Início História Botafogo: o Galeão Português que foi o mais poderoso navio da sua...

Botafogo: o Galeão Português que foi o mais poderoso navio da sua época

Era o terror dos mares e foi o Galeão mais poderoso do seu tempo. Descubra a história do Galeão Botafogo, o prodígio dos mares construído pelos portugueses.

44583
5
Botafogo
Botafogo

Tempos houve em que Portugal dominava os mares com os seus navios. Um dos mais famosos ficou conhecido pelo “Botafogo”. Descubra a sua fantástica história. Um galeão é um navio que se distingue dos restantes navios do mesmo tipo pelo facto de possuir quatro mastros, de alto bordo, armado em guerra, frequentemente utilizado no transporte de cargas que possuíam alto valor na navegação oceânica entre os séculos XVI e XVIII.

Botafogo

O galeão São João Baptista, mais conhecido pela alcunha de “Botafogo” foi na sua época o mais poderoso navio de guerra do mundo.

Construído em 1534, tinha um deslocamento de cerca de 1000 toneladas e estava armado com 366 bocas de fogo de bronze, tendo por isso um tremendo poder de fogo. Por essa razão tornou-se conhecido por “Botafogo”.

Tunes

Este navio foi usado em inúmeras batalhas, tendo ficado famoso durante a conquista de Tunes. Quando Carlos V se lançou na conquista de Tunes, solicitou apoio naval a Portugal, e pediu especificamente o “Botafogo”.

Nessa batalha, o “Botafogo” era comandado pelo Infante D. Luís, irmão do Rei D. João III de Portugal e cunhado do Imperador Carlos V.

Rei D. João III

O “Botafogo” liderou o ataque a Tunes e foi o seu esporão que conseguiu quebrar as correntes do porto de La Goleta, que defendiam a entrada, permitindo então à armada cristã a conquista da cidade de Tunes.

Botafogo

Um dos membros da tripulação do galeão, chamado João Pereira de Sousa, um nobre da cidade de Elvas, tornou-se famoso porque era o responsável pela artilharia do navio, pelo que também ele ganhou a alcunha de “Botafogo”, que foi incluído no seu apelido, passando também aos seus descendentes.

Galeão Botafogo

Mais tarde, quando João Pereira de Sousa se estabeleceu no Brasil, recebeu da Coroa Portuguesa terras junto da baía de Guanabara, passando essa área a ser conhecida por “Botafogo”.

Baía de Guanabara

A chegada da família real portuguesa ao Brasil e à cidade em 1808, mudou totalmente a vida de “Botafogo”. De bairro rural, transformou-se no local preferido dos nobres que procuravam o bairro para nele construir suas residências.

É por esta razão que existe até hoje um famoso bairro nobre na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro com o nome de “Botafogo”!

5 COMENTÁRIOS

  1. O clube Botafogo, formalmente Botafogo Futebol e Regatas, tomou o nome do bairro onde foi fundado. História do nome já foi contada acima.
    Aiinda existe no Rio de Janeiro uma família que usa este nome,

    • Permita acrescentar que esse clube foi fundado em 1904 por um grupo de jovens entre 14 e 15 anos de idade e que iriam chamá-lo de Elletro. Porém, Dona Chiquitota, avó de um dos rapazes, presente em uma das primeiras reuniões do novo clube de futebol, disse que se o clube é do bairro de Botafogo, então tem que se chamar Botafogo! Assim, surgia o Botafogo Football Club que em 1942 se fundiria ao Club de Regatas de Botafogo (fundado em 1894, no mesmo bairro) para se tornar no atual Botafogo de Futebol e Regatas. Esse clube é o que mais cedeu jogadores que derem Copas do Mundo à seleção brasileira em todos os tempos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here