VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Curral das Freiras: a aldeia mais bonita da Ilha da Madeira

Curral das Freiras, na ilha da Madeira, é uma das ilhas mais bonitas do arquipélago. E a sua história é também muito curiosa. Conheça-a melhor.

VxMag by VxMag
Ago 9, 2022
in Viagens
1
Curral das Freiras

Curral das Freiras

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Ponte de Pedrógão

7 estradas com algumas das paisagens mais bonitas de Portugal

Set 22, 2023
Edifícios mais estranhos de Portugal

Provavelmente, o edifício mais caricato de Portugal

Set 22, 2023
Parque Eduardo VII

7 belíssimos locais grátis para visitar em Lisboa

Set 21, 2023
aldeias mais bonitas de Portugal

7 vilas e aldeias medievais para descobrir em Portugal

Set 20, 2023

É uma referência incontornável da ilha da Madeira, pela sua localização, história e caraterísticas naturais. O Curral das Freiras encontra-se num vale aninhado entre montanhas, num cenário que parece quase saído de um conto de fadas.

A maioria das pessoas tem um primeiro contacto com esta localidade a partir dos diversos miradouros que se encontram nas montanhas imponentes, como a Boca da Corrida ou o Montado do Paredão. 

A partir destes locais, podemos contemplar o Curral das Freiras, instalado num local formado graças a diversos eventos naturais, como a erosão hídrica, deslizamentos e derrocadas, que ao longo de milhões de anos (e com alguma mão humana à mistura) foram modelando a belíssima paisagem. Aqui se respira história e beleza, num cenário cativante e memorável.

Curral das Freiras
Curral das Freiras

A continuidade aparente das pequenas estradas que juntam as casas do núcleo urbano principal do Curral permite mostrar ainda as particularidades e ocupação histórica associada a cada fajã. Locais como a Fajã das Galinhas, a Fajã dos Cardos, a Fajã Escura, a Fajã do Capitão e o Colmeal são autênticas ilhas dentro de uma ilha, locais com as suas particularidades e história própria, que se orgulham do seu passado e não têm medo de o mostrar.

O Curral nem sempre foi de freiras. Nos primórdios da colonização da ilha, era um local usado para a pastorícia, já que as suas barreiras naturais favoreciam a concentração do gado, como um curral criado pela mãe natureza.

As freiras vieram mais tarde, e tomaram posse da terra como dote pela entrada das filhas de João Gonçalves da Câmara (um dos primeiros capitães-donatários do Funchal) no Convento de Santa Clara. Por alturas das invasões corsárias francesas, no século XVI, as freiras acabaram por se refugiar no Curral, adicionando assim o seu nome ao da localidade.

Séculos mais tarde, em 1968, com base em gravações de cantos de outras freiras, e com a colaboração de um pastor de Curral das Freiras, foi redescoberta a freira da Madeira, uma ave marinha que se pensava estar extinta. Esta espécie é muito rara, nidificando exclusivamente no maciço montanhoso da ilha. A ave deverá o seu nome ao seu canto, que, aos ouvidos dos pastores de Curral, foi associado ao coro das freiras que entre eles viviam.

Curral das Freiras
Curral das Freiras

A presença das freiras na localidade serviu também como impulso para o crescimento do local e para muitas das suas caraterísticas atuais. Em tempos de escassez, de acessos difíceis e até de eventos meteorológicos adversos, as freiras ajudaram a acrescentar elementos como as nozes, limões, laranjas, cerejas, sidra, ginja e algum vinho, que em tempos eram fonte de rendimento para o convento.

Hoje, a Festa da Castanha, que decorre no início de Novembro, atrai milhares de pessoas ao Curral das Freiras, onde provam licores, broas, sopas, bolos e pão e dinamizam a economia local.

Outra festa popular é a Mostra do Brigalhó, um tubérculo de uma planta endémica da Macaronésia e que ocorre em zonas húmidas e sombrias na Madeira, Açores e Canárias.

Este tubérculo, semelhante ao inhame, requer uma cozedura mínima de 24 horas para ser consumido. É colhido entre abril e junho e promovido ao longo de um mês, até porque ajuda a ilustrar tempos de escassez extrema em termos alimentares.

Caso decida visitar o Curral das Freiras, e após uma visita à localidade em si, tem diversas opções de percursos pedestres para conhecer as montanhas, por onde atravessa uma das principais linhas de água da ilha, a ribeira dos Socorridos.

Recomendamos o PR2, a Vereda do Urzal, com pouco mais de dez quilómetros e que se faz em 4 ou 5 horas. Tem início na Fajã dos Cardos e segue um antigo caminho que ligava o Sul da ilha à encosta Norte.

Pode também percorrer o roteiro do Caminho da Volta ou o roteiro do Pico e Lapa Branca, para conhecer ainda melhor as maravilhas naturais da ilha e a sua história, marcada pela ruralidade e pela natureza.

Tags: curral das freirasmadeira
VxMag

VxMag

Comments 1

  1. Celio Abreu says:
    1 ano ago

    Boa Tarde,
    Não podia concordar mais com o titulo de esta reportagem, mas infelizmente tem alguns erros factuais, como por exemplo a insinuação que a Fajã das Galinhas faz parte do Curral das Freiras ou que as Freiras residiam no Curral das Freiras e por isso o nome de esta região.
    A duas possíveis razões pelas quais o Curral das Freiras adquiriu seu nome, uma como diz o possível uso do vale pelas Freias como refugio, ou a outra possibilidade pela qual adquiriu o nome, ser que o Curral ou Curral Grande, como era conhecido, simplesmente pertencia as Freiras e então era chamado o Curral das Freiras.
    Também esqueceu de referenciar os dois maiores arraiais ou Festas do Curral das Freiras, a festa do Santíssimo Sacramento e a festa de Nossa Senhora Do Livramento que são celebradas nos últimos dois fins de semanas do mês de Agosto.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plantas para ter na varanda
Lifestyle

9 belíssimas plantas que florescem no Outono

by VxMag
Set 25, 2023
0

O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno, marcada por temperaturas mais amenas, dias mais...

Read more
Antúrios

Antúrios: guia completo para cuidar desta belíssima flor

Set 25, 2023
Bromélia

Bromélias: guia completo para plantar e cuidar destas belíssimas plantas exóticas

Set 25, 2023
ideias de decoração para quarto simples e aconchegante

7 ideias de decoração para tornar o seu quarto mais bonito e aconchegante

Set 25, 2023
decoração de sala barata

7 ideias para decorar a sala sem gastar muito dinheiro

Set 24, 2023
Mirtilos

Mirtilos: guia completo para plantar e cuidar deste fruto delicioso

Set 24, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine