Início Viagens Os 15 melhores locais para visitar em Veneza

Os 15 melhores locais para visitar em Veneza

É uma das cidades mais românticas do mundo e uma das paragens obrigatórias numa viagem a Itália. Estes são os melhores locais para visitar em Veneza.

10405
1
Veneza
Veneza

 

É a capital da região italiana de Veneto, no norte do país, e é uma das cidades mais bonitas do mundo. Mas não é apenas isso. Veneza é uma cidade completamente diferente de todas as outras, seja na Itália ou seja no resto mundo. Na realidade, esta deslumbrante cidade espalha-se por 117 pequenas ilhas separadas por uma rede de canais mas ligadas por pequenas pontes, o que faz de Veneza uma das cidades mais românticas do mundo. Passear pelos seus canais, seja nas famosas gôndolas ou seja a pé pelas ruelas adjacentes, é uma experiência única.

Durante a Idade Média e durante o Renascimento Italiano, Veneza transformou-se numa cidade extremamente poderosa e influente, tornando-se num importante centro financeiro e militar. O poder de Veneza residia nos seus mercadores que dominavam a então Rota da Seda, que trazia mercadorias da Ásia até à Europa. Graças ao poder económico, veio também o poder cultural e artístico, transformando Veneza num dos grandes pólos dinamizadores do Renascimento e dando origem a alguns dos monumentos e das obras de arte que ainda hoje podem ser visitados e apreciados na cidade, como a Basílica de São Marcos, por exemplo. Estes são os melhores locais para descobrir em Veneza, Itália!

 

1. Basílica de São Marcos

Facilmente o edifício mais conhecido e famoso em Veneza, a Basílica de São Marcos é de uma arquitectura sublime que resistiu ao teste do tempo desde a sua criação em 1092 e continua a ser um dos mais importantes edifícios religiosos do norte da Itália.

Basílica de São Marcos
Basílica de São Marcos

Todos os aspectos desta igreja são fantásticos – Do detalhe ornamentado, esculturas e obras de arte da fachada frontal, aos afrescos lindamente pintados e obras de arte bizantinas no interior do tecto abobadado. Localizado na Piazza San Marco, esta basílica é facilmente acessível a partir do grande canal e é um dos exemplos sobreviventes mais conhecidos da arquitectura bizantina italiana.

 

2. Praça de São Marcos

Enquanto a Basílica de São Marcos é o edifício mais famoso de Veneza, a Praça de São Marcos é a praça mais famosa. Localizada no grande canal, em frente à ilha de San Giorgio Maggiore, esta praça tem uma  grande importância em Veneza e é um lugar verdadeiramente espectacular para se visitar. Em redor da Piazza existe uma série de edifícios ornamentados com passadiços arqueados que se enquadram perfeitamente na paisagem urbana.

Praça de São Marcos
Praça de São Marcos

Além disso, vários edifícios importantes estão localizados na praça, incluindo o Campanário de São Marcos, a Basílica de São Marcos, o Palácio dos Doges (Palácio Ducal) e a Torre dell’Orologio. Esta praça é realmente o lugar perfeito para começar o seu passeio por Veneza e deslumbrar-se com algumas das suas vistas mais impressionantes.

 

3. Canale Grande

Veneza tem literalmente centenas de canais que ligam as várias ilhas que compõem a cidade – o maior deles é o Canale Grande. Este canal monumental é mais parecido a um rio que passa de um lado de Veneza para o outro e serpenteia a cidade através do centro histórico. Mais de 170 edifícios que datam desde o século 13 alinham-se ao longo deste canal que serviu como uma importante via navegável na cidade há centenas de anos.

Canale Grande
Canale Grande

Apenas quatro pontes permitem atravessar a pé o grande canal, pois geralmente pessoas e turistas viajam ao longo do canal em gôndolas, não sobre ele. Considere caminhar ao longo de secções do canal, admirando os edifícios que o rodeiam e observando o tráfego de gôndolas na movimentada Veneza.

 

4. Ponte di Rialto

Como uma das pontes que atravessa o impressionante Canal Grande, a Ponte di Rialto é, sem dúvida, a mais famosa e icónica. Conectando os distritos de San Marco e San Polo de Veneza, a ponte é uma importante via pedestre, mas também uma atracção turística extremamente popular.

Ponte di Rialto
Ponte di Rialto

Originalmente uma ponte de madeira, foi utilizada ao longo de centenas de anos até que colapsou em 1524. Após este incidente, uma ponte de pedra ornamentada foi construída no mesmo local e esta é a ponte que pode observar nos dias de hoje. Os detalhes e o design da ponte são simplesmente lindos e a sua simetria enquadra perfeitamente com o grande canal.

 

5. Gallerie dell’Accademia

Localizada em frente à Ponte dell’Accademia no Grande Canal, este museu possui uma bela colecção de arte anterior ao século XIX e apresenta obras de artistas como Bellini, Canaletto e Ticiano. O prédio em que a galeria está alojada foi anteriormente um convento e foi convertido no museu nos finais do século 18.

Gallerie dell'Accademia
Gallerie dell’Accademia

Para aqueles que amam arte renascentista e obras-primas icónicas desta época, esta galeria é de visita obrigatória. Possivelmente, a sua peça mais conhecida é o Homem Vitruviano de Da Vinci, que mostra as proporções ideais do homem. Outros trabalhos notáveis ​​incluem a Ressurreição de Tintoretto, Virgem e Criança por Ticiano, e a Batalha de Lepanto por Veronese.

1
2
3
Artigo anteriorAs 16 melhores praias de Quarteira e arredores
Próximo artigoA aldeia portuguesa que os japoneses adoram

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here