VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Branda da Aveleira: um segredo para descobrir às portas do Gerês

A Branda da Aveleira, localizada às portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, é ainda por pequeno segredo por descobrir. Conheça-a melhor.

VxMag by VxMag
Abr 8, 2022
in Viagens
0
Branda da Aveleira gerês

Branda da Aveleira

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

Encontra-se às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é um local que nos mostra que a resiliência humana não tem limites. A Branda da Aveleira foi usada durante séculos como residência temporária, mas este pequeno aglomerado de casas esteve quase a desaparecer no século passado. No entanto, a localidade não só resistiu, como renasceu das cinzas e espera agora pela sua visita.

Para melhor compreendermos a história da Branda da Aveleira, em Melgaço, precisamos primeiro de perceber o que é uma branda. As brandas eram sítios localizados em altitudes elevadas, que se encontravam espalhados um pouco por todo o Parque Nacional, e era para aqui que os pastores traziam o gado nos meses mais quentes da primavera e verão.

Para trás, ficavam as inverneiras, que estavam a altitudes mais baixas, onde a população vivia nos meses mais frios. O motivo desta mudança constante é fácil de explicar: consoante a época do ano, vivia-se num local que dava melhores condições.

Branda da Aveleira
Branda da Aveleira

Portanto, durante o frio do inverno, a população encontrava-se abrigada a baixas altitudes, onde o clima era menos extremo e onde se podia cultivar alguns legumes. Por sua vez, no verão, os pastores levavam o gado para as zonas mais altas, onde havia bons pastos, e assim podiam libertar os campos das inverneiras para as plantações agrícolas.

Este fenómeno chama-se transumância e foi praticado durante séculos pela população do Parque Nacional, com as duras condições da região a ditarem essas mudanças aos seus habitantes que, munidos de sabedoria popular, se adaptavam e sobreviviam como podiam.

A transumância é hoje em dia algo de raro, embora algumas aldeias do Parque Nacional da Peneda-Gerês ainda mantenham viva esta tradição, como é o caso de Fafião, onde, a cada ano, ainda se transporta o gado para o alto da montanha.

No caso da Branda da Aveleira, sabemos que esta existe pelo menos desde o século XII, e que se manteve ativa até às décadas de 60 e 70 do século passado, altura em que a forte imigração deixou a aldeia quase abandonada. No entanto, os habitantes não se esqueceram dela e voltaram mais tarde, para recuperar grande parte das suas casas.

Branda da Aveleira
Branda da Aveleira

A Branda da Aveleira possui hoje um conjunto de casas destinadas ao turismo rural, que foram cuidadosamente recuperadas e mantiveram a traça original, com tudo a ser reconstruído de modo a manter viva a essência do local, mas adaptando-a aos confortos que se exigem nos dias de hoje.

Assim, as antigas casas dos pastores, chamadas de “cardenhas”, transformaram-se em habitações onde qualquer um pode pernoitar. Em tempos, as casas albergavam o gado no rés-do-chão e os aposentos dos pastores no primeiro andar; hoje, são a opção perfeita para quem procura passar uns dias em comunhão com a natureza.

Como se localiza a mais de 1100 metros de altitude, a aldeia é um local rico em ar puro e com vistas desafogadas. É normal que existe alguma neve no inverno, podendo-se, no mínimo, contemplar os cumes das montanhas pintados de branco. Já no verão, são os campos verdejantes que chamam a atenção.

A aldeia tem o seu próprio restaurante, que serve de apoio ao turismo rural ou a quem visita o local de passagem. E, depois de uma excelente refeição, pode sempre queimar alguma energia seguindo por um dos trilhos que passa pela aldeia, como o Trilho da Branda da Aveleira, com 8 km de extensão.

Logo ao lado da Branda da Aveleira, encontra-se a aldeia de Vale de Poldros, que é conhecida por ter apenas um habitante e um restaurante, e que era também uma branda, tendo muitas características idênticas à Branda da Aveleira.

Caso prefira descobrir os arredores de carro, encontra a curta distância as bonitas aldeias de Rouças e de Gavieira, o Miradouro do Tibo e o Santuário da Nossa Senhora da Peneda.

Por sua vez, Sistelo e os seus socalcos encontram-se igualmente perto. Para lá chegar, o caminho mais curto é a pé, mas o mais fácil é de carro, embora tenha de contar com pelo menos 40 minutos para seguir pelas estradas serpenteantes da montanha.

Portanto, quer que seja apenas de passagem ou para ficar uns dias, a Branda da Aveleira, mesmo às portas do Gerês, é o local perfeito para recuar no tempo e descobrir outro lado de Portugal, rico em tradições e com gente genuína e acolhedora, orgulhosa da sua identidade.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Uma única multa pode levar ao cancelamento da cartão de condução? Saiba o que diz a lei
Notícias

Uma única multa pode levar ao cancelamento da cartão de condução? Saiba o que diz a lei

by VxMag
Nov 15, 2025
0

Os primeiros anos ao volante são determinantes para consolidar hábitos de condução seguros. É por isso que existe um conjunto...

Read moreDetails
Barcos Douro

Barcos: ruas medievais, vinhas e cultura numa belíssima aldeia no vale do Rio Douro

Nov 15, 2025
Renovar o cartão de cidadão online: o que muda em 2026?

Renovar o cartão de cidadão online: o que muda em 2026?

Nov 15, 2025
Quer uma reforma tranquila? Veja quanto precisa de poupar em cada fase da vida

Quer uma reforma tranquila? Veja quanto precisa de poupar em cada fase da vida

Nov 15, 2025
Alerta europeu: peixe perigoso continua à venda em Portugal apesar de proibido noutros países

Alerta europeu: peixe perigoso continua à venda em Portugal apesar de proibido noutros países

Nov 15, 2025
O “truque da nota”: como funciona a nova burla no Multibanco

O “truque da nota”: como funciona a nova burla no Multibanco

Nov 15, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine