Início Viagens Os 15 locais mais bonitos do Minho

Os 15 locais mais bonitos do Minho

É uma das mais antigas e genuínas províncias de Portugal e dela fazem parte lugares de encantar. Conheça os 15 locais mais bonitos do Minho.

411342
7
locais mais bonitos do Minho
Santa Luzia - Viana do Castelo

Quais são os 14 locais mais bonitos do Minho? E quais são os melhores locais para visitar no Minho? Situada no norte de Portugal, é uma das mais belas e genuínas regiões do país. Aqui nasceu Portugal e aqui são preservadas algumas das tradições mais seculares do nosso povo. Na região do Minho podemos encontrar as paisagens majestosas do Gerês, com as suas lagoas, cascatas e aldeias. E podemos ainda encontrar belíssimas vilas e cidades com as suas típicas casas senhoriais. O Minho é ainda a região do vinho verde e do Alvarinho. Descubra os 15 locais mais bonitos do Minho.

 

1. Ponte de Lima

Em pleno coração do Vale do Lima, a beleza castiça e peculiar da vila mais antiga de Portugal esconde raízes profundas e lendas ancestrais. Foi a Rainha D. Teresa quem, na longínqua data de 4 de Março de 1125, outorgou carta de foral à vila de Ponte de Lima, referindo-se à mesma como Terra de Ponte.

Ponte de Lima – Rui Videira

Anos mais tarde, já no século XIV, D. Pedro I, atendendo à posição geo-estratégica de Ponte de Lima, mandou muralhá-la, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas, vários vestígios das restantes e de toda a estrutura defensiva de então, fazendo-se o acesso à vila através de seis portas.

Ponte de Lima

Ao longo dos tempos, Ponte de Lima foi, assim, somando à sua beleza natural magníficas fachadas góticas, maneiristas, barrocas, neoclássicas e oitocentistas, aumentando significativamente o valor histórico, cultural e arquitectónico deste rincão único em todo o Portugal.

 

2. Guimarães

É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes.

Guimarães
Guimarães

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região.

Guimarães – Steve Martell

As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita. Guimarães é muitas vezes designada como “Cidade Berço”, devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade.

 

3. Braga

A sua fundação aconteceu há mais de 2.000 anos e prova disso são os inúmeros vestígios celtas que a rodeiam. É ainda uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, contando com mais de 2000 anos de história, remontando aos tempos romanos quando se chamava Bracara Augusta em homenagem ao Imperador César Augusto.

Santuário do Bom Jesus do Monte

Após a conquista do império romano, Braga tornou-se na capital política e intelectual do reino dos Suevos, que englobava a extinta região da Gallaecia e se prolongava até ao Rio Tejo. Contudo, no ano de 716 os Mouros alcançam a cidade e provocaram uma grande destruição na mesma. Erguida ao longo dos séculos pelo povo Português.

Bom Jesus do Monte, Braga

Braga sustenta agora um esplendor barroco como é difícil de encontrar. Também é conhecida como, Cidade dos Arcebispos ou Roma Portuguesa, devido ao vasto património religiosos, do qual se pode destacar a Sé de Braga, a mais antiga do País, e o Santuários do Bom Jesus, que atrai fiéis e peregrinos dos quatro cantos do mundo.

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns! A página é maravilhosa! Cada dia que leio e vejo as fotos que postam, fico mais apaixonada por esse país! Tudo é tão romântico, tão impecavelmente preservado… me encantam e me dão vontade de estar em cada linda aldeia destas que acabei de ver e ler sobre elas. Estive em Lisboa, mas infelizmente de passagem, pois era conexão para a Suiça; mesmo assim o que pude vislumbrar do avião me fez querer voltar para conhecer Portugal com calma e tempo. Com certeza uma oportunidade surgirá! Abraços

  2. pAIS MARAVILHOSO QUE NOS SURPREENDE E FASCINA COM SUAS PAISAGENS TÃO LINDAS E DIVERSAS !! NOS ENCHE A ALMA DE ORGULHO POR SABER QUE NOSSOS ANTEPASSADOS FIZERAM PARTE , DE SUA TÃO RICA E BRAVA HISTÓRIA !!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here