Início Sociedade 12 portugueses conhecidos em todo o mundo

12 portugueses conhecidos em todo o mundo

São famosos devido às suas qualidades profissionais, artísticas ou políticas e são motivo de orgulho.. 12 portugueses conhecidos em todo o mundo.

211075
11
portugueses conhecidos

São inúmeros os portugueses famosos no estrangeiro que fazem sucesso lá fora nas mais diversas áreas. Desporto (e não apenas futebol), música, cinema, artes, gestão de empresas e política… são estas apenas algumas das áreas em que algumas personalidades portuguesas dão cartas e triunfam além fronteiras. Descubra 12 portugueses conhecidos em todo o mundo.

 

1. Cristiano Ronaldo

portugueses conhecidos em todo o mundo
Cristiano Ronaldo

Nasceu em 1985 na ilha da Madeira, de famílias humildes de uma localidade secundária da ilha. Cedo revelou um talento invulgar para jogar à bola. Começou a jogar no obscuro clube da terra e cedo foi requisitado para clubes maiores.

Tendo sido descoberto por um caça-talentos, com apenas 11 anos de idade foi jogar para o Sporting, um dos três maiores clubes portugueses. Aí consolidaria a sua formação como jogador. Tendo ganho vários campeonatos regionais e internacionais.

Tem representado a selecção portuguesa com bastante brio e desde 2006 que joga no Manchester United, no campeonato mais competitivo do mundo, tendo sido uma peça fundamental no esquema atacante desse clube.

O seu estilo agressivo e sempre procurando a baliza é característico, assim como o seu talento em driblar jogadores.

 

2. Fernando Pessoa

portugueses conhecidos em todo o mundo
Fernando Pessoa

Se Praga é a cidade de Kafka, ou Dublin a de James Joyce, Lisboa é a cidade de Pessoa. Fez a sua escolaridade na África do Sul, é inicialmente bilingue mas vai-se tornar o maior escritor de língua portuguesa do século XX e um dos poetas mais interessantes a nível mundial e de todos os tempos.

 

3. Amália Rodrigues

portugueses conhecidos em todo o mundo
Amália Rodrigues

É a diva nacional no Fado, a mais alta intérprete desse género de música genuinamente portuguesa. Nasceu numa família humilde lisboeta num bairro popular da capital. Cedo se habituou aos cantares do povo, de varinas e lavadeiras. Trabalha desde muito nova em várias actividades como vendedora de fruta. Aos quinze anos já lhe reconhecem a voz excepcional na rua, com os seus pregões a vender fruta. Conhece um guitarrista amador com o qual se casará. A partir daí começa a cantar em casas de fados e aparece em peças teatrais. É apoiada por artistas modernistas portugueses como Almada Negreiros e António Ferro, indo lentamente construindo mais do que uma carreira, uma lenda.

 

4. José Saramago

portugueses conhecidos em todo o mundo
José Saramago

Nasceu em 1922, é um escritor que começa a publicar relativamente tarde, escrevendo principalmente romances mas também peças de teatro e crónicas.

É sempre problematizante em relação à história, às crenças e à maneira como as relações entre os homens são condicionadas pelas estruturas do poder.

Em 1998 foi-lhe concedido o prémio Nobel, o primeiro atribuído a um escritor de língua portuguesa.

 

5. Vasco da Gama

Vasco da Gama
Vasco da Gama

É o mais famoso navegador e descobridor português. A caravela portuguesa, que no fim do século XV era o aparelho mais avançado da sua época, foi o tipo de barco escolhido para fazer a descoberta do caminho marítimo para a Índia.

 

6. Álvaro Siza Viera

portugueses conhecidos em todo o mundo
Álvaro Siza Viera

Nasceu nos arredores do Porto. Na sua formação como arquitecto é influenciado pelos fundadores míticos do modernismo internacional como Gropius, Mies van der Rohe, Adolf Loss e Frank Lloyd Wright.

Tem obras suas espalhadas um pouco por toda a Europa. Em Portugal tem algumas obras de raro interesse, como o Pavilhão de Portugal na zona oriental de Lisboa, a estação de metro da Baixa-Chiado, a cidade universitária de Aveiro ou o Museu de Serralves no Porto.

 

7. António Damásio

portugueses conhecidos em todo o mundo
António Damásio

É um médico e cientista que se debruça sobre as estruturas cerebrais e as relações entre essas estruturas e o comportamento humano.

Lançou um livro que foi um Best-Seller internacional “O Erro de Descartes – Emoção, Razão e Cérebro” em 1995. É um livro de divulgação das descobertas na área da neurologia mais avançadas à data da publicação. Ao que se seguiu um livro na mesma linha intitulado “O Sentimento de Si”.

A tese de Damásio é que a Razão não é uma entidade autónoma como se pensou no Ocidente durante séculos, mas sim uma categoria cognitiva que está perfeitamente ligada a toda a um comportamento emocional do cérebro.

Trabalha nos Estados Unidos e Portugal e dá conferências pelo mundo inteiro.

 

8. Luís de Camões

Luís de Camões
Luís de Camões

É o poeta nacional por excelência. Teve uma vida notável porque é simultaneamente um aventureiro e um erudito. Como aventureiro, conhecem-se vários episódios de arruaças e esteve envolvido em várias expedições militares. Perde um olho numa luta contra os mouros. Vive em Goa, na Índia, onde reza a lenda terá composto os Lusíadas numa gruta.

 

9. Maria João Pires

portugueses conhecidos em todo o mundo
Maria João Pires

É uma pianista de nível internacional na música sinfónica erudita. Aos cinco anos deu o seu primeiro recital de piano e aos sete já tocava peças de Mozart. Estudou primeiro em Portugal, no Conservatório, e depois na Alemanha com Rosl Schmid e Karl Engel. Torna-se internacionalmente conhecida como executante quando vence um prémio internacional em 1970, por ocasião do bicentenário do falecimento de Beethoven.

Tem gravado e interpretado ao vivo principalmente Bach, Beethoven, Mozart, Brahms e Chopin, nos circuitos mundiais da música clássica.

 

10. José Mourinho

portugueses conhecidos em todo o mundo
José Mourinho

No Reino Unido popularizou-se a alcunha de “The Special One” depois de se auto intitular desse modo na sua primeira entrevista como treinador do Chelsea. Em Itália ficou conhecido como “Lo Speciale” e em Espanha como “El Especial”.

Em 10 de Janeiro de 2011, foi eleito pela FIFA o melhor treinador do mundo, relativamente à época de 2010.

 

11. Sara Sampaio

portugueses conhecidos em todo o mundo
Sara Sampaio

A Modelo Portuguesa! Aos 23 anos e com um curto percurso profissional, já chegou a patamares de imagem internacional onde nenhuma modelo nacional havia chegado.

Com características ímpares de fotogenia, a sua beleza continua a surpreender e a encantar a cada trabalho que realiza, o seu portfólio fala por si e explode de qualidade com capas de revistas e produções de moda em todo mundo com os melhores produtores de imagem e fotógrafos.

A sua notoriedade e prestígio internacional cresce a cada dia que passa, as campanhas mundiais e as capas de revistas sucedem-se umas às outras. Natural da cidade do Porto, já é um símbolo da Moda Portuguesa. presta-se a tornar-se um ícone nacional, a primeira Top Model portuguesa.

 

12. António Horta Osório

portugueses conhecidos em todo o mundo
António Horta Osório

Em 2003 fez o Advanced Management Program na Harvard Business School, em Novembro do ano seguinte foi convidado para Administrador Não-Executivo do Abbey National, após a compra deste pelo Banco Santander, e em Agosto de 2006 assumiu a Presidência Executiva do Banco, que comprou em 2008 os Bancos Alliance & Leicester e Bradford & Bingley, hoje fundidos num único banco, o Santander UK, que em 2010 adquiriu as atividades do Royal Bank of Scotland na Inglaterra e País de Gales, seguido em Junho de 2009 pela sua nomeação como Diretor Não-Executivo do Tribunal do Banco de Inglaterra, após o que se tornou Vice-Presidente Executivo do Grupo Santander e membro do seu Comité de Gestão. 

Ganhou um Best Leader Award e em Novembro de 2010 foi nomeado Presidente do Lloyds Banking Group- banco encarregado da emissão de notas na Escócia, as quais são por si assinadas -, mantendo o lugar de Administrador Não-Executivo do Banco de Inglaterra, a título pessoal.

 

11 COMENTÁRIOS

    • E essa gruta ainda la esta em Macau. Num lindo e famoso jardim dedicado ao Grande Luis de Camoes. Onde existem alguns poemas gravados na pedra em portugues e macanese.

  1. Carmen Miranda, também poderia ser citada, mesmo sendo conhecida no mundo todo por divulgar com todo o seu talento a musica e cultura brasileira, Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em Marco de Canaveses do Distrito do Porto da linda Portugal.

  2. Nessa lista das 12 personalidades portuguesas mais famosas no mundo, faltou a cantora e fadista portuguesa Dulce Pontes, super famosa e querida aqui no Brasil. Dulce Pontes ficou conhecida aqui no Brasil por causa da música “Canção do Mar”, que foi tema de abertura da novela: As Pupilas do Senhor Reitor, produzida pelo SBT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here