte.

Ponte de Lima – Rui Videira

Anos mais tarde, já no século XIV, D. Pedro I, atendendo à posição geo-estratégica de Ponte de Lima, mandou muralhá-la, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas, vários vestígios das restantes e de toda a estrutura defensiva de então, fazendo-se o acesso à vila através de seis portas.

Ponte de Lima

Ao longo dos tempos, Ponte de Lima foi, assim, somando à sua beleza natural magníficas fachadas góticas, maneiristas, barrocas, neoclássicas e oitocentistas, aumentando significativamente o valor histórico, cultural e arquitectónico deste rincão único em todo o Portugal.

 

2. Guimarães

É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes.

Guimarães
Guimarães

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região.

Guimarães – Steve Martell

As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita. Guimarães é muitas vezes designada como “Cidade Berço”, devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade.

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns! A página é maravilhosa! Cada dia que leio e vejo as fotos que postam, fico mais apaixonada por esse país! Tudo é tão romântico, tão impecavelmente preservado… me encantam e me dão vontade de estar em cada linda aldeia destas que acabei de ver e ler sobre elas. Estive em Lisboa, mas infelizmente de passagem, pois era conexão para a Suiça; mesmo assim o que pude vislumbrar do avião me fez querer voltar para conhecer Portugal com calma e tempo. Com certeza uma oportunidade surgirá! Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here