VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

10 fantásticas escapadinhas de Natal em Portugal

Viajar é também uma ótima forma de festejar esta época especial para todos. Descubra algumas das melhores escapadinhas de Natal em Portugal.

VxMag by VxMag
Dez 15, 2021
in Viagens
0
escapadinhas de natal em portugal

Escapadinhas de Natal em Portugal

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Praia do Carvalho

8 locais paradisíacos para descobrir no Algarve

Jul 5, 2026
serra da estrela

6 das aldeias mais pitorescas da Serra da Estrela

Jul 4, 2026
brotas alentejo

7 aldeias quase desconhecidas para visitar no Alentejo

Jul 3, 2026
Brotas alentejo

Aldeia de Brotas: um segredo ainda por descobrir no Alentejo

Jul 2, 2026

Se está à procura de uma viagem rápida de fim de semana, locais onde o tempo passa devagarinho, não se preocupe, que nós damos uma ajuda. Na nossa lista, deixamos-lhe sugestões de aldeias e vilas a visitar na época do Natal em Portugal, com sugestões no Norte, Centro e Alentejo, para que possa escolher a opção que mais lhe convém e agrada.

Em muitas destas aldeias existem animações e atividades durante o Natal, tornando-as uma ótima ideia para uma escapadinha em família, com crianças, que certamente irão adorar a experiência. Todas elas proporcionam um ambiente rústico e tradicional, que enche a alma e o coração durante esta época festiva.

Por isso mesmo, sem tem 2 ou 3 dias disponíveis e quer recarregar baterias enquanto proporciona bons momentos para toda a sua família, descubra connosco 10 fantásticas escapadinhas de Natal em Portugal.

1. Branda da Aveleira (Melgaço)

Branda da Aveleira
Branda da Aveleira

Branda da Aveleira destaca-se pelo lago que recebe os visitantes, e pelos trilhos pedestres que atraem muitos caminhantes, bem como pelo casario de pedra, envolvido pela natureza e por campos de cultivo. Da Estrada Municipal 503, consegue já avistar ao longe as casas, e, mesmo à porta da aldeia, encontra o miradouro, que destaca o grande dinamizador de Branda da Aveleira, José Maria Rodrigues.

A partir do miradouro, descerá em direção à aldeia, passando pelo pequeno santuário da Senhora da Guia e pelo restaurante O Brandeiro, antes de entrar nesta aldeia simplesmente mágica.

2. Figueira (Proença-a-Nova)

Figueira (Proença-a-Nova)
Figueira (Proença-a-Nova)

A aldeia de Figueira surpreende pela grande densidade do seu aglomerado urbano. É o local ideal para passear em família, já que o percurso é circular e plano, e os habitantes são muito afáveis e gostam de receber os visitantes e mostrar-lhes a aldeia e os arredores.

Faça um passeio a pé pelas ruas de Figueira e parta à descoberta do forno comunitário, que ainda hoje funciona. Irá também encontrar várias hortas, quintais e capoeiras, e não será de surpreender se encontrar galinhas à solta nas vielas entre as casas.

3. Marvão

Marvão
Marvão

Esta vila fortificada, com raízes alentejanas, convida-nos a fazer passeios em família e a tirar fotografias um pouco por toda a parte, já que encontra diversos pontos de interesse histórico nas suas ruas. Para além da sua história, a paisagem envolvente é também de cortar a respiração, e convida ao descanso e à contemplação.

Encontra na zona várias possibilidades de alojamento, para que possa desfrutar de uma escapadinha com toda a tranquilidade e conforto, quer seja a dois ou em família. Os hotéis são de qualidade e gastronomia que neles se serve é de comer e chorar por mais.

4. Monsanto (Idanha-a-Nova)

Monsanto
Monsanto

Esta aldeia muito bem conservada sobressai no cimo de uma encosta, com as casas a imporem-se contra os penedos de granito, mostrando assim a força de vontade dos habitantes ao longo das gerações. Graças à sua posição privilegiada, Monsanto foi um local de grande interesse e relevância durante as guerras peninsulares.

Fruto dessa herança militar, encontra, à entrada de Monsanto, o Largo do Baluarte, onde pode encontrar alguns canhões históricos, e a partir do qual conseguirá apreciar devidamente a paisagem daquela que é considerada a “aldeia mais portuguesa de Portugal”.

5. Monsaraz (Reguengos de Monsaraz)

Monsaraz
Monsaraz

Esta vila fortificada medieval está situada no topo de uma colina, e oferece-nos paisagens incríveis sobre a planície alentejana e o Lago do Alqueva. A vista exterior de Monsaraz é de cortar a respiração, mas olhando para o interior, também se vai encantar com as casas caiadas de branco, muitas com flores e trepadeiras à porta.

O seu belíssimo centro histórico convida a passeios tranquilos, através de cenários perfeitos para tirar fotografias e imergir-se completamente numa aura puramente alentejana, onde a beleza da simplicidade espreita a cada esquina.

6. Montesinho (Bragança)

Montesinho
Montesinho

Montesinho é uma aldeia serrana, tipicamente transmontana, cujo aglomerado urbano é constituído por casas em pedra granítica e telhados em lousa. Montesinho é muito procurada pelos apreciadores de turismo de montanha, e tem também várias opções de turismo rural. Não pode deixar de visitar o Núcleo Interpretativo, para assim conhecer melhor a aldeia e as suas tradições, e começar a sua exploração do Parque Natural de Montesinho da melhor forma.

7. Piódão (Arganil)

Piódão
Piódão

É conhecida como “aldeia presépio” pela forma como o conjunto de casas se aninha na Serra do Açor, e pelas vielas e arruamentos que fazem lembrar um presépio tradicional. A viagem para a aldeia é feita de curvas e contracurvas, mas vale muito a pena.

Para visitar Piódão, terá que subir degrau a degrau aldeia acima, maravilhando-se a casa passo com algo novo na paisagem ou nas casas. Percorra todas as ruas, e repare na curiosidade de que quase todas as janelas e portas das casas de xisto do Piódão se encontram pintadas de azul vivo.

8. Pitões das Júnias (Montalegre)

Pitões das Júnias
Pitões das Júnias

Pitões das Júnias é a aldeia mais alta das Terras de Barroso, e uma atração muito popular do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Antes de chegar à aldeia, desvie em direção ao cemitério, no Largo do Anjo da Guarda, e deixe-se deslumbrar com a vista panorâmica que daí tem sobre Pitões das Júnias e o maciço rochoso que lhe serve de cenário de fundo.

Durante a sua estadia na aldeia, procure fazer a caminhada até ao mosteiro de Santa Maria das Júnias, e procure visitar também Montalegre e o seu castelo. A gastronomia da região, com os seus pratos típicos à base de carne, é outro dos grandes motivos para se perder pelo Barroso.

9. Quintandona (Penafiel)

Quintandona
Quintandona

Quintandona encontra-se bem perto do Porto, e é uma aldeia impecavelmente preservada, que tem ainda uma forte componente recreativa e cultural. Encontra também por aqui diversos alojamentos de turismo rural, que foram recentemente recuperados, mas que mantiveram a traça rústica das casas em xisto, lousa e granito. Durante a sua visita à aldeia, não pode deixar de fazer o percurso até ao Monte da Pegadinha.

10. Sistelo (Arcos de Valdevez)

Sistelo
Sistelo

Esta aldeia está inserida na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e é conhecida pelos seus socalcos, sendo daí que lhe vem também a designação de “Tibete português”, algo injusto para Sistelo, que possui a sua própria beleza. Siga a pé por entre as casas, espigueiros e os lavadouros, até chegar ao Miradouro dos Socalcos, onde pode contemplar a beleza da aldeia de forma mais completa.

Na estrada nacional, encontra também um Parque de Merendas, onde tem vistas desafogadas sobre este cenário. Na aldeia em si, encontra diverso património a ser visitado, mas destacamos o castelo de Sistelo.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Calçada do Diabo
Notícias

Calçada do Diabo: uma caminhada inesquecível no Douro

by VxMag
Jul 10, 2026
0

No concelho de Freixo de Espada à Cinta, dentro do Parque Natural do Douro Internacional, o trilho Ribeira do Mosteiro...

Read moreDetails
Quinta Real de Caxias

Quinta Real de Caxias: um passeio de encantar perto de Lisboa

Jul 10, 2026
Praia dos Coelhos

Praia dos Coelhos: um recanto selvagem na serra da Arrábida

Jul 10, 2026
Praia Dona Ana

Praia da Dona Ana: entre falésias e águas transparentes no Algarve

Jul 10, 2026
Santuário da Lapa: a igreja construída dentro de uma rocha - e o que havia ali antes

Provavelmente, a igreja mais estranha de Portugal

Jul 10, 2026
Cinco Chagas

Naufrágio do Cinco Chagas: 20 mil milhões de euros afundados ao largo dos Açores

Jul 9, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine