Início Viagens Os 10 castelos mais bonitos de Portugal

Os 10 castelos mais bonitos de Portugal

Os castelos são atrações turísticas imperdíveis em Portugal. Neles respiramos história, revivemos batalhas, conhecemos lugares espectaculares e libertamos a nossa imaginação. São centenas de fortificações que foram erguidas na Idade Média e estão espalhadas por todo o país.

241385
6
PARTILHE
castelos mais bonitos de portugal
Castelo de Santa Maria da Feira

Os 10 castelos mais bonitos de Portugal

Existem centenas de castelos em Portugal. Alguns estão bem conservados, outros nem por isso. Alguns foram transformados em museus, outros em pousadas. Construídos para defender as fronteiras de espanhóis e mouros, os castelos de Portugal são hoje verdadeiros monumentos que nos recordam o quão difícil foi construir este país. Descubra os 10 castelos mais bonitos de Portugal.

1. Castelo de Bragança

castelos mais bonitos de portugal
Bragança – Gi Cristóvão

Uma primitiva fortificação de Bragança, poderá ter sido edificada no reinado de D. Afonso Henriques, quando esta região pertencia a seu cunhado, Fernão Mendes, sendo esta estrutura defensiva melhorada no reinado de D. Sancho I, que também concedeu foral à povoação em 1187.

Castelo de Bragança

Na crise de 1383-1385, aberta pela sucessão de D. Fernando, o alcaide de Bragança, João Afonso, oscilou entre Portugal e Castela, obrigando à intervenção do D. Nuno Álvares Pereira, que o levou ao reconhecimento de D. João I. Em 1409, no reinado de D. João I, as defesas do castelo são melhoradas e é construída a imponente Torre de Menagem.

2. Castelo de Almourol

castelos mais bonitos de portugal
Castelo de Almourol

O castelo de Almourol, está situado numa pequena ilha que já era habitada no tempo da ocupação romana da península, a partir do século VIII, foi ocupada pelos muçulmanos, que a terão conquistado aos visigodos.

castelos mais bonitos de portugal
Castelo de Almourol

No âmbito da reconquista cristã da Península Ibérica, Almourol foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1129, que o entregou à Ordem dos Templários. Esta ordem é responsável pela reconstrução do castelo, conferindo-lhe as características das fortificações templárias. A inscrição existente sobre o portão principal, aponta para a conclusão das obras em 1171.

6 Comentários

  1. Pois há, como é evidente. Se os colocássemos todos não haveria espaço decerto. Seria melhor que cada um colocasse também os seus favoritos, que não figuram aqui e assim ficaríamos a conhecer muitos mais, porque são todos lindos, de acordo com os critérios de cada um, como é óbvio.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here