Início Viagens Os 15 monumentos mais bonitos de Portugal

Os 15 monumentos mais bonitos de Portugal

Conventos, Igrejas, Pontes, Palácios, Castelos... há muito por onde escolher num país com um património tão rico e tão variado. Conheça os 15 mais belos monumentos de Portugal.

87415
3
COMPARTILHE
monumentos mais bonitos de Portugal
Torre de Belém

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

Os 15 monumentos mais bonitos de Portugal

Portugal está repleto de belos monumentos, de norte a sul do país e nas ilhas. Igrejas, Conventos, Mosteiros, Palácios, Pontes, Castelos… Encontra de tudo e por todo o lado, fruto dos nossos 1000 anos de história. Viaje connosco por alguns dos mais emblemáticos e descubra os 15 monumentos mais bonitos de Portugal.

1. Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)

Ligado simbolicamente aos mais importantes momentos da memória nacional, o Mosteiro dos Jerónimos (ou Real Mosteiro de Santa Maria de Belém) foi fundado pelo rei D. Manuel I no início do século XVI. As obras iniciaram-se justamente no virar do século, lançando-se a primeira pedra na data simbólica de 6 de Janeiro (dia de Reis) de 1501 ou 1502.

país mais romântico da europa
Mosteiro dos Jerónimos -Joe Price

Doado aos monges Jerónimos, que aqui permaneceram até ao segundo quartel do século XIX, o Mosteiro dos Jerónimos é um verdadeiro “cântico” ao estilo manuelino pela profusão de elementos religiosos, náuticos e régios eternizados na pedra. O conjunto monástico conserva, ainda hoje, além da igreja manuelina, grande parte  das magníficas dependências conventuais que contribuíram para a sua fama internacional, incluindo o Claustro quinhentista, o antigo Refeitório dos monges e a sala da Antiga Livraria.

2. Mosteiro da Batalha

Perto do local onde se ergue o Mosteiro da Batalha ocorreu, no dia 14 de Agosto de 1385, um acontecimento decisivo para a consolidação da nação portuguesa: D. João, Mestre de Avis e futuro rei de Portugal venceu os exércitos castelhanos na batalha de Aljubarrota. Esta vitória pôs termo a uma crise dinástica que se arrastava desde 1383, aquando da morte do rei D. Fernando, cuja única filha era casada com o rei de Castela, pretendente ao trono de Portugal.

monumentos mais bonitos de Portugal
Mosteiro da Batalha

D. João dedicou o mosteiro à Virgem Maria, que havia invocado para interceder pela vitória junto de Deus e doou-o à Ordem Dominicana, a que pertencia o seu confessor. Esta foi a razão de ser do nascimento de uma obra cuja construção se iria prolongar por quase dois séculos e que resultou num dos mais fascinantes monumentos góticos da Península Ibérica. O valor arquitectónico e o significado histórico foram os motivos para elevar o edifício a Património Mundial, em 1983.

3. Mosteiro de Alcobaça

A Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça, também conhecida como Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, é uma das obras-primas da arquitectura e história Portuguesa, classificada pela UNESCO como Património Mundial, considerada mesmo uma das mais importantes abadias Cistercienses Europeias.

Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça

Doada pelo primeiro rei Português, D. Afonso Henriques, a Bernardo de Claraval, as obras de construção da Abadia iniciaram-se em 1178, sendo a primeira obra verdadeiramente em estilo Gótico, erguida em solo português. Os seus traços gerais enquadram-se no rigor, austeridade e pureza das formas construtivas do espírito de S. Bernardo, que se devotava à oração, penitência, renúncia aos bens materiais e trabalho manual, em constante comunidade e no mais absoluto silêncio.

3 COMENTÁRIOS

  1. 3 e 6 a conhecer;.8 nao faz meu genero fiquei nos jafdins esperando…todos os outros amei. E adoro a ponte construida por Eiffel em Porto. ..e a vista da Ribeira a partir de Gaia….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here