Início Viagens As 15 praias mais bonitas de Portugal

As 15 praias mais bonitas de Portugal

Portugal tem um costa enorme repleta de belíssimas praias quer no litoral quer no interior do país. Esta é uma pequena seleção, há muitas mais que merecem ser visitadas.

426621
1
praias mais bonitas de Portugal
Algarve

Quais são as praias mais bonitas de Portugal? Sendo Portugal um país repleto de praias belíssimas, elaborar uma lista das praias mais lindas é sempre um desafio. Para elaborar esta lista, optámos por definir como critério fundamental a originalidade e especificidade da praia em questão. Sendo assim, com base nesse critério, esta lista contempla praias muito variadas e consideradas como especiais e diferentes da grande maioria das outras praias de Portugal. Sejam praias de falésias, praias de areal, com água mais quente ou mais fria, praias secretas ou mais conhecidas, fique a conhecer as 15 praias mais bonitas de Portugal.

 

1. Praias de Porto Covo (Sines)

Foto: Chris Gotz
Foto: Chris Gotz

O difícil é escolher a praia. A melhor decisão é ficar duas semanas numa das mais belas aldeias portuguesas que é Porto Covo e ir descobrindo as várias praias maravilhosas (algumas quase desertas) de água transparente. Porto Covo situa-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no qual se encontram diversos tipos de paisagens e habitats naturais e semi-naturais, tais como arribas e falésias, praias, várias ilhotas e recifes (recife de coral na Carrapateira), e muito mais.

 

2. Praia do Camilo (Lagos)

Praia do Camilo
Praia do Camilo

Uma enorme escadaria pode afugentar os banhistas mais fracos, mas quando se olha para o areal pensamos que não podemos estar em Portugal. Uma praia paradisíaca de águas mornas e transparentes onde se podem observar várias espécies de peixes e passar um óptimo dia de praia. Por mais incrível que pareça, a maior parte dos banhistas nesta praia são estrangeiros.

 

3. Praia do Porto Santo

Foto: Gil Sousa
Foto: Gil Sousa

A Praia do Porto Santo é uma praia de areia amarela da ilha do Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira. A sua extensão total é de nove quilómetros. A praia é, também, conhecida pelas propriedades terapêuticas das suas areias, facto cientificamente comprovado, indicadas para problemas dos foros reumático e ortopédico. A Praia de Porto Santo costuma ser dividida por áreas para melhor administração: Calheta, Cabeço da Ponte, Ribeiro Cochino, Ribeiro Salgado, Fontinha e Penedo. Sendo que a zona da Fontinha é a única com bandeira azul.

 

4. Praia da Ilha do Pessegueiro (Sines)

Foto: Guizel
Foto: Guizel

Perto de Porto Covo encontramos a praia da Ilha do Pessegueiro, que também pertence ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Com vista para a ilha, esta zona encanta qualquer um. Também aqui podemos encontrar praias pequenas entre as falésias, muitas vezes desertas. Na verdade não existe nenhuma árvore de pêssegos na ilha, o nome Ilha do “Pessegueiro” resulta do termo latino piscatorius ou piscarium, referente à actividade piscatória que ali se desenvolvia na época do Império Romano.

 

5. Portinho da Arrábida (Setúbal)

Foto: Carlos Lopes
Foto: Carlos Lopes

Situada no Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia do Portinho é uma das mais bonitas de Portugal. As suas areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas contrastam com a verdejante vegetação da Serra, formando um belíssimo cenário que convida ao repouso. Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.

1 COMENTÁRIO

  1. Um paraíso sonho de muitos portugal pais nota mil bem diferente do brasil…
    Portugal um país de princípios e respeito pelas pessoas onde a vida fala mais alto .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here