A cidade de Bolonha é a capital da região da Emilia-Romagna no norte da Itália e tem uma população actual de aproximadamente 387.000 pessoas, com uma região metropolitana de pouco mais de 1 milhão de habitantes. Bolonha ocupa uma localização central na Itália e situa-se a norte de Florença, ao Sul de Veneza e a sudeste de Milão. Ao longo da história, Bolonha sempre foi um grande pólo cultural e económico da Itália e foi governada pelos etruscos, celtas e romanos respectivamente.
A partir do século 18, esta cidade foi parte do Estado Papal até à era Napoleónica, nos anos de 1700. As principais economias em Bolonha incluem a indústria transformadora, e um sector financeiro forte. Além disso, devido à sua localização, a cidade também serve como um grande pólo de transporte.
Como uma grande cidade universitária e com uma longa história, Bolonha tem uma maravilhosa colecção de pontos culturais, uma arquitectura fantástica e museus de alta qualidade. Estas são as principais atracções turísticas de Bolonha!
1. Piazza Maggiore
Sendo a praça central em Bolonha, a Piazza Maggiore está localizada bem no centro da cidade e serve como ponto de encontro e como um importante local histórico. Esta praça é dotada de prédios importantes, incluindo o Pallazo d’Accursio, o Palazzo del Podesta, a Basilica di San Petronio e o Palazzo Comunale.

Mais a noroeste da praça situas-e a Piazza del Nettuno que contém a famosa Fonte de Neptuno. Admire a arquitectura fantástica, visite os palácios e as basílicas, ou sente-se e desfrute de uma bela refeição italiana em qualquer um dos restaurantes situados nos Pórticos. A Piazza tem uma atmosfera fantástica e aqui são realizadas sessões de concertos ao ar livre e exposições.
2. As torres inclinadas de Bolonha
Quem iria pensar que aquela famosa torre em Pisa não é a única torre inclinada? Bolonha, na verdade, tem um par de torres inclinadas e uma é mais alta do que o icónico campanário! Na realidade, Bolonha tem uma miríade de torres, mas os dois exemplos construídos na Piazza di Porta Ravegnana são as mais lendárias. Asinelli e Garisenda são duas torres altas que ficam ao lado uma da outra e foram baptizadas com os nomes de famosas famílias italianas.

Asinelli ergue-se a 97,2 metros de altura e foi usada como prisão e fortaleza. Garisenda ergue-se a apenas 48 metros, mas tem uma inclinação e projecção extremamente notáveis de 3,2 metros. Escale as torres para ter vistas incomparáveis de Bolonha e veja as paisagens épicas estendendo-se por vários quilómetros em redor da cidade.
3. San Petronio
Esta imensa estrutura é considerada a 10ª maior igreja do mundo em volume e apresenta uma presença dominante no centro da Piazza Maggiore. Dedicada a São Petronio, que é o santo padroeiro de Bolonha, a igreja tem um design gótico e destaca-se pelo seu grande tamanho e pela sua fachada incompleta. Originalmente construída entre 1388 e 1479, a igreja nunca fora verdadeiramente terminada e a sua fachada é um tanto bizarra.

A metade inferior apresenta trabalho em mármore colorido, enquanto a metade de cima permanece crua e contém alvenaria de cor castanha. O interior da igreja parece verdadeiramente épico – As grandes colunas de tijolos adornadas com decorações parecem estender-se eternamente e o altar principal atrai a sua atenção à medida que você caminha pela nave.
4. Archiginnasio
Listado como um dos prédios mais importantes de Bolonha, o Archiginnasio foi um dia o prédio principal da Universidade de Bolonha e agora abriga o famoso Teatro Anatómico. Este prédio fantástico foi criado no século 16 e está localizado na Piazza Galvani. Como uma peça de arquitectura histórica, o Achiginnasio é fantástico por si só, mas o Teatro Anatómico é indubitavelmente a peça central.

Criada completamente em madeira, esta pequena sala tem uma imensa quantidade de painéis de madeira e estátuas esculpidas de famosos praticantes da medicina. Ademais, no centro da sala, cercada por plataformas de assento repousa uma ornada mesa anatómica. Este é o lugar onde estudantes universitários teriam aprendido sobre a anatomia humana e assistido a dissecações e demonstrações de cirurgia, etc.
5. Museu Arqueológico de Bolonha
Um belo museu no coração de Bolonha, o Museu Arqueológico oferece um discernimento fantástico da história da cidade através das eras. Localizado no Piazza Maggiore, o museu é facilmente acessível e é um lugar fascinante para se visitar. O museu abriga um grande gama de colecções e é dividido em 9 secções diferentes que incluem: Pré-histórica, Etrusca, Celta, Grega, Romana, Egípcia e Numismática.

Cada colecção contém uma exposição soberba de diferentes artefactos e ferramentas da Idade do Bronze, restos de esqueletos, olaria, armamentos, estátuas chinesas e de mármore. Devido à larga colecção e sua variedade, você poderia passar horas admirando as exposições e aprendendo sobre a história antiga da região.
6. Galeria Nacional de Bolonha
Enquanto algumas galerias exibem trabalhos de uma variedade de países, a Galeria Nacional de Bolonha contém trabalhos que estão relacionados de algum modo como a região emiliana e a cidade – estas pinturas variam em idade desde o século 13 até o século 18. Localizada dentro dos limites do velho complexo universitário, o museu possui um fácil acesso a partir do centro da cidade e da Piazza Maggiore.

Dividido em duas secções principais, o museu contém a Academia Clementina e a Galeria da Academia de Belas Artes; a primeira que contém uma miríade de fantásticas pinturas bizantinas do século 13, e a segunda contém trabalhos posteriores. Peças notáveis incluem o Êxtase de Santa Cecília por Rafael e Cristo e o Bom Ladrão por Ticiano.
7. Mercado La Piazzola
O Mercado histórico realiza-se em Bolonha há centenas de anos e continua a provar-se crescentemente popular entre locais e turistas. Localizado na Piazza dell Agosto, que pode ser encontrada ao norte do centro da cidade, o mercado apresenta mais de 400 bancas diferentes e é uma vista verdadeiramente fascinante de se testemunhar.

Aqui você pode encontrar praticamente qualquer coisa à venda, desde roupas, sapatos, acessórios de moda, flores, cerâmica e joalharia. A atmosfera cativante – os locais vão pechinchar e berrar, você sentirá o cheiro de diferentes comidas, temperos e criações, e verá uma ampla variedade de cores em exibição.
8. Monte della Guardia
O maior pórtico do mundo conduz ao topo do Monte della Guardia. Esta colina arborizada proporciona uma fuga fantástica da cidade e alcança uma altitude de aproximadamente 300 metros. Você pode encontrar a colina a sudoeste de Bolonha a grande proximidade do Rio Reno. Caminhe pela extensão do pórtico e escale os declives para alcançar o topo desta maravilhosa colina.

No topo poderá deslumbrar-se com incomparáveis vistas panorâmicas de Bolonha e das regiões circundantes. Além disso, o encantador Santuário de Nossa Senhora de São Lucas fica empoleirado no topo da colina e é uma igreja fantástica para se visitar por si só.
9. Santuário di Madonna di San Luca
Tratando-se de uma das igrejas mais antigas de Bolonha, o Santuário di Madonna di San Luca foi criado em 1194, mas não foi terminado até 1765. Esta igreja repousa no topo do Monte della Guardia e oferece vistas incríveis da cidade de Bolonha. Erguendo-se sobre os arredores, o prédio principal apresenta uma basílica central e é criado de um material laranja/rosa com cúpulas verdes; o seu estilo é considerado barroco.

Do lado de dentro, o santuário apresenta uma decoração fantástica e afrescos detalhados que descrevem importantes cenas religiosas. Além disso, há também um ícone da Virgem Maria que foi supostamente pintado por Lucas o Evangelista.
10. Torre Prendiparte
Como mencionado anteriormente, Bolonha foi um dia cheia de torres de pedra altas e estreitas durante a Idade Média – apenas um punhado ainda permanece até hoje na sua forma e design originais e uma delas é a Torre Prendiparte. Esta torre em particular foi construída durante o século 12 e ergue-se a 59,50 metros de altura.

Localizada na Piazza Prendiparte, a torre fica bem perto das duas torres inclinadas e da Piazza Maggiore. Actualmente, funciona aqui um estabelecimento de alojamento com pequeno almoço que oferece uma experiência única, mas os níveis da torre também ainda estão abertos aos turistas e você pode subir até o topo e explorar este prédio maravilhoso.
11. Oratório de Battuti
Esta pequena capela localizada dentro da igreja de Santa Maria della Vita apresenta uma tremenda quantidade de designs e decorações e é um dos achados raramente vistos em Bolonha – Muitas pessoas simplesmente se esquecem de que ela está lá. O Oratório foi construído em 1604 e foi projectado por Floriano Ambrosini.

Contido dentro do oratório está uma miríade de esculturas incluindo as estátuas de São Próculo e São Petronio, e também uma variedade de belos afrescos. Se você inclinar a sua cabeça para trás, o tecto apresenta uma descrição estonteante da Assunção de Nossa Senhora e as paredes apresentam outras iconografias religiosas.
12. Museo per la Memoria di Ustica
Uma atracção ligeiramente perturbadora e sombria, contudo uma parte importante da história de Bolonha – O Museu pela Memória de Ústica é dedicado ao fatídico Desastre de Ústica. Em 1980 um Douglas DC-9 com 81 passageiros que seguia para Palermo partiu-se em pedaços e caiu, matando todas as pessoas a bordo. Esse desastre permanece como um verdadeiro mistério e a causa da queda ainda está sob investigação e é altamente debatida.

Dentro do museu, você pode ver os restos reconstruídos do DC-9 reunidos numa colecção de fotografias e posses das desafortunadas vítimas. Este museu foi construído com bom gosto e permite que você preste os seus tributos àqueles que perderam as suas vidas durante o desastre de Ústica.
13. Basílica de Santo Estêvão
Este complexo religioso histórico está localizado na Piazza Santo Stefano e apresenta vários prédios diferentes incluindo a Igreja de São João Baptista, a Igreja do Santo Sepulcro e o pátio de Pilatos.

Enquanto você caminha pela primeira igreja, você pode pensar que é apenas um simples prédio, mas quando você passa pelo pátio arcado principal você pode ver prédios diferentes. Cada igreja tem sua característica, design e obras de arte próprias e há também um museu grátis que contém informação sobre o complexo.
14. Experimente o prato local Tortellini
Tortellini é uma das comidas italianas tradicionais mais populares de Bolonha e a maioria dos restaurantes locais servem este tentador prato. Tradicionalmente, a massa de macarrão em forma de anel do Tortellini é preenchida com vários recheios como carne de porco, prosciutto (presunto) e queijo, e servido em forma de caldo de galinha ou carne.

Mistério e intriga envolvem as origens dessa comida, mas a Bolonha é considerada como um dos melhores lugares para experimentar um autêntico prato de Tortellini. Considere frequentar um dos restaurantes que rodeiam a Piazza Maggoire, ou aventure-se pelas ruas secundárias para encontrar tascas locais menos conhecidas pelos turistas.
15. Explore os Pórticos
Bolonha é famosa pelos seus extensos Pórticos – Um Pórtico é essencialmente uma passagem parcialmente fechada que é alinhada por arcos e colunas. Conforme Bolonha crescia como uma cidade universitária, também cresceu a quantidade de Pórticos presentes na cidade.

Diz-se que dentro do centro histórico da cidade, você pode caminhar por uns 40 km de corredores. Há numerosos pórticos diferentes espalhados pela cidade, mas os mais famosos são os Arcos Bonaccorsi e a passagem conduzindo ao Santuário de Nossa Senhora de São Lucas. Caminhe pelos pórticos e admire a maravilhosa arquitectura antiga desta bela cidade italiana.
Comments 2