Este gelado de chocolate parte de duas bases: uma de natas com cacau e chocolate derretido e outra de leite e gemas, cozinhada como um creme inglês. Juntas, arrefecidas de um dia para o outro e batidas na máquina, dão um gelado denso, liso e com sabor intenso a cacau.
Precisa de uma máquina de gelados e de tempo: a base deve repousar no frigorífico e o gelado acabar de firmar no congelador. Em contrapartida, o trabalho ativo é curto e o resultado aguenta-se bem durante semanas.
Serve-se em bolas, sozinho ou com frutos vermelhos, bolachas ou um bolo simples.
Gelado caseiro de chocolate
Gelado caseiro de chocolate com base de natas, cacau, chocolate negro e creme de gemas, batido na máquina de gelados.
- Preparação
- 20 min
- Confeção
- 15 min
- Total
- 13 h 15 min
- Porções
- 8 porções (cerca de 1 litro)
Ingredientes
- 2 chávenas de natas
- ¼ de chávena de cacau em pó sem açúcar
- 170 g de chocolate negro de culinária (50 a 60 % de cacau), picado
- 1 ½ chávena de leite
- ¾ de chávena de açúcar
- 1/8 de colher de chá de sal marinho
- 3 gemas grandes
- ½ colher de chá de extrato de baunilha
Preparação
- Num tacho, junte 1 chávena de natas com o cacau, mexendo com uma vara, e leve a lume médio até levantar fervura; baixe o lume e cozinhe mais 30 segundos, sempre a mexer.
- Retire do lume, junte o chocolate picado e mexa até derreter e obter um creme liso.
- Acrescente a restante chávena de natas, mexa e passe para uma tigela grande; coloque um passador de rede fina por cima e reserve.
- Numa tigela à parte, bata as gemas.
- Noutro tacho, aqueça o leite com o açúcar e o sal em lume médio, mexendo, até ficar bem quente e o açúcar dissolver, sem deixar ferver.
- Junte ½ chávena do leite quente às gemas, em fio e sempre a mexer, para as temperar, e depois deite esta mistura no tacho com o restante leite.
- Cozinhe em lume brando, mexendo sem parar com uma espátula, até o creme engrossar e cobrir as costas da colher (78 a 80 °C), sem deixar ferver.
- Passe o creme pelo passador para a tigela com a mistura de chocolate, junte a baunilha e mexa bem.
- Tape com película aderente encostada à superfície e leve ao frigorífico durante pelo menos 6 horas, ou de um dia para o outro.
- Bata a mistura bem fria na máquina de gelados durante 30 a 40 minutos, até ter a consistência de um gelado cremoso.
- Transfira para um recipiente hermético e congele durante pelo menos 6 horas antes de servir.
Notas
- Sem máquina: congele a mistura num recipiente baixo e mexa vigorosamente com um garfo a cada 30 minutos, durante 3 horas, para partir os cristais de gelo.
- Retire o gelado do congelador 10 minutos antes de servir, para se fazer bolas com facilidade.
- Se o creme de gemas talhar ligeiramente, passe-o logo pela varinha mágica antes de o coar.
- Conserve no congelador, em recipiente hermético, até 1 mês.