Início Viagens Os 10 locais mais bonitos do Douro

Os 10 locais mais bonitos do Douro

Moldado pelo Rio e pelo Homem, o vale do Douro é pródigo em paisagens deslumbrantes e encantadoras. Descubra os 10 locais mais bonitos do Douro.

35941
6
COMPARTILHE
douro
Rio Douro

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

Os 10 locais mais bonitos do Douro

Região vinícola de excelência, o Douro moldou a paisagem e população moldou o Douro. Desta fantástica interacção entre o Homem e a Natureza nasceu uma das mais bonitas regiões de Portugal e um dos mais belos vales do mundo. O vale do Douro atrai cada vez mais visitantes e está cada vez mais na moda. Se ainda não conhece ou se quer apenas recordar, venha daí e descubra connosco os 10 locais mais bonitos do Douro.

1. Peso da Régua

Peso da Régua, também conhecida apenas por “Régua”, é uma cidade do Norte de Portugal, sede de concelho, situada em Trás-os-Montes, junto ao Rio Douro, conhecida por ser a capital da região demarcada que produz o célebre vinho do Porto. Não existem certezas das origens da localidade, mas pensa-se aqui ter existido uma casa Romana denominada “Villa Reguela”. Mas somente em 1756 Peso da Régua viria a sofrer maiores desenvolvimentos, aquando a criação pelo Marquês de Pombal da Real Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, que instituiu a 1ª região demarcada de produção vitivinícola a nível mundial.

Peso da Régua
Peso da Régua

Já em 1703, a região tinha sido privilegiada através do importante Tratado de Methuen, em prol da viticultura do Douro, tendo as plantações tomado um novo incremento. Constroem-se, então, em Peso da Régua os armazéns da Companhia, e elaboram-se as primeiras “feiras dos vinhos” que duravam oito dias e estiveram na criação de vários estabelecimentos comerciais, hospedarias, casas de jogo e tantas outras mais valias que desenvolveram a localidade. Era de Peso da Régua que partiam os típicos barcos rabelos, de madeira, que se aventuravam pelo rio Douro para transportar os barris de vinho até Vila Nova de Gaia, onde o vinho envelhecia nas caves.

2. Pinhão

Bonita vila da região Norte do País, o Pinhão situa-se na margem direita do Rio Douro, sendo considerada o coração do Alto Douro Vinhateiro, onde se localizam as muitas quintas que produzem o vinho do Porto, inserida numa das áreas classificadas pela UNESCO como património cultural da Humanidade. Pinhão deve o seu topónimo ao rio com o mesmo nome, afluente do rio Douro, cuja bonita foz se encontra nesta localidade.

Pinhão

A paisagem envolvente é de uma beleza única, rodeada de uma natureza luxuriante com o Rio Douro como companheiro e casas senhoriais, quintas e solares que atestam a riqueza que o vinho do Porto tem concedido à região, estando a vila construída em desníveis que a parecem encaminhar para o encantador rio. Um dos principais conjuntos patrimoniais da vila é a bonita Estação de Caminhos de Ferro, construída no século XIX, com painéis de azulejos de grande beleza retratando cenas quotidianas de Pinhão, bem como a produção do Vinho do Porto, desde a vindima, passando pelo pisar das uvas até ao transporte de rabelo até aos armazéns do Porto.

6 COMENTÁRIOS

  1. Meu pai nasceu em Freixo,que tive a alegria de conhecer, amei Portugal ao visitá-lo, como já o amava,no meu coração, antes de ter ido aí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here