Início Gastronomia 5 deliciosas receitas de sobremesas de chocolate que vão adoçar o seu...

5 deliciosas receitas de sobremesas de chocolate que vão adoçar o seu dia

Falar de chocolate é pensar em deliciosos doces e sobremesas. São inúmeras as opções, e, como tal, vale a pena fazer uma seleção daquelas que consideramos as incontornáveis. Fique com as 5 melhores.

0
Chocolate
Chocolate

É importante referir que o chocolate foi uma grande conquista trazida pelos espanhóis para o Novo Mundo. No entanto, mesmo antes da colonização, os Maias já cultivavam cacau. Contudo, foi a chegada de Cristóvão Colombo que levou os espanhóis a iniciar a plantação de cacau em terras americanas e a exportá-lo para a Europa.

Tudo isto a um preço muito elevado, pelo que só era consumido pela alta sociedade. A popularização desta iguaria só foi conseguida pela Revolução Industrial, onde a criação de máquinas de espremer manteiga de cacau deram ao chocolate diferentes consistências e maior durabilidade.

A partir daí iniciou-se a confeção de tortas, mousses, semifrios, brownies, biscoitos, suflés, fondue, bolos, entre muitas outras opções. As receitas com o delicioso chocolate são incontáveis. Veja as propostas e meta mãos à obra na cozinha ou em qualquer local onde se sinta com vontade de as experimentar.

1. Mousse de chocolate

Mousse de chocolate
Mousse de chocolate

É provavelmente a sobremesa mais clássica feita à base de chocolate. No entanto, as receitas podem apresentar ingredientes diversificados e adaptados a diversos tipos de dietas.

Por ser uma grande referência é uma das opções mais lembradas ao pensarmos em fazer uma sobremesa.

A mousse de chocolate é uma opção muito saborosa e conforme se referiu pode ser adaptada e inovada de várias formas. Assim, além do chocolate, não é invulgar as mousses poderem ter adicionados outros ingredientes como fruta em natureza, seca ou desidratada.

Uma outra grande vantagem reside no facto de serem receitas simples e com poucos passos, ideal quando se necessita de uma sobremesa e existe pouco tempo para a preparar.

1.1. Receita de Mousse de Chocolate

INGREDIENTES:

150 g chocolate culinário
5 c. sopa azeite
4 ovos XL
100 g açúcar
1 c. café sal
60 g miolo de noz
qb hortelã

PREPARAÇÃO:

Parta o chocolate e derreta-o em banho-maria ou no microondas.

Parta os ovos, separe as gemas e as claras, bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado e junte-o ao chocolate derretido.

Bata as claras em castelo firme com o sal e incorpore-as ao preparado anterior. Divida a mousse pelas taças e leve ao frigorífico até solidificar (no mínimo, três horas).

Salpique com o miolo de noz picada e folhas de hortelã.

2. Bolo de chocolate

Bolo de Chocolate
Bolo de Chocolate

Deriva de uma iniciativa de confeiteiros ingleses. Estes ao estudarem uma forma diferente de consumir chocolate, para além do seu consumo enquanto bebida, inovaram com a criação do bolo.

No ano de 1674 surgiu a brilhante ideia de adicionar cacau às misturas de bolos. Daí veio uma combinação que ganhou vários adeptos e muitas inovações ao longo do tempo.

2.1. Receita de Bolo de Chocolate Húmido

INGREDIENTES:

6 ovos M
250 g açúcar
200 ml óleo vegetal
200 g tablete chocolate
100 g farinha
1 c. chá fermento em pó
qb açúcar em pó

PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Separe as claras das gemas.

Envolva as gemas com metade do açúcar até obter um creme homogéneo. Incorpore o óleo e reserve.

Bata as claras em castelo com o restante açúcar e reserve.

Derreta o chocolate em banho-maria. Retire do lume e adicione a farinha, o fermento e o preparado das gemas.

Incorpore lentamente as claras em castelo, com a ajuda de uma colher.

Coloque numa forma redonda forrada com papel vegetal e leve ao forno 25 a 30 minutos a 180º C.

Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.

Polvilhe de açúcar em pó antes de servir.

3. Floresta negra

Floresta negra
Floresta negra

Julga-se que o bolo Floresta Negra foi inventado em 1915, na cidade alemã de Bona. É uma receita de bolo de chocolate com cereja, e foi deixada de herança por Josef Keller, tendo ganho a admiração mundial. Uma curiosidade reside no seu nome, que é uma homenagem à Floresta Negra do sudoeste da Alemanha.

De destacar que o chocolate simboliza a escuridão natural, e, as suas lascas, normalmente na cobertura do bolo, transmitem a ideia das cascas das árvores das florestas.

3.1. Receita de Floresta Negra

INGREDIENTES:

300 g de açúcar
250 g de farinha
40 g de cacau em pó
6 Ovos
Margarina para untar
Farinha para polvilhar
200 g de chocolate de barra
200 g de cerejas vermelhas em calda
100 g de açúcar em pó
5 dl de natas
Açúcar em pó para polvilhar

PREPARAÇÃO:

Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata os ovos, adicionando o açúcar aos poucos, até ficar um creme esbranquiçado e volumoso. Adicione a farinha peneirada com o cacau e envolva até ficar sem grumos.

Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 40 minutos ou até que fique cozido. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e corte depois o bolo em 3 rodelas.

O recheio: bata 4 dl das natas adicionando o açúcar em pó aos poucos até ficar em chantilly bem firme. Seque as cerejas, pique-as, junte-as ao chantilly, envolva e barre a rodela inferior do bolo com metade. Coloque outra rodela de bolo por cima, barre com o resto da mistura de chantilly e reponha a parte superior do bolo.

A cobertura: ferva as restantes natas, retire do lume, adicione metade do chocolate em pedaços, mexa bem, deixe arrefecer, barre todo o bolo e deixe secar. Raspe o restante chocolate, deite sobre o bolo, polvilhe com açúcar em pó e sirva decorado a gosto.

4. Brownie de chocolate

Brownie de chocolate
Brownie de chocolate

É uma sobremesa de chocolate tipicamente originária dos Estados Unidos. Consiste num bolo feito num tabuleiro e que é partido em pequenos quadrados. A partir daí existe uma combinação habitual do bolo com gelado, podendo ter inúmeras coberturas a acompanhá-lo, desde compotas ou doces de fruta, até deliciosos frutos secos.

4.1. Receita de Brownie de chocolate com pistácios

INGREDIENTES:

80 g pistácios salgados
200 g chocolate preto belga
150 g manteiga
2 c. chá café solúvel
150 g açúcar amarelo
3 ovos L
100 g amido de milho
1 c. chá fermento em pó
1 c. chá bicarbonato de sódio
1 caixa framboesas (125g)

PREPARAÇÃO:

Descasque os pistácios, pique-os grosseiramente com uma faca e reserve.

Parta o chocolate em quadradinhos para uma taça, junte a manteiga cortada em pedaços, o café solúvel e o açúcar, e derreta em banho-maria ou no microondas durante 1 minuto na potência máxima.

Depois de derretido, misture muito bem o preparado com uma vara de arames. Junte os ovos e volte a mexer até obter um creme homogéneo.

Adicione o amido de milho peneirado com o fermento e o bicarbonato e misture delicadamente.

Envolva os pistácios, reservados, no preparado e espalhe sobre um tabuleiro de 20×30 cm, previamente untado e forrado com uma tira de papel vegetal. Distribua as framboesas pela massa enterrando-as ligeiramente.

Leve ao forno durante cerca de 30 minutos, pré-aquecido a 160º C.

Depois de frio, desenforme e corte em quadrados.

5. Petit Gateau de Chocolate

Petit Gateau de Chocolate
Petit Gateau de Chocolate

Não é usual considerar interessante um aquecimento excessivo do forno. Pelo contrário! Normalmente é sinal de comida queimada. No entanto, foi numa situação acidental deste género que surgiu o petit gateau.

Trata-se de um pequeno bolo de chocolate que se apresenta crocante por fora e com um cremoso recheio de chocolate por dentro. No entanto, e apesar do nome indiciar ligação a França, a sua criação é de autoria americana, mais precisamente de um aspirante a chefe de cozinha.

5.1. Receita de Petit Gateau

INGREDIENTES:

250 g chocolate negro
250 g manteiga sem sal
5 gemas de ovo M
5 ovos inteiros M
170 g açúcar
100 g farinha
2 c. sopa açúcar em pó

PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria.

Numa tigela, bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar.

Junte o chocolate derretido à mistura.

Acrescente a farinha peneirada, misturando bem.

Unte 4 formas de petit gateau com manteiga sem sal.

Reserve as formas no frio, durante alguns instantes.

Coloque a massa nas formas e leve ao forno durante 4 minutos.

Desenforme e sirva decorado com açúcar em pó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here