VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

A estátua desaparecida da Ilha do Corvo: um enigma antes da chegada dos portugueses

Uma misteriosa estátua apontava para o Ocidente na Ilha do Corvo antes da chegada dos portugueses. Seria cartaginesa? Um enigma ainda por resolver.

VxMag by VxMag
Set 14, 2025
in História
1
estátua desaparecida da Ilha do Corvo

estátua desaparecida da Ilha do Corvo

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Duarte Pacheco Pereira

Duarte Pacheco Pereira: o navegador que poderá ter descoberto o Brasil antes de Cabral

Set 22, 2025
Suevos

A herança e a importância dos Suevos na história de Portugal

Set 21, 2025
Filipe II

Filipe II: o Rei espanhol que amava Portugal

Set 21, 2025
Badajoz

Quando Badajoz foi capital de um reino que se estendia até Lisboa e ao Alentejo

Set 16, 2025

Muito antes de o nome “Portugal” ecoar pelos oceanos, a ilha mais pequena dos Açores já guardava um segredo.

Quando os navegadores portugueses se aproximaram da Ilha do Corvo, no século XV, vindos do noroeste, foram surpreendidos por algo invulgar: no alto de um penhasco erguia-se a figura de um homem a cavalo, talhado em pedra.

A escultura — de dimensões notáveis — mostrava um cavaleiro de olhar fixo no horizonte, com o braço estendido e o indicador apontado a ocidente, como que a indicar um caminho por explorar.

Sobre a pedra que lhe servia de base, lia-se ainda, embora desgastada pelo tempo e pelo mar, a inscrição: “Jesus, avante!”. Uma espécie de apelo simbólico aos descobridores para seguirem rumo ao desconhecido.

De onde veio esta estátua?

Não se sabe quem a colocou ali. Algumas teorias atribuem-na aos cartagineses ou aos seus antecessores fenícios, povos antigos com reconhecida capacidade de navegação no Atlântico.

As viagens de exploradores como Hanno e Himilco, referidas por autores clássicos, indicam que estes navegadores já frequentavam zonas costeiras bem distantes do Mediterrâneo. E há provas de presença cartaginesa em locais como Mogador, na costa atlântica de África.

A presença de moedas púnicas encontradas no Corvo, bem como relatos históricos e representações equestres comuns nas culturas do Mediterrâneo, alimentam a hipótese de que a ilha poderia ter sido conhecida muito antes da chegada dos portugueses. No entanto, nenhuma prova arqueológica foi ainda conclusiva.

O desaparecimento e a persistência do mito

Durante o reinado de D. Manuel I, terá sido enviada uma expedição para remover a estátua e transportá-la para o reino. O plano correu mal e a escultura partiu-se em pedaços, dos quais alguns teriam sido levados para Lisboa.

Hoje, apenas resta a memória — e o promontório a noroeste da ilha, que guarda o nome original do local: ilha do Marco.

Apesar da sua provável origem lendária, a história da estátua do Corvo continua a fascinar. Em 1983, escavações lideradas por B. Isserlin, da Universidade de Leeds, revelaram fragmentos de cerâmica invulgar. A datação não foi conclusiva, mas voltou a alimentar o debate.

Mais tarde, o escritor Gavin Menzies aventou a teoria — sem provas — de que a estátua teria sido obra de navegadores chineses no século XIV. Hipótese que permanece no campo da especulação.

Para lá do mito

A história da estátua equestre da Ilha do Corvo pode não resistir a uma análise histórica rigorosa, mas resiste como símbolo.

Num tempo em que se revê criticamente o mito da primazia portuguesa nas ilhas atlânticas, torna-se cada vez mais importante estudar com abertura e cuidado a pré-história dos Açores e de toda a Macaronésia.

A estátua desapareceu. O mistério, esse, permanece. E continua a inspirar quem se aventura a estudar o passado mais remoto das ilhas portuguesas.

VxMag

VxMag

Comments 1

  1. Vela Zeppelin says:
    3 meses ago

    Cartaginesa ou chinesa e a dizer, em português decerto, “Jesus, avante”! Que historinha…

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pensão social de velhice: como ter acesso mesmo sem nunca ter descontado para a Segurança Social
Notícias

Pensão social de velhice: como ter acesso mesmo sem nunca ter descontado para a Segurança Social

by VxMag
Dez 10, 2025
0

A ideia de que só quem descontou para a Segurança Social pode receber uma pensão continua muito enraizada. No entanto,...

Read moreDetails
Limpar a máquina de lavar louça: o local onde a sujidade se esconde e entope o aparelho

Limpar a máquina de lavar louça: o local onde a sujidade se esconde e entope o aparelho

Dez 10, 2025
O truque do copo de água no micro-ondas para limpar a sujidade em poucos minutos

O truque do copo de água no micro-ondas para limpar a sujidade em poucos minutos

Dez 10, 2025
As três infrações que retiram 6 pontos de uma só vez da Carta de Condução

As três infrações que retiram 6 pontos de uma só vez da Carta de Condução

Dez 10, 2025
Como recuperar o brilho do chão de madeira com uma solução simples e económica

Como recuperar o brilho do chão de madeira com uma solução simples e económica

Dez 10, 2025
O que acontece se perder o Cartão de Cidadão e como agir para evitar problemas legais

O que acontece se perder o Cartão de Cidadão e como agir para evitar problemas legais

Dez 9, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine