VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

Pedro Francisco: o órfão português que deu a independência aos EUA

Chamavam-lhe o "gigante da revolução" e ajudou os Estados Unidos a conseguirem a independência. Descubra a fantástica história de Pedro Francisco.

VxMag by VxMag
Abr 14, 2021
in História
0
Pedro Francisco

Pedro Francisco

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Filipe de Brito

Filipe de Brito: a fantástica história do português que foi rei da Birmânia

Mar 12, 2023
Pedro Teixeira

Pedro Teixeira: o português que conquistou a Amazónia

Mar 22, 2023
Vasco da Gama

Vasco da Gama: o navegador português que deu início à globalização

Fev 18, 2023
Conímbriga

Conímbriga: as mais deslumbrantes ruínas romanas em Portugal

Fev 8, 2023

Nos Estados Unidos da América, ficou conhecido como “O Gigante da Virgínia”, “o Gigante da Revolução” e até pelo nome de “Hércules da Virgínia”. Falamos de um jovem órfão chamado Francisco, de origem portuguesa, que lutou ao lado de George Washington e do Marquês de Lafayette, sofrendo inúmeros ferimentos no combate pela independência da sua pátria de adoção. Francisco ainda hoje é celebrado pela comunidade portuguesa de New Bedford, no Massachussets, a 15 de março.

A sua biografia não é muito clara e está cercada por uma aura de lenda, atribuindo-se-lhe feitos extraordinários. De origens obscuras, sabe-se que foi encontrado em tenra idade (provavelmente, com cinco anos) numa tarde de junho de 1766 a chorar nas docas de City Point, na Virgínia.

Não falava inglês, percebendo-se que falava uma língua semelhante ao castelhano, e não tinha nada que o identificasse, apesar de ter roupas de boa qualidade e se lerem na fivela do cinto as iniciais “P.F”.

Eventualmente, foi capaz de contar a sua história, afirmando que se encontrava a brincar com a irmã pequena num “local lindo com palmeiras”, quando dois homens apareceram para os apanhar. A irmã conseguiu libertar-se, mas não ele, tendo sido levado para um grande navio que o levou a City Point.

Pedro Francisco
Pedro Francisco

Relativamente às suas origens, o investigador John E. Manahan identificou nos registos de nascimentos na Ilha Terceira, nos Açores, a existência de um Pedro Francisco, nascido em Porto Judeu a 9 de julho de 1760.

Francisco acabaria por ser acolhido pelo juiz Anthony Winston, de Buckingham County, na Virgínia. Quando atingiu a idade de trabalhar, foi instruído como ferreiro, devido à sua enorme força e tamanho (parece que ultrapassou os 1,98 metros e pesava cerca de 120 kg). O escritor Samuel Sheperd, que o viu no trabalho, escreveu acerca do jovem:

“Os seus ombros são como os de uma antiga estátua, como uma figura da imaginação de Miguel Ângelo, como o seu Moisés mas não como David. A sua queixada é longa, forte, o nariz imponente, a inclinação da testa parcialmente ocultada pelo seu cabelo negro de aspeto desgrenhado. A sua voz era suave, surpreendendo-me, como que se um touro ganisse.”

Aos 16 anos, e com os rumores de secessão a alastrarem-se entre a população, Francisco alistou-se no 10º Regimento da Virgínia. Estava presente quando Patrick Henry fez o seu famoso discurso “Liberdade ou Morte”, junto à igreja de St. John, em Richmond. Em setembro de 1777, serviu sob as ordens do general George Washington em Brandywine Creek, onde os colonos tentaram deter o avanço de 12.500 soldados britânicos que avançavam em direção a Filadélfia.

Não se sabe se foi nessa batalha que Francisco salvou a vida de Washington, embora se saiba que o jovem foi aqui alvejado. Segundo alguns relatos, ele tornou-se o guarda-costas pessoal do general. Para outros, Francisco era apenas um soldado vigoroso e agressivo que lutou ao lado de Washington.

O que se sabe com certeza é que Washington ordenou a confeção de uma espada adequada ao tamanho de Francisco, sendo que esta espada, com 6 pés de comprimento, terá aterrorizado os britânicos. Segundo Washington, escrevendo acerca de Francisco, “Sem ele teríamos perdido duas batalhas cruciais, provavelmente a guerra e, com ela, a nossa liberdade. Ele era verdadeiramente um Exército de um Homem Só.“

George Washington
George Washington, cuja vida foi salva por Peter em Brandywine Creek

Francisco serviu nesta comissão por três anos, tendo, no final desse tempo, se realistado e combatido numa das maiores derrotas dos colonos no conflito, na batalha de Camden, a 16 de agosto de 1780. Aí, terá realizado um dos seus feitos mais célebres, quando, após os colonos se terem retirado do combate diante dos britânicos e deixaram para trás uma peça de artilharia com aproximadamente 1000 libras.

Afirma-se que Francisco a colocou às costas e a transportou, para que não caísse em mãos inimigas. Em homenagem a esse ato, os correios dos Estados Unidos emitiram em 1974 um selo comemorativo. Em pouco tempo, as histórias e feitos de Francisco espalharam a sua bravura e o seu vigor, tendo sido divulgadas em jornais e romances da época, incentivando a resistência entre as forças dos colonos.

Tags: história de portugalpedro francisco
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Praia Fluvial de Adaúfe
Viagens

Praia fluvial de Adaúfe: um pequeno paraíso para descobrir em Braga

by VxMag
Mar 28, 2023
0

Esta incrível praia encontra-se na freguesia de Adaúfe, no concelho de Braga, e é banhada pelo rio Cávado. Apesar da...

Read more
Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos: a maior lagoa de água salgada de Portugal

Mar 28, 2023
locais para visitar na Serra da Arrábida

Passeio em família na Margem Sul: o que visitar com crianças

Mar 27, 2023
Passadiços do Tinhela

Passadiços do Tinhela: um passeio para descobrir o encanto de Trás-os-Montes

Mar 27, 2023
Marco de Canaveses

Marco de Canaveses: passeio por uma terra repleta de segredos para descobrir

Mar 26, 2023
melhores casas de fado de Lisboa

Fado: história e origem de um símbolo tão português

Mar 26, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine