Espanha é um dos países mais visitados do mundo e tem muito para oferecer aos turistas, de pessoas que viajam com família e filhos a casais apaixonados que procuram umas férias românticas. Espanha é dona de uma história milenar e tem números locais considerados Património Mundial da UNESCO e, para além de cidades deslumbrantes como Barcelona ou Salamanca, tem também um número considerável de pequenas aldeias medievais, que são o encanto dos turistas que procuram algo fora dos roteiros mais massificados.
Se gosta de praia, as praias espanholas são conhecidas pela sua elevada qualidade, sejam as praias do norte, sejam as praias da costa sul ou até mesmo as praias dos arquipélagos, Canárias e Baleares.
Se gosta mais de turismo da natureza, tem os Pirenéus e Astúrias, que são um destino fantástico. E, seja qual for o local escolhido, pode contar com a gastronomia, por entre tapas, montaditos e paella. Vamos partir à descoberta de alguns dos melhores locais para visitar em Espanha!
1. Sevilha

Sevilha é uma cidade repleta de história, que ganhou importância regional muito antes da formação de Espanha, por alturas em que esteve sob domínio muçulmano e se tornou um dos principais centros comerciais e culturais da Ibéria. Depois, já sob domínio espanhol, teve um papel crucial na conquista das Américas, já que daqui partiam as embarcações rumo à América e estas aqui voltavam, carregadas de ouro e outras riquezas. Com tudo isto, Sevilha cresceu e floresceu e é hoje uma cidade imponente e rica em monumentos de diversas épocas, desde os muçulmanos até construções modernas do século XXI.
Sevilha é uma cidade relativamente compacta e assim poderá visitar os marcos mais importantes em dois dias. Recomendamos que comece no centro, na margem leste do Guadalquivir, onde poderá encontrar dois dos monumentos mais famosos da cidade: o Alcázar e a Catedral de Sevilha, com a sua Torre Giralda. A partir daqui, pode iniciar a sua visita e descobrir outros locais de interesse histórico e cultural.
2. Barcelona

Existem centenas de razões para visitar Barcelona, mas talvez a mais atraente seja mesmo a sua arquitetura. Barcelona é o centro da arquitetura catalã, e é ao mesmo tempo moderna e contemporânea. Assim, procure viajar no metro e visitar bairros incríveis como Les Corts, Pedralbes ou Sant Andreu, ou partir a pé para descobrir zonas como Sant Martí e a Ciutat Vella.
Por outro lado, os fãs de gastronomia também se irão apaixonar rapidamente pela cozinha catalã, que é aqui tão proeminente. Esta herança culinária pode ser rastreada até às eras medievais, e a gastronomia catalã produziu fantásticos pratos sazonais, que irão impressionar e conseguir um lugar nos corações dos amantes da culinária. Destacamos pratos como a escalivada ou a escudella i carn d’olla, sempre acompanhados por vinhos deslumbrantes.
3. Madrid

Esta cidade grande e moderna tem uma população de 4 milhões de habitantes e é rica em atracções arquitetónicas, históricas, artísticas e culturais. Uma das maiores atrações da cidade são os seus museus, como os museus do Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza, assim como dezenas de palácios e boutiques com excelentes coleções de arte.
Mas talvez outra das grandes atrações de Madrid seja a sua cultura e estilo de vida, e, portanto, procure relaxar e descansar numa das várias esplanadas e cafés, ou fazer uma viagem de lazer num dos diversos mercados de rua que encontrará. À noite, a cidade ganha vida, com festas, bares e discotecas, o que representa uma oportunidade única de se divertir com os locais e conhecer um lado diferente da cidade.
4. Santiago de Compostela

A cidade é Património da Humanidade desde 1985, mas já há séculos que atrai visitantes e peregrinos do mundo inteiro. É a cidade mais cosmopolita da Galiza, mas aceita esse posto com muita naturalidade. Aqui pode encontrar de tudo. No centro histórico, encontra a Catedral e o Pórtico da Glória, mas pode descobrir também praças emblemáticas, como a do Obradoiro, a Quintana e a d’O Toural, bem como dezenas de igrejas, conventos e palácios, lojas, bares, restaurantes e até um bonito Mercado Hortícola.
Além disso, procure visitar também a Alameda, com as suas camélias, o Passeio da Herradura, com uma vista estupenda para a catedral e, nas margens do Sar, a Colexiata de Santa María, com as suas impossíveis colunas inclinadas. Outra experiência a não perder é a subida às coberturas da Catedral, de onde pode apreciar a esplêndida beleza de Santiago de Compostela, o seu grande conjunto histórico e a sua parte nova, bem como os seus arredores, desde o Monte Pedroso ao do Gozo, sendo um miradouro absolutamente imperdível.
5. Toledo

O seu centro histórico é Património Mundial da UNESCO, e nesta velha cidade se cruzam as culturas judaica, islâmica e cristã, podendo essa mesma influência ser vista em diversos edifícios. Através das pinturas renascentistas sumptuosas, também poderá saber mais acerca dos reis espanhóis, que governaram todo um Império a partir de Toledo.
Procure encontrar o seu caminho através das ruas labirínticas, cercadas por muros históricos e defendidas por portões e pontes fortificadas, que ainda hoje demonstram a sua imponência e importância histórica. Afinal, nas ruas e praças desta antiga capital de Espanha, respira-se uma atmosfera e uma história muito própria, que encanta todos os visitantes e lhes deixa saudades quando partem.
6. Salamanca

Encontra-se na parte ocidental de Espanha, na região de Castela e Leão, e ganhou reconhecimento e fama devido à sua cultura e atmosfera estudantil. A cidade em si tem origem na era Celta, e é bem conhecida pela sua arquitetura de arenito e pela Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Espanha.
Para aprender mais sobre a história de Salamanca, dirija-se ao Património Mundial da UNESCO da Cidade Velha, onde encontra arquitetura religiosa de vários estilos, com destaque para a Igreja de San Juan de Barbalos e para os conventos de Las Claras e Santa Teresa. Do outro lado da cidade, por sua vez, as ruas ganham vida à noite, graças à enorme população estudantil que aqui se encontra.
7. Córdoba

Encontra-se no ponto navegável mais alto do Guadalquivir e é uma cidade portuária de fundação romana, mas apenas ganhou mais destaque quando se tornou na capital do Al-Andalus, reino mouro da Espanha islâmica. Não existem dúvidas de que esta é uma das cidades mais bonitas de Espanha, e, de facto, a cidade era tão bonita que, quando foi reconquistada pelos cristãos em 1236, a maioria da arquitetura foi deixada de pé.
Córdoba é um excelente sítio para explorar a pé ou de bicicleta, sendo essa a forma perfeita de vaguear pelas suas ruas, explorar a sua arquitetura islâmica e explorar locais como o Bairro Judeu ou a muito conhecida Mesquita de Córdoba, um dos maiores e mais emblemáticos edifícios islâmicos do mundo, que tem uma catedral construída no centro dos seus muitos arcos e colunatas.
8. Valência

É a terceira maior cidade de Espanha e é magnífica em todos os aspetos, já que é o lar de uma cena gastronómica próspera, tem uma das melhores vidas noturnas do país e conta com uma oferta cultural ímpar. Valência chegou também à vanguarda da inovação, uma vez que desviou o seu rio e construiu diversas proezas da arquitetura no seu lugar, ao longo de um sinuoso parque que faz as delícias dos habitantes.
Por entre a arquitetura moderna e brilhante, sobressaem os jardins bem cuidados e a história e cultura, que são eternizadas de forma surpreendente. E, é claro, para deleite dos gastrónomos de todo o mundo, Valência encontra-se cercada de terras férteis, o que muito contribuiu para o estatuto da cidade como berço da famosa paella à valenciana, prato mundialmente famoso, feito com arroz, marisco, vegetais e legumes típicos que se podem encontrar à volta da cidade.
9. Burgos

Foi fundada em 884 e é conhecida como a “Terra dos Castelos”, contando com um grande charme, profundamente enraizado na sua história medieval. Essa atmosfera única vem do seu ambiente castelhano setentrional e de uma dispersão de monumentos medievais, nos quais se contam a Cartuja de Miraflores e a Abadia de Santa Maria La Real de Las Huelgas.
Mas, por muito impressionantes que estes locais sejam, a principal atração da cidade é a extraordinária catedral gótica, exemplo da arquitetura religiosa em Espanha e presença dominante no horizonte de Burgos. Como a cidade é limpa e tranquila, não terá problemas em explorá-la a pé e assim descobrir algumas das partes menos conhecidas, mas igualmente belas, onde pode encontrar diversos restaurantes e provar a famosa gastronomia da cidade.
10. Oviedo

É a principal cidade das Astúrias e capital do Principado das Astúrias, encontrando-se estrategicamente localizada numa zona próxima do mar e da montanha, nos Picos da Europa. Oviedo é grande e desenvolvida, mas ao mesmo tempo é acolhedora e agradável, com o seu centro histórico a poder ser percorrido a pé e muito próximo das ligações das principais estradas.
A rua mais famosa da cidade é a Calle Gascona, também chamada de Boulevard de la Sidra, já que é tradição passar por esta rua para beber sidra, bebida alcoólica feita com sumo fermentado de maçã. Oviedo é também conhecida pelas suas estátuas – existem cerca de 150 espalhadas por todo o tipo de sítios. Destacamos a estátua da personagem de banda desenhada Mafalda, do cão Rufo e de Woody Allen.
11. Vigo

Vigo é a maior cidade da Galiza, sendo moderna e empreendedora, aberta ao mundo e rica em tesouros como o seu centro histórico, as suas praias, o Parque de Castrelos, as ruas repletas de grandes camélias, a sua gastronomia única, o Castro (onde pode ver um impressionante pôr-do-sol), a sua lendária noite e, muito perto, as belíssimas ilhas Cíes, autêntico paraíso natural.
Estas últimas são três ilhas, situadas na entrada da Ria de Vigo, e que fazem parte do Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza. Aqui encontrará um parque de campismo e transporte regular na época alta, com diversas viagens ao longo do dia, embora deva ter presente que há uma limitação de visitantes por dia. Mesmo assim, este é o local perfeito para gozar de um ambiente natural, de praias paradisíacas e de observar uma grande riqueza natural, tanto de fauna como de flora.
12. Granada

Esta joia da coroa andaluza tem uma história interessante e vistas deslumbrantes. Foi chamada de Granada pelos árabes, quando foi invadida no século VIII, e foi o último reduto da Espanha islâmica, tendo-se tornado na última cidade a ser recuperada pelas forças cristãs, em 1492. Devido à sua rica herança moura, a arquitetura da cidade é simplesmente fenomenal, tendo Granada sido nomeada de “Terra dos Mil Castelos”.
Procure descobrir as ruas estreitas e sinuosas de Albayzin, ou caminhar pelo bairro de Realejo e passear nos seus muitos jardins. E, claro, qualquer visitante de Granada deve conhecer o Alhambra, onde a cultura mourisca se encontra bem viva e onde o seu antigo espírito reside dentro dos salões deste histórico monumento.
13. Bilbau

Graças à sua exuberante herança de cultura e arte, é a porta de entrada perfeita para o universo cultural basco, assim como um destino de férias ideal para famílias, casais ou viajantes individuais. Esta é a capital de facto do País Basco, sendo uma cidade portuária e industrial, e um exemplo de transformação urbana, já que, apesar de não ter a mesma beleza arquitetónica de outras cidades do país, nos oferece uma perspetiva diferente sobre a arte espanhola.
Bilbau é também uma amostra excelente da cultura trabalhadora e da arte de bem receber do povo basco. Em termos de locais a visitar, não pode perder o famoso museu Guggenheim de Bilbau, projetado por Frank Gehry e inaugurado em 1997, onde se pode deliciar com obras de arte modernas e contemporâneas, que se encontram no interior do atraente edifício de titânio, que chama a atenção pelo seu design inovador.
14. Pamplona

Como se encontra aos pés dos Montes Pirenéus e é uma das primeiras etapas do Caminho de Santiago, sofreu diversas influências arquitetónicas ao longo do tempo, que aqui chegaram primeiro que a outras cidades espanholas. A maioria do centro histórico encontra-se bem preservado e data da Idade Média, com a parte mais antiga da cidade, La Navarrería, a estar localizada no sítio onde um dia se encontrava a cidade romana de Pompaelo. Milhares de anos depois, este antigo bairro é o coração e a alma da Pamplona moderna, tendo parques, praças, bares de pintxos e a maravilhosa catedral gótica da cidade.
É uma das cidades mais verdes da Europa e tem uma enorme quantidade de parques e jardins espalhados pela cidade, o que em muito contribui para a alta qualidade de vida dos seus habitantes. A cultura taurina também vai de vento em popa em Pamplona, com o seu expoente máximo a ser a Corrida de Touros, altura em que milhares de pessoas de todo o mundo vão para a cidade para comer, beber, divertir-se e ver a corrida pelas estreitas ruas de Pamplona.
15. Saragoça

Encontra-se a meio caminho entre Madrid e Barcelona, é a capital da comunidade autónoma de Aragão e está localizada num vale, no sopé dos Pirenéus e nas margens do rio Ebro. Saragoça tem dois mil anos de história e possui um importante legado histórico, onde se destaca o complexo mourisco, que integra a lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO. A cidade também é conhecida pela gastronomia e a animação noturna.
Tal como aconteceu em Lisboa com a Expo 98, a exposição mundial de 2008, que ocorreu nesta cidade, foi uma oportunidade para “lavar a cara” e criar uma localidade mais moderna, sendo que as diversas infraestruturas construídas para a exposição são hoje atrações turísticas com destaque para a ponte pedonal Pasarela Monterola, o Aquário, e os diversos edifícios como o Pavilhão Poente ou a Torre de Água. Já na Saragoça antiga encontra outros monumentos de interesse, como a Basílica do Pilar, o maior templo do barroco de Espanha (construída entre os séculos XVII e XVIII) e a Catedral de São Salvador (que alberga um museu de tapeçarias medievais).