Início Viagens Os 15 melhores locais para visitar em Toledo

Os 15 melhores locais para visitar em Toledo

Foi capital de Espanha e é Património Mundial da UNESCO. Nas suas ruas e praças respira-se história e cultura. Descubra os melhores locais para visitar em Toledo.

1644
0
Toledo
Toledo

O centro histórico de Toledo é Património Mundial da UNESCO, onde um passado glorioso o saúda a cada momento. Esta velha cidade é um cruzamento das culturas judaica, islâmica e cristã e, em muitos edifícios, verá como todas essas influências se combinam. Encontrará pinturas renascentistas sumptuosas e saberá mais acerca dos Reis espanhóis que governaram todo um império de Toledo. O resto do tempo tentará encontrar o seu caminho em torno das ruas labirínticas, que são cercadas por muros históricos e defendidas por portões e pontes fortificadas que permanecem altos até aos dias que correm. Nas suas ruas e praças respira-se a história própria de uma cidade monumental desta que foi a antiga capital de Espanha. Descubra os melhores locais para visitar em Toledo.

 

1. Catedral de Toledo

Catedral de Toledo
Catedral de Toledo

Os especialistas dirão que este é o melhor exemplo da alta arquitectura gótica em Espanha. Como muitos edifícios cristãos em Toledo e por todo o país, a Catedral de Toledo encontra-se construída numa mesquita (ela própria construída numa igreja do século VI). A construção começou em 1226 e os trabalhos não ficariam completos por mais 250 anos. Poderá ver uma mistura de elaborados elementos góticos e arte mudéjar. A catedral é um marco e um daqueles edifícios em que se poderá perder, pois existem tantas pequenas curiosidades, como o Ochavo, uma sala do século XVI dedicada aos mártires e testemunhas de Cristo, com muitas opulentas obras de arte.

 

2. Mosteiro de San Juan de los Reyes

Mosteiro de San Juan de los Reyes
Mosteiro de San Juan de los Reyes

Este monumental do século XV consegue destacar-se numa cidade de edifícios históricos. Fica perto da Ponte de San Martín, no lado oeste do Casco Histórico. Foi encomendado pelos reis católicos, Isabel de Castela e Fernando II de Aragão, para vários propósitos: celebrar o nascimento do filho, o príncipe João, para servir como mausoléu e para comemorar a conquista da Batalha de Toro contra o Exército Português de Afonso V, algo que os ajudou a salvaguardarem o trono. Observe a fachada de granito do edifício, que mostra correntes e algemas, representando os prisioneiros cristãos libertados pelos Reis Católicos na conclusão da “Reconquista” cristã em Granada na década de 1490.

 

3. Porta do Sol

Porta do Sol
Porta do Sol

Construída do final do século XIV, exibe o design mudéjar que verá por toda a cidade. É um portal de pedra robusto coberto por ameias e com imensos pequenos floreios interessantes que deverá aproveitar para apreciar. A calçada é uma arcada de ferradura moura clássica e, acima desta, há pequenos arcos entrelaçados. A porta recebe o nome do friso por cima da passagem, que mostra a ordenação do estudioso visigótico Ildefonso. No flanco sul da porta, em tempos, existiu uma lua pintada e na banda norte chegou a haver um sol.

 

4. Ponte de San Martín

Ponte de San Martín
Ponte de San Martín

Entrando em Toledo na ponte de San Martín, sentir-se-á como um cavaleiro a contemplar as muralhas medievais. Poderá, igualmente, ver as águas verdes reflexivas do rio Tejo. A ponte foi construída no século XIII, mas teve muitos danos ao longo dos anos, exigindo reconstruções nos séculos XIV e XV. As maiores mudanças foram feitas durante o reinado de Carlos II no século XVII e a ponte, defendida por torres de ameias em cada extremidade, permaneceu a mesma desde então.

 

5. Museu El Greco

Museu El Greco
Museu El Greco

O lendário artista do século XVI El Greco (um cretense, nascido Domenikos Theotokopoulos) é uma das figuras históricas mais importantes de Toledo, tendo ajudado a imortalizar a cidade medieval com as suas representações da paisagem urbana. As pinturas “Vista de Toledo” e “Vista e plano de Toledo” estão ambas em exibição neste museu. O traçado de Toledo pouco mudou em quase 500 anos. Das duas pinturas, a “Vista de Toledo” foi a que capturou a imaginação do mundo. É uma paisagem com uma representação expressiva do céu nocturno acima da cidade e das colinas verdes à sua volta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here