Início Viagens Os 25 melhores locais para visitar em Roma

Os 25 melhores locais para visitar em Roma

É uma das cidades mais antigas do mundo e está repleta de monumentos de origem romana. Descubra os melhores locais para visitar em Roma, Itália.

0
Roma
Roma

A cidade de Roma é uma das mais antigas do mundo. A história de Roma abrange mais de 2500 anos e tem sido um centro de poder, política, cultura e desenvolvimento desde a sua génese. A criação da cidade está mergulhada em lendas e mitologia e existem vários relatos diferentes de como este majestoso lugar foi construído. Vários imperadores romanos e Césares governaram a poderosa Roma e este é o local onde o colossal Império Romano cresceu.

À medida que o tempo avançava, vários monumentos, palácios e edifícios religiosos foram construídos na cidade e estes representam, agora, belas atracções. Roma é, consistentemente, classificado como um dos principais destinos turísticos europeus e com pontos como o Coliseu e o Vaticano torna-se fácil perceber porquê. Descubra os melhores locais para visitar em Roma, Itália.

1. Coliseu

Coliseu
Coliseu

É um dos monumentos mais famosos e icónicos do mundo e uma viagem a Roma não estará completa se não o visitar. O Coliseu é facilmente acessível e tem uma estação de metro nas proximidades. Maravilhe-se com esta famosa estrutura. Enfrente as filas e entre para realmente apreciar a grandeza deste antigo local de celebração.

2. Praça de São Pedro

Praça de São Pedro
Praça de São Pedro

Roma tem um pequeno país dentro de um país: o Vaticano. Este estado independente é um dos mais importantes locais religiosos do mundo e a Praça de São Pedro é um lugar emblemático onde muitos eventos significativos tiveram lugar. Na extremidade da praça fica a Basílica de São Pedro. Aproveite a enormidade da praça e espere encontrar multidões de pessoas esperançosas de ver o Papa.

3. Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro

Possivelmente o edifício religioso mais reconhecido e célebre do mundo. Há uma elegante fachada frontal e encontrará estátuas dos apóstolos e de Jesus. Dentro da basílica, a arquitectura e a decoração são absolutamente incríveis. A Basílica de São Pedro é, sem surpresas, considerada um dos mais belos edifícios do mundo. Impressione-se com a quantidade de decoração e detalhes. Michelangelo e Bernini contribuíram a nível de design.

4. Panteão

Panteão de Roma
Panteão (©nejdetduzen)

O poderoso Panteão é um dos mais conhecidos edifícios romanos do mundo e é uma das atracções mais famosas de Roma. Foi construído em 118 d.C. pelo imperador Adriano. O interior tem uma cúpula magnífica. Localizado no centro de Roma, na Piazza della Rotonda, o Panteão merece verdadeiro destaque, sendo um ponto de paragem obrigatória.

5. Fonte de Trevi

Fonte de Trevi
Fonte de Trevi

Não há muitas outras fontes no mundo tão ricamente decoradas e esculpidas como a fonte de Trevi, que presta homenagem ao deus romano Oceanus e foi construída em 1762 por Nicola Salvi. O detalhe das esculturas é simplesmente maravilhoso. Não existem dúvidas: a fonte é uma verdadeira obra de arte. De realçar, igualmente, que se tornou tradição atirar moedas para a água a fim de se obter sorte.

6. Escadaria da Praça de Espanha

Escadaria da Praça de Espanha
Escadaria da Praça de Espanha

Localizados na Piazza di Spagna e na Piazza Trinita dei Monti, os 135 degraus da escadaria da Praça de Espanha foram construídos em 1725. No topo da escadaria encontra-se a igreja Trinita dei Monti, uma bela atracção. Na parte inferior da escadaria, a Piazza di Spagna é espaçosa e há uma boa variedade de lojas e cafés.

7. Fórum Romano

Fórum Romano
Fórum Romano

As ruínas mais importantes de Itália serão, possivelmente, estas. O Fórum Romano é um antigo sítio que consiste em muitas ruínas que, outrora, eram o centro da vida pública e política de Roma. Vários templos ergueram-se aqui: Saturno, Tito e Vesta. Localiza-se ao lado do Coliseu e do Altar da Pátria.

8. Capela Sistina

Capela Sistina
Capela Sistina

A Capela Sistina possui uma quantidade impressionante de detalhes e iconografia. Situada no Palácio Apostólico na Cidade do Vaticano, esta capela foi amplamente restaurada nos anos 1400. É na Capela Sistina que um novo Papa é escolhido. É, igualmente, famosa pelas decorações extensas e detalhadas, como “O último julgamento” (Michelangelo) e as obras de arte a nível de tecto.

9. Museus do Vaticano

Museus do Vaticano
Museus do Vaticano

Este tesouro de obras de arte clássicas e históricas foi construído ao longo de muitos séculos por vários Papas e inclui algumas das obras de arte mais importantes do mundo. Situados dentro dos confins do estado do Vaticano, os museus possuem mais de 70 mil peças de arte, como as notáveis “A Transfiguração” (Raphael) e “Sepultura de Cristo” (Caravaggio).

10. Piazza Navona

Piazza Navona
Piazza Navona

A Piazza Navona foi construída no século XV e tornou-se uma atracção popular desde então. Localizada nas proximidades do Panteão e da Fonte de Trevi, a praça é um óptimo lugar para visitar enquanto atravessa o centro da cidade. Esta grande praça encontra-se, geralmente, repleta de artistas e vendedores ambulantes.

11. Castelo de Santo Ângelo

Castelo de Santo Ângelo
Castelo de Santo Ângelo

Também conhecido como o Mausoléu de Adriano, o Castelo de Santo Ângelo já chegou a ser o edifício mais alto de Roma. Criado em 129 d.C., estava originalmente destinado para servir como mausoléu para o imperador Adriano.. À medida que o tempo avançava, o castelo tornou-se parte do estado do Vaticano e estava conectado à Basílica de São Pedro através de um enorme corredor chamado Passetto di Borgo. Actualmente, o castelo é um museu.

12. Palatino

Palatino
Palatino

É uma das áreas mais antigas da Roma moderna e é o monte mais central da região do Tibre. Oferece uma fantástica posição de visualização e, a partir daqui, poderá ver a extensão de Roma disposta diante dos seus olhos. Na mitologia romana, este é o local onde Rómulo e Remo – segundo a lenda, os fundadores de Roma – foram, supostamente, encontrados.

13. Galleria Borghese

Galleria Borghese
Galleria Borghese

É um importante museu de arte que contém uma infinidade de belas pinturas, esculturas e antiguidades. A fachada frontal impressiona pela beleza e ornamentação. Distribuídos por vinte salas diferentes, a extensa colecção Borghese inclui obras de Raphael, Caravaggio, Rubens e Ticiano.

14. Basílica de Santa Maria Maggiore

Basílica de Santa Maria Maggiore
Basílica de Santa Maria Maggiore

Roma encontra-se repleta de fantásticos edifícios religiosos e históricos e a Basílica de Santa Maria Maggiore é uma dessas estruturas. A frente deste magnífico edifício possui uma disposição central de colunas de pedra cobertas de estátuas e muitas inscrições. Enquanto o exterior é deslumbrante por direito próprio, o interior é simplesmente de tirar o fôlego, apresentando uma grande quantidade de decoração a ouro, frescos e detalhadas pinturas.

15. Jardins da Villa Borghese

Jardins da Villa Borghese
Jardins da Villa Borghese

É um bem-vindo refúgio da abundância de arquitectura histórica encontrada em Roma. Trata-se do terceiro maior parque da capital transalpina. Os jardins cobrem pouco menos de 200 hectares de terra e contêm a Galeria Borghese e a Galeria de Arte Moderna Nacional.

16. Trastevere

Trastevere
Trastevere

Residentes locais a falarem alto e animadamente uns para os outros a partir das respectivas habitações. Esta é uma das peculiaridades que aqui encontrará. Esta parte antiga de Roma é considerada um dos poucos lugares onde poderá ver a autêntica vida romana. Aqui existem diversos bares, restaurantes, cafés e bares. Visite Trastevere e passará, com certeza, bons momentos.

17. Altar da Pátria

Altar da Pátria

Outra obra colossal localizada no coração de Roma, o Altar da Pátria é dedicado ao rei Vítor Emanuel II, considerado o pai da nação italiana. Este grande monumento de pedra situa-se nas proximidades do Coliseu e do Panteão. Em frente ao Altar da Pátria há uma notável estátua de bronze de Emanuel.

18. Ponte de Santo Ângelo

Ponte de Santo Ângelo
Ponte de Santo Ângelo

Abrange o Tibre, possui uma grande simetria e é considerada uma das pontes mais bonitas e decorativas de Roma, proporcionando, igualmente, fantásticas oportunidades fotográficas. Uma característica principal da ponte são as dez estátuas de anjo que estão no topo das muralhas; estes anjos são de um magnífico detalhe, sendo que cada um deles carrega um diferente objecto.

19. Palácio do Quirinal

Palácio do Quirinal
Palácio do Quirinal

É uma das residências oficiais do actual presidente italiano e fica no Monte Quirinal, no centro de Roma. No total, estende-se por uma área de 110.500 metros quadrados e é um dos maiores palácios do mundo. É possível uma visita guiada ao palácio e também existem várias exposições que detalham a sua história e uso. Os jardins do Quirinal são vistos como esplendorosos, sendo possuidores de muitas plantas, árvores, arranjos de flores e recursos aquáticos.

20. Piazza del Popolo

Piazza del Popolo
Piazza del Popolo

No extremo leste da praça encontra-se o Monte Pinciano que oferece vistas fantásticas da Piazza e de Roma. No centro da Piazza fica o enorme Obelisco Flamínio que, como o presente na Praça de São Pedro, foi transferido do Egipto. Várias fontes ornamentadas marcam presença na praça, entre as quais a Fontana del Netuno e a Fontana dell Obelisco. Este é um excelente lugar para relaxar e aproveitar a paisagem ou apreciar as vistas do Píncio.

21. Arco de Constantino

Arco de Constantino

Fica ao lado do Coliseu e é dedicado ao grande Imperador Constantino para celebrar a sua vitória na Batalha da Ponte Mílvia. Construído em 315 d.C., está entre as estruturas mais antigas da cidade e ainda conserva uma grande quantidade de detalhes originais. As obras de arte e as esculturas presentes no arco são uma amálgama de muitos temas diferentes e combinam-se para formar uma exibição maravilhosa da história antiga.

22. Basílica de São Clemente

Basílica de São Clemente
Basílica de São Clemente

Esta é uma das igrejas menos conhecidas no centro de Roma, sendo, no entanto, tão opulenta e histórica como a Basílica de São Pedro. Está dividida em três secções distintas que abarcam cerca de dois mil anos. O interior é espectacular e apresenta grandes quantidades de decoração e arte. Localizada nas proximidades do Coliseu, trata-se de um óptimo lugar para visitar.

23. Piazza Venezia

Piazza Venezia
Piazza Venezia

Vista como uma via central em Roma, a Piazza Venezia é uma das partes mais movimentadas da cidade. Nesta praça encontrará, igualmente, duas outras atracções dignas de realce: o Altar da Pátria e a Coluna de Trajano.

24. Villa Farnesina

Villa Farnesina

Localizada no histórico bairro de Trastevere em Roma, a Villa Farnesina é, sem dúvida, um belo exemplo de arquitectura e design. Construída no século XVI para Agostina Chigi, serve, nos dias de hoje, de museu. Além da incrível arquitectura, a Villa Farnesina possui também bonitos e detalhados frescos criados pelos famoso artista renascentista Raphael.

25. Fontana dei Quattro Fiumi

Fontana dei Quattro Fiumi
Fontana dei Quattro Fiumi (Louis Cantillo)

Esta ornamentada e detalhada fonte fica no centro da Piazza Navona e foi desenhada pelo lendário escultor Gian Lorenzo Bernini. Criada para o Papa Inocente X em 1651, localiza-se no exterior do Palazzo Doria Pamphilj, edifício que serviu de residência familiar para o Papa. A fonte retrata os quatro deuses do rio e no centro encontra-se um grande obelisco egípcio. Cada uma das quatro estátuas presta homenagem a um dos principais rios do mundo: o Nilo, o Danúbio, o Ganges e o Rio da Prata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here