VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

Quando Badajoz foi capital de um reino que se estendia até Lisboa e ao Alentejo

Durante séculos, a Taifa de Badajoz dominou o Alentejo e Lisboa. Conheça o legado deste reino muçulmano e do seu fundador, ibn Marwan.

VxMag by VxMag
Set 16, 2025
in História
0
Badajoz

Badajoz

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

A aldeia perdida do Gerês onde a democracia nasceu primeiro

A aldeia perdida do Gerês onde a democracia nasceu primeiro

Ago 19, 2026
Albano Beirão: o "Homem Macaco" que aterrorizou Portugal no início do século XX

Albano Beirão: o “Homem Macaco” que aterrorizou Portugal no início do século XX

Ago 10, 2026
Duarte Pacheco Pereira

Duarte Pacheco Pereira: o navegador que poderá ter descoberto o Brasil antes de Cabral

Set 22, 2025
Suevos

A herança e a importância dos Suevos na história de Portugal

Set 21, 2025

Muito antes de haver fronteiras entre Portugal e Espanha, a cidade de Badajoz foi o centro de um reino muçulmano que dominava vastas regiões da Península. Entre os seus domínios encontravam-se o atual Alentejo, Lisboa e até Coimbra.

A história da Taifa de Badajoz revela uma época de instabilidade, mas também de grande importância estratégica para o que viria a ser o território português.

Um reino entre o Douro e o Guadiana

A Taifa de Badajoz foi um dos muitos pequenos reinos muçulmanos que surgiram na Península Ibérica após o colapso do Califado de Córdova. Existiu em duas fases distintas: entre 1009 e 1094 e depois entre 1144 e 1151.

Em ambos os casos, o reino terminou sob a pressão de dinastias mais poderosas: primeiro os Almorávidas e depois os Almóadas. Ainda assim, durante o seu apogeu, os seus limites chegavam a Lisboa, Santarém e quase ao rio Douro.

Antes destas taifas, no entanto, a origem do poder de Badajoz remonta a uma figura marcante: ibn Marwan. Este líder militar rebelou-se contra o emir de Córdova e fundou um território autónomo, com centro na região de Badajoz, abrangendo também o sul do atual território português.

A sua ascensão começou por volta de 875, quando lhe foi concedida permissão para estabelecer-se na zona de Batalyos, onde mais tarde nasceria a cidade de Badajoz.

O alentejano Marvão e a visão de ibn Marwan

A influência de ibn Marwan não se limitou a Badajoz. No que é hoje Portugal, fundou também Marvão, uma fortaleza estrategicamente posicionada no alto de uma escarpa.

A vila, que terá tomado o seu nome, tornou-se um ponto-chave na administração do território. Dali controlava boa parte do Alentejo, aproveitando a sua localização praticamente inexpugnável para manter a estabilidade do seu domínio.

Apesar de o Reino de Badajoz ter tido uma existência intermitente, a sua importância foi notável. Chegou a governar cidades como Lisboa, Coimbra e Santarém — algo que mostra bem a sua dimensão e relevância na geopolítica peninsular da época.

Curiosamente, o território dominado pela Taifa de Badajoz coincide, em larga medida, com as regiões onde os Lusitanos viveram séculos antes. Embora não exista qualquer relação direta entre estes dois períodos históricos, a sobreposição geográfica é um detalhe curioso que desperta interesse entre historiadores.

Taifas, rivalidades e a oportunidade portuguesa

A fragmentação dos reinos muçulmanos, conhecida como o período das taifas, foi uma das razões que facilitaram a progressiva conquista cristã da Península. No território que viria a ser português, várias dessas taifas — Lisboa, Silves, Mértola, Santarém ou Santa Maria do Algarve — eram mais pequenas e vulneráveis.

Ao contrário, no sul da atual Espanha, a Taifa de Sevilha e, mais tarde, o Emirado de Granada, resistiram durante mais tempo à Reconquista.

Este contexto contribuiu para que o avanço cristão em direcção ao sul de Portugal fosse mais célere, com os reinos cristãos a aproveitarem as rivalidades entre muçulmanos para alargar os seus domínios.

Ibn Marwan: o fundador que negociava com cristãos e muçulmanos

As fontes árabes da época descrevem ibn Marwan como um estratega notável e uma figura ambígua, que tanto combatia muçulmanos como fazia alianças com cristãos.

O cronista Ibn Hayyan relata que ele “preferia a amizade dos cristãos à dos que dirigem a oração para Meca”. Outros autores falam dele como “chefe dos renegados no Ocidente” e destacam a sua astúcia e capacidade militar.

Após várias batalhas e um armistício com o emir de Córdova, ibn Marwan pediu autorização para fundar uma nova cidade num monte junto ao Guadiana. Assim nasceu Badajoz. Apesar de ter recebido apoio do emir, a cidade foi pensada para ser um reduto seguro e independente.

Hoje, a arqueologia revela vestígios de ocupações anteriores à presença muçulmana, levantando a hipótese de Badajoz ter sido construída sobre um antigo assentamento visigótico.

Com o tempo, o reino que começou com ibn Marwan daria origem à Taifa de Badajoz — uma das maiores da Península — que, embora desaparecida, deixou um legado importante na história do sul do que viria a ser Portugal.

Ajude-nos a chegar mais longe

Gosta do que lê na VortexMag? Adicione-nos como fonte preferida no Google e passe a ver mais dos nossos artigos nos seus resultados de pesquisa.

Adicionar como Fonte Preferida  →
VxMag

VxMag

A VxMag é a assinatura editorial coletiva da Vortex Magazine. Os artigos publicados sob este nome são escritos e revistos pela equipa da redação, que cobre sociedade, cultura, viagens, tecnologia e atualidade com o mesmo compromisso de rigor e verificação de factos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Talasnal
Viagens

6 deslumbrantes aldeias de xisto para visitar na Serra da Lousã

by VxMag
Set 18, 2026
0

A Serra da Lousã é um local deslumbrante, rico em socalcos, montanhas e ribeiros que parecem quase saídos de um...

Read moreDetails
Manjericão na janela da cozinha: cuidados desde o primeiro dia

Manjericão na janela da cozinha: cuidados desde o primeiro dia

Set 17, 2026
Coentros em vaso: como evitar que floresçam cedo demais

Coentros em vaso: como evitar que floresçam cedo demais

Set 17, 2026
Jiboia

Plantas de interior resistentes para quem viaja com frequência

Set 17, 2026
Porque as folhas das plantas de interior ficam amarelas

Pragas comuns em plantas de interior e como identificá-las a tempo

Set 17, 2026
ervas aromáticas

Como criar um pequeno jardim de ervas na bancada da cozinha

Set 17, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza

© 2024 Vortex Magazine