VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Os 25 melhores locais para visitar em Itália

VxMag by VxMag
Abr 4, 2022
in Viagens
0
itália

Fórum Romano

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

loriga serra da estrela

Praia fluvial de Loriga: um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

Mar 21, 2023
locais mais frios do mundo

Os 10 locais mais frios do planeta

Mar 21, 2023
casa mais antiga de Lisboa

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Mar 20, 2023
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023

Não é por acaso que a Itália recebe tantos milhões de turistas todos os anos. Este belíssimo país do sul da Europa possui alguns dos monumentos mais icónicos do mundo e alguns dos destinos de sonho para qualquer pessoa que goste de viajar. São milhões de casais apaixonados que sonham passear por Veneza, são milhões de católicos que desejam conhecer Roma e o Vaticano e são milhões de amantes de arte e paisagem que desejam conhecer Veneza e a magnífica Toscana.

Itália possui um pouco de tudo e consegue sempre satisfazer os mais exigentes. Afinal de contas, este é um dos países do mundo com mais locais classificados como património mundial da UNESCO. Se está à procura de museus, monumentos, montanhas, arquitectura, paisagens, praias, aldeias medievais e tudo o resto… esta lista é para si. Estes são os melhores locais para visitar na Itália.

1. Florença

Florença é a jóia do Renascimento e é mundialmente famosa pela sua contribuição às artes e à cultura da sociedade moderna. Durante a Idade Média, Florença foi uma das cidades mais importantes do mundo e deu à luz lendas como Da Vinci e Michelangelo. A Florença de hoje é uma cidade próspera com uma quantidade ofuscante de atracções.

O Duomo e o Baptistério são simplesmente magníficos com as suas fachadas policromáticas. A Ponte Vecchio, estendendo-se sobre o Rio Arno, é intrigante com a sua colecção de lojas e bancas. A Piazza della Signoria contém o Palazzo Vecchio, a Galleria dell’Accademia e a opulenta fonte de Neptuno. Cada canto desta cidade está abarrotado de interessantes locais de significado histórico.

2. Roma

A cidade de Roma é uma das mais antigas do mundo. A história de Roma abrange mais de 2500 anos e tem sido um centro de poder, política, cultura e desenvolvimento desde a sua génese. A criação da cidade está mergulhada em lendas e mitologia e existem vários relatos diferentes de como este majestoso lugar foi construído. Vários imperadores romanos e Césares governaram a poderosa Roma e este é o local onde o colossal Império Romano cresceu.

À medida que o tempo avançava, vários monumentos, palácios e edifícios religiosos foram construídos na cidade e estes representam, agora, belas atracções. Roma é, consistentemente, classificado como um dos principais destinos turísticos europeus e com pontos como o Coliseu e o Vaticano torna-se fácil perceber porquê.

3. Bolonha

A cidade de Bolonha é a capital da região da Emilia-Romagna no norte da Itália e tem uma população actual de aproximadamente 387.000 pessoas, com uma região metropolitana de pouco mais de 1 milhão de habitantes. Bolonha ocupa uma localização central na Itália e situa-se a norte de Florença, ao Sul de Veneza e a sudeste de Milão. Ao longo da história, Bolonha sempre foi um grande pólo cultural e económico da Itália e foi governada pelos etruscos, celtas e romanos respectivamente.

A partir do século 18, esta cidade foi parte do Estado Papal até à era Napoleónica, nos anos de 1700. As principais economias em Bolonha incluem a indústria transformadora, e um sector financeiro forte. Além disso, devido à sua localização, a cidade também serve como um grande pólo de transporte. Como uma grande cidade universitária e com uma longa história, Bolonha tem uma maravilhosa colecção de pontos culturais, uma arquitectura fantástica e museus de alta qualidade.

4. Milão

Milão tem a área metropolitana mais populosa de Itália com 1,3 milhão de pessoas e 3,2 milhões na área mais ampla que circunda o centro de Milão. Os seus achados arqueológicos remontam a 222 a.C. Com efeito, a determinado ponto, esta cidade transalpina serviu como capital do Império Romano do Ocidente. Ao longo da antiguidade, da Idade Média, e até mais tarde, Milão prosperou muito devido à sua localização dominante na Itália continental. Embora a cidade tenha sido danificada durante a Segunda Guerra Mundial, recuperou e assistiu a um enorme boom económico que explica o seu grande crescimento e expansão.

Hoje, Milão oferece uma magnífica mistura de arquitectura histórica e modernos arranha-céus. A cidade é particularmente conhecida pela bela Catedral do Duomo e pela abundância de retalhistas de moda de gama alta. Descubra os melhores lugares e monumentos de uma cidade fascinante e aberta ao mundo e que possui algumas das atracções turísticas mais famosas de Itália.

5. Veneza

É a capital da região italiana de Veneto, no norte do país, e é uma das cidades mais bonitas do mundo. Mas não é apenas isso. Veneza é uma cidade completamente diferente de todas as outras, seja na Itália ou seja no resto mundo. Na realidade, esta deslumbrante cidade espalha-se por 117 pequenas ilhas separadas por uma rede de canais mas ligadas por pequenas pontes, o que faz de Veneza uma das cidades mais românticas do mundo. Passear pelos seus canais, seja nas famosas gôndolas ou seja a pé pelas ruelas adjacentes, é uma experiência única.

Durante a Idade Média e durante o Renascimento Italiano, Veneza transformou-se numa cidade extremamente poderosa e influente, tornando-se num importante centro financeiro e militar. O poder de Veneza residia nos seus mercadores que dominavam a então Rota da Seda, que trazia mercadorias da Ásia até à Europa. Graças ao poder económico, veio também o poder cultural e artístico, transformando Veneza num dos grandes pólos dinamizadores do Renascimento e dando origem a alguns dos monumentos e das obras de arte que ainda hoje podem ser visitados e apreciados na cidade, como a Basílica de São Marcos, por exemplo.

6. Pisa

A belíssima Pisa é uma cidade lendária e uma das mais famosas de Itália. É fantástica para se hospedar e oferece muito mais locais do que apenas a célebre Torre inclinada. Situada na costa oeste de Itália, Pisa fica a apenas 20 minutos do Mar da Ligúria. Com uma população de apenas 91.000 habitantes, é uma das menores cidades da região da Toscana, mas historicamente tem sido uma das mais importantes e influentes.

Para aqueles que desejam visitar Pisa, esta cidade tem uma extraordinária variedade de edifícios históricos e possui mais de 20 igrejas plenas de história. Além disso, Pisa tem museus de classe mundial e esplendorosas paisagens ao longo das margens do rio Arno. Esta bela cidade merece muito mais do que apenas uma visita fugaz e serve como uma excelente base para quem ambiciona explorar a região da Toscana.

7. Génova

Capital Europeia da Cultura em 2004, Génova é uma vasta cidade que fica no Golfo de Génova, no Mar da Ligúria, na região noroeste de Itália. Com uma população central actual de 588.000 habitante, trata-se da sexta maior cidade italiana, sendo, de igual modo, um dos centros económicos mais importantes. Um marco da cidade é o seu imenso porto e estaleiros que se encontram em actividade desde o século XIX. O seu porto natural era usado tanto pelos romanos como pelos etruscos.

Génova tinha uma estreita associação com o Sacro Império Romano e era conhecida pelo seu feroz conjunto de marinheiros e guerreiros durante a Idade Média. Na actualidade, Génova tem fantásticos palácios, praças acolhedoras e esplendorosas igrejas; oferece uma variedade de atracções turísticas de primeira classe e belas oportunidades para fazer compras e refeições requintadas.

8. Siena

Siena é um destino absolutamente fantástico na parte sul da Toscana e o seu centro foi designado como um Património Mundial da UNESCO. Dentro do centro histórico você pode encontrar prédios magníficos como a opulenta Catedral de Siena, o vivamente colorido Palazzo Pubblico, a imensa Basílica de San Domenico e o Palazzo Salimbeni.

Siena
Siena

Além disso, a Piazza del Campo é possivelmente uma das praças mais impressionantes da Toscana e transporta-o de volta a uma era passada onde se pode sentir como fazendo parte do Renascimento. Além da arquitectura de tirar o fôlego, a cidade está repleta de museus e as suas ruas estreitas de paralelepípedos são simplesmente perfeitas para caminhar a passos lentos.

9. Pacentro

Pacentro é um a pequena cidade com 1279 habitantes da província de L’Aquila, em Abruzzo, Itália. É uma bem preservada vila medieval e histórica histórica, situada na parte central da Itália, cerca de 170 km a leste de Roma. Pacentro está situada num planalto composto por pequenas colinas com 650 metros acima do nível do mar, aos pés da Cordilheira dos Apeninos. O castelo fica no alto de uma colina (Colle Castello) numa extremidade da cidade e na outra colina (Colle San Marco) é onde fica antiga Igreja de San Marco.

Pacentro
Pacentro

Pacentro faz parte do Parque Nacional Majella (Parco Nazionale della Majella) e é conhecida pelas suas nascentes de água e fresca da montanha que vem da neve do Majella. A parte mais antiga da cidade é a área nas imediações do Castelo. A cidade expandiu-se para a área da Piazza del Popolo. As muralhas medievais da cidade terminaram no que é hoje a Piazza Umberto I ou historicamente conhecida como Piazza Jaringhi. A ligação das duas praças principais é a Via S. Maria Maggiore (também conhecido como Vico Dritto), um caminho recto e estreito, apenas para o tráfego de pedestres. A cidade possui ainda inúmeros palácios das famílias nobres locais.

10. Pienza

No topo de uma colina, Pienza é um dos vilarejos mais encantadores da Toscana com um magnifico panorama que se abre para os verdes campos do Val d’Orcia com estreitas estradas, ciprestres e campos cultivados. Considerada Património Cultural pela UNESCO, pelas ruas de Pienza muitos artistas tentam reproduzir os belos recantos da cidade renascentista. Toda a cidade gira em torno da Praça Pio II circundada pela Catedral da Assunta e pelos mais importantes palácios da cidade. Chamada anteriormente de Corsignano, a cidade teve seu nome mudado para Pienza depois que Aeneas Silvius Piccolomini foi eleito como Papa Pio II em 1458.

Pienza
Pienza

Nascido em Pienza, o sumo pontífice tinha o sonho de transformar a sua cidade natal em cidade modelo, por isso mandou reconstruir a catedral, a prefeitura e uma residência papal. O centro de Pienza foi completamente redesenhado pelo Papa Pio II em estilo renascentista. Embora muitos de seus projectos jamais tenham sido realizados, Pienza faz parte do chamado Parque artístico, natural e cultural do Vale D’Orcia, que tem por objectivo preservar o extraordinário património de Pienza e de seu entorno: Castiglion d’Orcia, Montalcino, San Quirico d’Orcia e Radicofani.

11. Montepulciano

Montepulciano é uma daquelas pequenas cidades que fica na memória depois de ser visitada. Certamente é uma das jóias da romântica região da Toscana e, caso você goste de historia, cidades pequenas e charmosas, vinho e claro de comer bem, Montepulciano é uma paragem imperdível nessa incrível região da Itália. Localizada ao sul de Siena a cidade de Montepulciano pode ser uma excelente base para quem pretende explorar uma das regiões mais famosas da Toscana, o Val D’ orcia com as suas famosas paisagens rurais, colinas verdejantes, cidades e vilas no topo de montanhas, que inclusive é considerado como Património pela UNESCO.

Montepulciano
Montepulciano

A cidade de Montepulciano fica localizada no alto de uma colina e é uma cidade medieval que se caracteriza por construções de pedra, edifícios da época do Renascimento e claro pelos famosos Vinho Nobile de Montepulciano, considerado um dos melhores da Itália e Vinho Rosso de Montepulciano.

12. Lucca

Muitas pessoas deixam passar esta cidade menor da Toscana, mas Lucca desempenhou um papel importante na Itália durante a Idade Média e no Renascimento. Esta cidade encontra-se bem próxima de Pisa e contém uma miríade de belos prédios. Uma característica principal de Lucca é o complexo completo de muralhas da cidade que circunda todo o centro histórico – estes muros são realmente magníficos e o parque que é mantido em redor deles é um prazer de se explorar.

Lucca
Lucca

Lucca também apresenta o glorioso Duomo que apresenta uma imensa torre do sino e tem uma fachada altamente decorada. Outras atracções dignas de nota incluem a Torre delle Ore, a Torre Guinigi, San Michele in Foro e o Museu de Villa Mansi. Essa variedade de locais históricos faz de Lucca um destino obrigatório dentro da região da Toscana.

13. Arezzo

Arezzo é uma das cidades mais centrais da Toscana e repousa a igual distância entre as costas do Mediterrâneo e do Adriático. A cidade está situada numa encosta e a secção superior contém o centro histórico, enquanto a secção mais baixa é moderna e comprometida com a indústria e o comércio. O centro histórico é a principal área de interesse e contém algumas das suas mais belas estruturas, como a Fortezza Medicea, o Duomo San Donato e o Teatro Petrarca.

Arezzo
Arezzo

Se você estiver interessado em museus e história, Arezzo também tem vários estabelecimentos de alta qualidade incluindo o Museo Archeologico Mecenate e o Museu de Arte Medieval e Moderna. Finalmente, Arezzo tem alguns parques incríveis e lugares de beleza natural para aqueles que amam actividades ao ar livre.

14. Livorno

Livorno é uma das mais importantes cidades portuárias da Itália e contribui com uma grande quantidade da economia do país. Localizada na costa do Mediterrâneo, esta cidade tem um extenso porto que é fascinante para dar um passeio – você pode ver os navios comerciais e de passageiros e admirar a beleza do porto.

Livorno
Livorno

Envolvendo a antiga Fortezza Nuova está uma área conhecida como Nuova Venezia – esta deslumbrante parte de Livorno tem uma série de canais e ruas pavimentadas incríveis que parecem estar à espera de serem exploradas. Além do porto e dos canais, Livorno tem também algumas atracções impressionantes como o Mercato Centrale, a Piazza della Repubblica e a Terrazza Mascagni.

15. Pistoia

Pistoia está localizada bem perto de Florença e Pisa, mas ela tem muita coisa a oferecer como um destino turístico autónomo. A cidade tem a distinção de ser o local de nascimento da pistola de fogo e foi uma importante localização durante a Idade Média. Alguns dos locais mais importantes e documentados incluem a Catedral de São Zenão e seu Baptistério, o complexo de San Giovanni Fuorcivitas, o Museo Capitolare e o Zoológico de Pistoia.

Pistoia
Pistoia

Além disso, Pistoia é rodeada por algumas incríveis cidades de montanha como a cidade spa de Montecatini Terme e a bela cidade de Montecatini Alto. Finalmente, para aqueles que buscam aventura, há sempre a imensa cordilheira do Monte Cimone esperando para ser conquistada.

16. Prato

Prato tem sido uma cidade influente por muitas centenas de séculos e foi um dia uma das maiores fabricantes têxteis do país. Hoje ela é um óptimo destino turístico e tem muita coisa a oferecer no centro da Toscana. O Duomo di Prato e o Castelo do Imperador são duas estruturas significantes que definitivamente valem uma visita.

Prato
Prato

Além disso pode aventurar-se pelo passado manufactureiro da cidade no Museu Têxtil que oferece um visão muito interessante sobre a indústria da região e é um museu fantástico. Enquanto estiver em Prato, você deve experimentar o famoso Biscotti e a Mortadella Salumi curada – estas duas iguarias são simplesmente divinas e duas das mais finas criações de Prato. Para os aventureiros, Prato tem muitas rotas de cisclismo e uma deslumbrante zona rural.

17. Val d’Orcia

Esta região da Toscana pode ser encontrada na extensão oriental da zona rural e apresenta paisagens absolutamente deslumbrantes e cenários idílicos. A região inteira é uma área protegida e contém uma ferrovia que é património histórico, uma enorme colecção de vinhedos ao longo das suas suaves montanhas e algumas pequenas e encantadoras cidades como Pienza, Radicofani e Montalcino.

Val d’Orcia
Val d’Orcia

Pienza em particular vale uma visita e foi condecorada como um dos mais impressionantes assentamentos renascentistas devido à sua beleza, arredores estonteantes e arquitectura fotogénica. Esta região inteira está à sua espera para ser explorada e oferece muito em termos de passeio turístico e actividades ao ar livre.

18. Ilha de Elba

Elba é possivelmente mais conhecida por ser a ilha em que Napoleão Bonaparte foi exilado após a sua abdicação forçada em 1814. Esta ilha da Toscana está localizada entre a Córsega e o Continente italiano e tem uma população de 32.000 habitantes. Como um destino turístico, Elba tem uma grande variedade de coisas a oferecer.

Ilha de Elba
Ilha de Elba

Em primeiro lugar, a ilha tem uma conjunto de praias fantásticas com areias douradas que são perfeitas para banhos de sol e para relaxar. Segundo, a ilha tem locais incríveis como a monumental Mina de Ferro abandonada e a Villa San Martino, que foi a segunda residência de Napoleão. Finalmente, a ilha é lar de um conjunto de restaurantes de primeira qualidade oferecendo culinária italiana sublime e é ainda lar do famoso vinho Elbo.

19. San Gimignano

Para ver uma verdadeira cidade medieval na Toscana você deve viajar até San Gimignano. A tranquila e charmosa cidade é famosa pelas suas 14 torres medievais e pelas suas muralhas antigas. As torres são verdadeiramente magníficas e criam um horizonte fantástico na zona rural circundante.

San Gimignano
San Gimignano

Além das deslumbrantes torres dominantes e da piazza central, Gimignano também tem vários museus fantásticos incluindo o Museo Estrusco e o Museo Archeologico.

20. Grosseto

Grosseto pode não ser tão popular quanto Florença ou Pisa, mas ela detém um conjunto de locais interessantes e estruturas históricas e é um lugar incrível para se visitar na parte mais ao sul da Toscana. A principal atracão desta cidade é o histórico centro da cidade velha – muito das muralhas originais ainda está de pé, assim como vários bastiões defensivos – estas estruturas envolvem o centro histórico da cidade e criam uma divisão clara entre o velho e o novo.

Grosseto
Grosseto

Dentro do centro da cidade você pode encontrar alguns locais interessantes como o Duomo di Grosseto, a Porta Corsica, o Bastione Cavallerizza e o Palácio Aldobrandeschi. A Piazza Dante é também um dos mais belos locais da cidade e contém alguns dos prédios mais importantes desta localidade da Toscana.

21. Região Vinícola de Chianti

A Toscana é famosa pela sua produção de vinho e a Região Vinícola de Chianti Classico repousa entre Florença e Siena. Esta região é verdadeiramente bela e tem uma miríade de aldeias interessantes para se visitar. Além disso, você pode visitar uma das muitas adegas e provar algumas das produções de primeira classe que aqui se produzem e até fazer um roteiro pelos vinhedos.

Região Vinícola de Chianti
Região Vinícola de Chianti

Algumas das aldeias mais pequenas valem também uma visita, incluindo Greve, Chiocchio e Panzano. Considere alugar um carro e dirigir pela Região Vinícola de Chianti – a zona rural é sublime, as aldeias são charmosas e o vinho é excelente.

22. Manarola

Uma das cinco aldeias incrivelmente bonitas de Cinque Terre, na costa acidentada do Mar da Ligúria, as coloridas casas de Manarola parecem empilhadas umas sobre as outras, cavadas na lateral do penhasco vertical que cai no mar. Fundada no século XII pelos habitantes da vizinha aldeia de Volastra, Manarola é a mais antiga das cinco aldeias e tem um porto de pesca único – os pescadores têm que levantar os barcos por guindaste e estacioná-los num dos terraços como carros.

Manarola
Manarola

Você pode explorar a vila através de ruas estreitas e íngremes e até mesmo saltar para o mar azul claro e assistir a esta incrível façanha de engenharia e engenho humano enquanto nada de costas nas águas quentes da Ligúria.

 

23. Perúgia

Perúgia tem a honra de ser a capital da região da Úmbria. Localizada no centro do país, Perúgia é aproximadamente equidistante de Florença e Roma e fica numa região montanhosa cercada por vales e montanhas. Durante a era etrusca na Itália, Perúgia foi uma das principais cidades e prosperou muito devido à sua localização central. Durante a Idade Média, Perúgia transformou-se numa Cidade Universitária e era conhecida pela sua dedicação ao desenvolvimento das artes e da cultura. Hoje, a cidade ainda mantém essa tradição e hospeda muitos festivais e eventos como o Festival de Jazz da Úmbria.

Perúgia
Perúgia

Ao visitar Perúgia, pode esperar encontrar uma infinidade de igrejas e estruturas históricas maravilhosas, mas também fantásticos museus e atracções, como a Fábrica de Chocolate Perugina. Além disso, a região circundante está repleta de paisagens deslumbrantes e parques nacionais ricos para satisfazer aqueles que amam o ar livre. Como destino turístico, Perúgia realmente tem muito a oferecer e a sua combinação de atracções históricas e naturais irá mantê-lo entretido por dias a fio.

24. Assis

Quando a UNESCO inscreveu as atracções franciscanas em Assis na lista de Sítios do Património Mundial, citou o modo pelo qual a cidade influenciou tanto a expressão religiosa quanto a história da arte na Europa. É o entrelaçamento dessas duas características que fazem desta cidade medieval um marco importante para os turistas.

Assis
Assis

Sendo o local de nascimento de São Francisco de Assis e o centro de grande parte da obra da sua vida, a história da cidade está intimamente associada à ordem franciscana que ele aqui criou. A sua vida e obra inspiraram grandes artistas – Giotto, Cimabue, Andrea da Bolonha e Simone Martini entre eles – e as suas obras na basílica dedicada ao santo contam a sua história de vida aos fiéis desde há oito séculos. Mas no meio do tesouro de arte que Assis detém, não se esqueça das suas ruas medievais atmosféricas e do notável castelo no topo desta cidade montanhosa da Úmbria.

25. Pádua

Pádua (Padova) é uma comuna italiana localizada na região de Veneto, no nordeste da Itália – embora muitas vezes considerada parte da maior área metropolitana de Veneza e Treviso, Pádua tem uma história distinta e tem sido uma cidade importante desde a Idade Média. Localizado no rio Bacchiglione, Pádua fica a cerca de 40 km a oeste de Veneza e tem uma população actual de 214.000 habitantes. Esta cidade é extremamente bonita e apresenta uma infinidade de arquitectura encantadora, pontes que atravessam o rio, e também a importante Universidade de Pádua, que hospedou o lendário Galileu.

Pádua
Pádua

Vários documentos históricos mostram que Pádua é uma das cidades mais antigas do norte da Itália e tem alguma forma de assentamento desde 1183 aC. Ao longo dos anos subsequentes, Pádua foi invadida por várias facções, incluindo os hunos e godos. Durante a Idade Média e Renascimento, Pádua tornou-se extremamente importante e a sua universidade era conhecida em toda a Itália. Hoje, a zona industrial a leste de Pádua é uma das maiores da Europa e emprega mais de 50.000 pessoas. Como destino turístico, Pádua oferece uma rica selecção de edifícios históricos, belos jardins e museus interessantes.

Tags: itália
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

loriga serra da estrela
Viagens

Praia fluvial de Loriga: um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

by VxMag
Mar 21, 2023
0

Em plena Serra da Estrela, podemos encontrar a magnífica praia fluvial de Loriga, detentora de uma grande variedade de comodidades...

Read more
locais mais frios do mundo

Os 10 locais mais frios do planeta

Mar 21, 2023
casa mais antiga de Lisboa

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Mar 20, 2023
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023
Eslovénia

12 dos melhores locais para visitar na Eslovénia

Mar 20, 2023
grandes rotas portugal

Passadiços do Paiva: viagem mágica ao longo de um rio deslumbrante

Mar 20, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine