Início Viagens As 9 melhores praias de Sintra

As 9 melhores praias de Sintra

Estão perto de Lisboa e de Cascais mas a maioria delas encontram-se ainda intocadas pelo urbanismo desenfreado. Estas são as melhores praias de Sintra.

5630
0
Praia da Adraga
Praia da Adraga

 

Perto de Lisboa mas não afectada pelo urbanismo desenfreado, Sintra é um caso único. As praias de Sintra fazem com que Portugal seja um dos poucos países da Europa com praias de elevada qualidade a poucos minutos da sua capital. Sintra sempre foi o destino de eleição da realeza portuguesa e os seus inúmeros palácios são prova disso. A seguir, começou a ser descoberta por famosos nomes da arte e da cultura de toda a Europa. E hoje em dia é local de romaria de turistas vindos de todo o mundo. A grande maioria desses turistas chega a Sintra pelos seus palácios mas depressa ficam surpreendidos pela elevada qualidade das suas praias, algumas delas enquadradas no Parque Natural de Sintra/Cascais. Mas ao contrário das praias de Cascais, estas são ainda mais naturais e selvagens e, portanto, mais bonitas. Estas são as melhores praias de Sintra.

 

1. Praia da Adraga

Inserida na área do Parque Natural de Sintra-Cascais, o acesso à Praia da Adraga é feito por uma estrada alcatroada. É muito frequentada nos períodos de verão, existindo por isso alguma dificuldade para encontrar estacionamento. Existe um apoio de praia – Restaurante Adraga – e um parque de estacionamento junto ao troço terminal da Ribeira da Maceira, na sua margem esquerda. O apoio de praia está encostado a encosta escarpada cortada em rochas calcárias de idade jurássica. No areal, com cerca de 400 metros, convivem banhistas e pescadores.

praias mais bonitas perto de Lisboa
Praia da Adraga

O lado esquerdo da praia, onde se encontra a grande rocha arqueada, é uma das zonas preferidas para a pesca. Com um fundo misto de areia e rocha, atrai diversas espécies de peixe à procura de moluscos, sendo a pesca à bóia a mais utilizada nesta zona. Do lado direito da praia encontram-se rochas que constituem um bom local para a prática da pesca. A visita à magnífica Praia da Adraga é merecida pela sua Pedra de Alvidrar, rocha escorregadia que desliza pela falésia, quase na perpendicular, com cerca de 80 metros, e que alguns banhistas descem e sobem. É possível visitar as Grutas da Pedra de Alvidrar. Há empresas que organizam actividades que incluem rappel e exploração da gruta de progressão horizontal.

 

2. Praia da Ursa

A praia da Ursa, situada no Parque Natural de Sintra-Cascais, é acessível a partir da N 247, seguindo-se pela N 247-4 no sentido do Cabo da Roca, a ponta mais ocidental do continente europeu. O estacionamento pode fazer-se no terreno junto à placa que indica “URSA”, ou mais à frente para quem possuir veículo TT. A descida até à praia é longa e um pouco difícil, mas recompensada pela beleza natural deslumbrante e selvagem da «Ursa». Calcule cerca de uma hora para a descida e leve roupa e calçado confortável.

Praia da Ursa
Praia da Ursa

A praia deve o seu nome à pedra enorme em forma de ursa, lado a lado com outra formação rochosa de nome Gigante. Com cerca de 50 metros de extensão, esta é uma praia muito bonita, mas que fica com pouco espaço na maré alta. Durante a maré baixa, é possível explorar as enseadas da Palaia, a Sul, frequentadas por apanhadores de percebes e, a norte, o Pesqueiro do Abrigo. Devido às dificuldades de acesso, esta praia é muito procurada por nudistas.

 

3. Praia do Magoito

Praia situada na foz da Ribeira da Mata, próxima da localidade do Magoito, a noroeste de Sintra. É uma praia de grande extensão, com areias dourdas e um mar turquesa, muito rica em iodo,considerada das praias mais iodadas da Europa. A partir das suas areias, por entre as quais surgem numerosas rochas, é possível vislumbrar ao longe, a sul, o Cabo da Roca.

Praia do Magoito
Praia do Magoito

Junto à rampa de acesso da praia existe uma duna fóssil,classificada como geomonumento. A chamada duna consolidada é um dos elementos geológicos mais interessantes da praia. Trata-se de uma duna costeira formada pela acumulação de areia gerada pela acção conjugada do mar e do vento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here