Início Viagens Os 20 melhores locais para visitar em Florença

Os 20 melhores locais para visitar em Florença

Foi o berço do Renascimento e pátria de génios como Michelangelo, Botticelli e Donatello. Estes são os melhores locais para visitar em Florença, na Itália.

1
Florença
Florença

Florença é considerada uma das cidades mais culturais e históricas do mundo e está repleta de uma arquitectura incrível e lugares de um significado histórico muito importante. É a capital da belíisima e romântica região italiana da Toscana e tem uma população de 383.000 habitantes.

Esta cidade maravilhosa repousa no centro da Itália e tem uma rede ferroviária bem desenvolvida com conexões com Pisa e Bolonha. Por isso mesmo, Florença pode servir de centro e de ponto de partida caso esteja a pensar visitar várias cidades nesta zona da Itália.

Florença
Florença

Ao longo da história Florença foi uma importante cidade do império romano desenvolveu-se ao ponto de se tornar numa próspera cidade medieval. É reconhecida como o local de nascimento do Renascimento, e entre os séculos 12 e 16 foi uma das cidades mais importantes do mundo. Residentes notáveis de Florença incluem Maquiavel, Lourenço de Médici, Dante, Michelangelo, Donatello, Galileu e Rafael.

Hoje em dia, o turismo é sem dúvida uma parte importante da economia de Florença e uma média de 13 milhões de pessoas visitam a cidade todos os anos. Além do turismo, Florença tem um grande sector industrial e aqui se fabricam produtos como mobília, borracha, químicos e comida.

Distritos industriais como Prato-Pistoria têm historicamente exportado produtos de alta qualidade como as lambretas Vespa. Se procura um destino repleto de arte, cultura e arquitectura, Florença não irá desiludir, com certeza. Estas são as melhores atracções turísticas de Florença, na Itália.

1. Catedral de Florença (Duomo di Firenze)

Catedral de Florença
Catedral de Florença

Possivelmente a catedral mais conhecida do mundo, o Duomo como é simplesmente conhecido em Florença é a jóia da cidade. Foi inicialmente construído em 1436, mas a assombrosa fachada não foi completada até o século 19. Localizado no centro da cidade velha, o Duomo destaca-se por milhas e cria uma vista imponente que se destaca dos outros prédios medievais.

O exterior e a fachada da Catedral são monumentais – cobertos de mármore branco e desenhos policromáticos vermelhos, rosa e verdes; a cor e o estilo são de tirar o fôlego. Além disso, uma imensa cúpula repousa como a cabeça da catedral e pode ser acedido através de uma série de degraus. Embora o interior da catedral seja um tanto cru em contraste, ele impressiona pela grandeza e tem vários detalhes interessantes como o grande relógio e o magnífico afresco do Juízo Final que cobre o lado de dentro da cúpula.

2. Campanário de Giotto

Campanário de Giotto
Campanário de Giotto

Muitas pessoas acreditam que o Campanário de Giotto está conectado com o Duomo mas no entanto é um prédio separado que possui uma beleza própria e única. A estrutura é uma verdadeira obra-prima da arquitectura gótica e é um dos postais mais reconhecidos da cidade. Dividido em cinco níveis distintos, o exterior da torre apresenta uma decoração de mármore policromático que também está presente no Duomo em cores verde vivo e rosa.

Construído entre 1334 e 1359, o prédio foi projectado pelo famoso artista Giotto, mas foi terminado por Talenti que adicionou os últimos andares depois de Giotto ter falecido em 1343. Uma abundância de esculturas, obras de arte e painéis decorados cobre a torre e são uma verdadeira obra-prima da arte renascentista. Além da decoração, você também pode subir os 414 degraus da torre e apreciar as vistas fantásticas de Florença e do Duomo.

3. Palazzo Vecchio

Palazzo Vecchio
Palazzo Vecchio

Enquanto o Duomo é o prédio religioso mais famoso, o Palazzo Vecchio é o prédio administrativo mais importante de Florença. Esta estrutura permaneceu como o palácio da Signoria da República de Florença e foi também a sede administrativa do município nos anos posteriores. Originalmente construído em 1299, o Palazzo foi projectado pelos mesmos arquitectos que trabalharam no Duomo e na igreja de Santa Cruz.

Com um design quadrado e numerosas crénulas, o prédio quase parece um castelo e tem também uma grande torre do sino. Na fachada principal, uma série de camadas de brasões podem ser vistas representando as várias famílias e indivíduos importantes relacionados com a história da cidade. O interior do palácio também é sublime com uma série de quartos decorados de forma original como o Quarto de Hércules e o Quarto de Cibele.

4. Ponte Vecchio

Ponte Vecchio
Ponte Vecchio

Florença é cheia de pontes famosas e a Ponte Vecchio é uma ponte extremamente bela e antiga. Estendendo-se sobre o Rio Arno, a Ponte Vecchio é notória pelas numerosas lojas que estão construídas nas laterais da ponte, pela sua história e pelo conjunto de lojas que se alinham ao longo do passadiço principal. Registos históricos datam a ponte do ano de 996, mas a sua origem verdadeira é incerta.

Caminhe por esta estrutura fantástica e olhe para as várias lojas e vendedores – você encontrará joalheiros, negociantes de arte e lojas de souvenir. Quando chegar ao ponto central, a ponte abre-se e pode admirar-se com as vistas fantásticas do Rio Arno. Além de caminhar pela ponte em si, caminhe também ao longo do Corridoio Vasariano para ver o exterior da Ponte Vecchio e os seus maravilhosos anexos em forma de casa.

5. Basílica de Santa Cruz

Basílica de Santa Cruz
Basílica de Santa Cruz

Enquanto a Catedral de Florença se pode gabar do seu imenso tamanho, a Basílica de Santa Cruz é verdadeiramente bela e convidativa, mesmo que mais pequena. Construída num período similar ao Duomo, também apresenta uma fachada principal que inclui painéis de mármore policromático rosa, verde e vermelho contrastando com pedra branca polida.

Repousando na Piazza di Santa Croce, a Basílica toma a posição central e emoldura a praça de forma perfeita e harmoniosa. Além da beleza exterior, o interior é o lar dos túmulos de alguns dos artistas e estudiosos renascentistas mais influentes do mundo, incluindo Galileu, Michelangelo e Maquiavel.

6. Batistério de São João

Batistério de São João

Completando o trio de prédios associados à Catedral de Florença, o Batistério localiza-se em frente da fachada principal do Duomo e é um prédio completamente separado dos restantes. Como um dos prédios mais antigos da cidade, o Batistério é uma das mais famosas atracções de Florença e o seu exterior apresenta o maravilhoso design “florentino” que é similar ao Duomo e ao Campanário de Giotto.

Os três conjuntos de portas de bronze são de interesse particular e descrevem várias cenas religiosas e virtudes humanas. Dentro do Batistério, um estonteante afresco dourado em estilo bizantino cobre o tecto e as paredes superiores e descreve o juízo final e outras histórias da Bíblia e do Génesis.

7. Palácio e Galeria Uffizi

Palácio e Galeria Uffizi
Palácio e Galeria Uffizi

Localizado um pouco ao norte da Piazza della Signoria, o Palácio e Galeria Uffizi é um museu de artes renomeado e é considerado como um dos museus italianos mais importantes do mundo. O prédio em si é uma maravilha e o pátio interno apresenta uma série de colunas e arcos intrincados e que são adornados com estátuas de mármore.

Dentro do museu existe uma imensa colecção de Arte Renascentista de artistas como Botticelli, Da Vinci, Ticiano e Rafael. É uma das mais maravilhosas colecções de arte renascentista do mundo e muitas peças são simplesmente fantásticas como O Baptismo de Cristo de Da Vinci, a Adoração dos Magos de Botticelli e o Sacrifício de Isaac de Caravaggio. Para os amantes de arte e história, o Palácio Uffizi irá exigir largas horas de contemplação.

8. Basilica di San Lorenzo

Basilica di San Lorenzo
Basilica di San Lorenzo

Situada muito próxima do Duomo, a Basilica di San Lorenzo foi construída sob os desígnios da poderosa família Médici que governou Florença por muitos anos durante o Renascimento. Embora não tão grandiosa e ornamental quanto o Duomo, esta igreja é um edifício impressionante com a sua enorme cúpula e  o telhado de terracota que a caracterizam.

Dentro da igreja há um enorme conjunto de belas obras de arte e decorações incluindo um tecto dourado e de ouro branco e um interior de cúpula soberbamente decorado. Muitos afrescos e esculturas emolduram a cúpula e criam uma mistura interessante de padrões e cores. Além disso, uma grande parte da família Médici está enterrada aqui e os seus túmulos dentro da capela são bastante requintados e interessantes de se conhecer.

9. Piazza della Signoria

Piazza della Signoria
Piazza della Signoria

Perdendo apenas para a Piazza del Duomo, a Piazza della Signoria é de igual importância e contém uma miríade de edifícios e de arte clássica. A praça está localizada ao sul da Piazza del Duomo e é facilmente acessível devido à sua localização central. A estrutura principal da Piazza é o magnífico Pallazo Vecchio com a sua enorme torre do relógio e estátuas fantásticas de David e Hércules.

À esquerda do palácio fica a maravilhosa fonte de Neptuno, e à direita está a Loggia dei Lanzi que contém algumas belas esculturas renascentistas incluindo Perseu, Menelau e Hércules. Finalmente, uma grande estátua de Cosme de Médici encontra-se perto da fonte de Neptuno. Também é um local famoso pelas suas lojas de produtos de luxo.

10. Galleria dell’Accademia

Galleria dell’Accademia
Galleria dell’Accademia

Localizada muito próxima da Piazza del Duomo e da Basilica di San Lorenzo, a Galeria da Academia de Florença é um museu extremamente importante. Um edifício simples que pode passar despercebido se você não souber onde está, a Galeria contém algumas obras-primas da arte renascentista incluindo a escultura de David original de Michelangelo.

Além desta peça original do génio, o museu também abriga outras esculturas e obras de Michelangelo, e é dividido em vários diferentes e interessantes salões. Aqui você pode encontrar uma riqueza de arte histórica, e também uma grande quantidade de objectos de interesse pertencentes aos séculos 14 e 15 de Florença. Finalmente, há um museu de instrumentos musicais que contém uma miríade de invenções musicais antigas e únicas.

11. Palazzo Pitti

Palazzo Pitti
Palazzo Pitti

Localizado na margem sul do Rio Arno, o Palazzo Pitti está de pé desde os anos 1400 e é um belo exemplo de arquitectura renascentista. Uma praça grandiosa repousa na frente do palácio e emoldura a fachada principal com uma perfeição simétrica. Embora tenha sido um dia lar da realeza e de famílias poderosas da Itália como os Médici, o palácio é agora um dos maiores complexos museológicos de Florença.

Dentro do palácio, há uma miríade de galerias diferentes que são todas ricamente decoradas, mas também contém um enorme conjunto de obras de arte renascentistas. A sala de Júpiter, por exemplo, contém alguns afrescos impressionantes, mas também a famosa Moça com Véu de Rafael. Outros artistas bem conhecidos apresentados incluem Ticiano, Rubens, Caravaggio e Veronese.

12. Jardins de Boboli

Jardins de Boboli
Jardins de Boboli

Conectados ao Palazzo Pitti, os Jardins de Boboli são imensos e lindos. Cobrindo uma área de 45.000 metros quadrados, os jardins são um dos maiores de Florença e é um verdadeiro deleite para a alma caminhar pelos seus recantos.

Criado no século 16, os Jardins de Boboli apresentam uma miríade de secções diferentes, incluindo um relvado principal com uma fonte de obelisco, uma selecção de árvores, plantas e flores de todo o mundo e vários lagos ornamentado com fontes. Se pretende escapar por uns instantes do reboliço da cidade, pode encontrar consolo neste lugar maravilhoso e desfrutar deste belíssimo espaço verde em Florença.

13. Piazzale Michelangelo

Piazzale Michelangelo
Piazzale Michelangelo

Esta praça oferece a melhor vista de Florença e da Catedral em toda a cidade. Localizada na margem sul do Rio Arno, a Piazzale Michelangelo repousa no alto de uma colina perto do Jardim de Boboli e do Palazzo Pitti.

No centro da praça encontra-se uma maravilhosa estátua de bronze de David, e no limite da praça há uma série de vendedores e artistas a comercializar as suas mercadorias. A vista da Piazza é incomparável e você pode ver verdadeiramente Florença em toda a sua glória, emoldurada pelo Rio Arno. Se procura uma fotografia verdadeiramente memorável e inesquecível, este é o lugar!

14. Igreja de Santa Maria Novella

Igreja de Santa Maria Novella
Igreja de Santa Maria Novella

Localizada em frente da principal estação ferroviária, a Igreja de Santa Maria Novella é um belo edifício com um design similar ao do Duomo e da Basílica da Santa Cruz – Outro belo exemplo de arquitectura renascentista usando policromia e mármore branco para criar uma fachada principal arrebatadora.

Enquanto o exterior e a Piazza circundante são magníficos por si só, o interior é também uma verdadeira maravilha. Dentro da igreja há inúmeras capelas dedicadas a várias famílias ricas e proeminentes de Florença durante a era do Renascimento. Afrescos detalhados cobrem as paredes e o tecto e a igreja contém obras de arte de artistas famosos incluindo Botticelli e Ghiberti.

15. San Miniato al Monte

San Miniato al Monte
San Miniato al Monte

Localizada no alto de uma colina no lado mais distante do Rio Arno, a San Miniato al Monte é uma igreja charmosa que tem um fachada principal fantástica que é similar à Catedral de Florença. Se você dispuser do tempo necessário para caminhar pela igreja e pelo mosteiro adjacente será recompensado com vistas deslumbrantes até o velho centro de Florença – daqui você pode ver o magnífico Duomo e o Palazzo Vecchio.

Além das vistas, a igreja em si é verdadeiramente espectacular com uma fachada principal com mármore branco e verde. O interior é igualmente decorativo e apresenta alguns afrescos, obras de arte e colunas de mármore incríveis. Além disso, possui inúmeras de obras de arte antigas nas paredes e um monumento funerário ao Cardeal Jaime de Portugal, antigo embaixador português em Florença.

16. Piazza del Duomo

Piazza del Duomo
Piazza del Duomo

Localizada no centro de Florença, a Piazza del Duomo é uma das praças principais da cidade e contém uma arquitectura sublime. Este é um óptimo lugar para começar o seu passeio por Florença e daqui você pode ver a magnífica Catedral de Florença o Campanário Giotto, o Batistério de São João e a Loggia del Bigallo.

Além dos edifícios, existe também uma miríade de lojas, restaurantes e cafés para desfrutar, mais uma gama de pequenas lojas de souvenires e vendedores. Sendo uma das partes mais prósperas e movimentadas da cidade, a Piazza del Duomo é absolutamente obrigatória.

17. Corridoio Vasariano

Corridoio Vasariano
Corridoio Vasariano

O Corredor Vasariano foi originalmente criado como uma passagem particular para Cosme de Médici do Palazzo Pitti ao Palazzo Vecchio – Os indivíduos alta sociedade de Florença dos anos de 1500 frequentemente tinham algum receio em caminhar por locais públicos e este corredor foi construído especificamente para que eles se pudessem deslocar longe dos olhares do povo.

Começando no Palazzo Vecchio, o corredor fechado estende-se ao longo do Rio Arno, cruza a Ponte Vecchio e continua até ao Palazzo Pitti do outro lado. Dentro do corredor existe uma grande quantidade de obras de arte e pinturas renovadas que foram danificadas em anos passados. Algumas partes do corredor estão actualmente fechadas para obras de manutenção mas mesmo assim vale muito a pena percorrer as partes que estão abertas ao público.

18. Forte di Belvedere

Forte di Belvedere
Forte di Belvedere

Localizado no terreno dos Jardins de Boboli, o Forte Belvedere é o segundo maior forte de Florença e assume uma posição de comando na margem sul do Rio Arno. Construído no fim dos anos de 1500, o forte foi feito para demonstrar o poder e a riqueza de Florença durante esse período.

Hoje você pode admirar a arquitectura e o design fantásticos desta fortificação renascentista e entender por que ela detinha uma posição tão estratégica. Além disso, também pode ver observar grande parte da cidade e tirar algumas fotos incríveis da paisagem histórica de Florença.

19. Estátua de David

Estátua de David
Estátua de David

Possivelmente a escultura mais famosa e conhecida no mundo (não só por causa dos seus genitais), a Estátua de David é uma peça magnífica de arte renascentista criada pelo lendário artista Michelangelo.

Esta estátua descreve o herói bíblico David que dizem ter sido o primeiro Rei de Israel e é famosa devido aos seus detalhes fantásticos e precisão absoluta ao descrever a forma humana. A estátua original pode ser encontrada na Galleria dell’Accademia e uma réplica ergue-se orgulhosamente na entrada do Palazzo Vecchio.

20. Museu do Bargello

Museu do Bargello
Museu do Bargello

Outro dos belos museus de Florença, o Museu do Bargello contém uma miríade de esculturas e obras de arte renascentistas. Localizado a uma curta caminhada a nordeste da Piazza della Signoria, este museu está localizado dentro de um edifício que um dia serviu como um castelo e fortificação na Idade Média – Você ainda pode ver a torre de guarda e as crénulas tão características desta época.

Dentro do edifíco há uma larga colecção de esculturas importantes incluindo obras de Donatello. Esculturas de particular interesse incluem David de Donatello, e um busto de Cristo de Lombardo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here