Início Viagens As 9 melhores praias fluviais da região de Braga

As 9 melhores praias fluviais da região de Braga

Com tantos rios de águas puras e límpidas é natural encontrar praias fluviais em Braga e arredores que são autênticos paraísos no Verão.

19063
0
praias fluviais
Praia Fluvial de Adaúfe

A cidade de Braga possui uma localização privilegiada: não está muito longe do mar e está bem perto do Parque Natural da Peneda Gerês. As melhores praias fluviais de Braga encontram-se em rios que nascem na Peneda Gerês. São rios com água pura e límpida, muitas vezes envoltos em vegetação verdejante que convidam a um mergulhos nos meses mais quentes do ano. Na região de Braga, destacam-se os rios Cávado, Lima, Vez, Homem e Caldo. Existem outros, mais secretos, com praias também secretas. E existem lagoas e cascatas no Gerês que proporcionam momentos únicos de relaxamento no meio da Natureza. Mas este artigo é sobre as praias fluviais da região de Braga que, sem dúvida, merecem uma visita. Afinal de contas… quem disse que era preciso ir até ao oceano para se refrescar durante o Verão? Estas são as melhores praias fluviais de Braga e arredores.

 

1. Praia Fluvial de Adaúfe (Braga)

Situada numa zona de grande beleza natural na margem do Rio Cávado, a Praia fluvial de Adaúfe tem uma extensão de cerca de 200 metros que inclui uma zona de areia e uma ampla área relvada, recortada por percursos pedonais acessíveis. A praia oferece condições para a prática de diversas actividades como o vólei, canoagem e desportos radicais, e excelentes infraestruturas de apoio que incluem prancha de saltos, parque de fitness e um parque de merendas com mesas e assadores.

Praia Fluvial de Adaúfe
Praia Fluvial de Adaúfe (Joaquim Rios)

Vigiada durante a época balnear goza de uma zona com um amplo relvado para piqueniques e dispõe de espaços para a prática de desporto e o aluguer de gaivotas. Em memória de tempos passados e de outras utilizações deste espaço, ainda é possível encontrar aqui um moinho antigo e um engenho para a elevação de água e rega dos campos agrícolas adjacentes.

 

2. Praias Fluviais do Rio Caldo (Terras de Bouro e Vieira do Minho)

Um dos lugares mais emblemáticos do Gerês, com as suas distintas e históricas pontes e com os vários locais de diversão para o verão, incluindo a marina local. Não faltam, nas imediações, pequenas praias fluviais, onde é possível passar os dias em ambiente de diversão e de segurança.

Praias Fluviais do Rio Caldo
Praias Fluviais do Rio Caldo

Provavelmente a mais frequentada – e conhecida – é a Praia de Alqueirão (logo após a ponte, à esquerda, na estrada que segue para a Vila do Gerês), mas também a Praia do Bar e a Praia Entre-as-Pontes. De fácil acesso e estacionamento relativamente simples de encontrar, inclui uma vasta oferta de passeios no rio e actividades de diversão náutica.

 

3. Praia Fluvial de Estorãos (Ponte de Lima)

Vigiada pela Serra de Arga, junto à ponte romana do rio Estorãos e duma antiga azenha, localiza-se esta encantadora praia fluvial. Sem pretensões, convida a uma imersão romântica no seio da natureza, numa ribeira de águas límpidas povoada por trutas e lampreias. O silêncio, entrecortado apenas pelo ranger da mó nas águas da ribeira.

Estorãos
Estorãos

A Praia Fluvial de Estorãos surpreende pelo enquadramento da paisagem mas revela ser muito mais do que uma simples praia. Trata-se de um recanto muito agradável situado numa pequena, encantadora e típica aldeia do Minho. Se, depois de desfrutar das águas cristalinas desta praia lhe apetecer fazer um passeio pela aldeia, irá surpreender-se com as suas habitações típicas e as suas ruas de pedra numa harmonia já difícil de encontrar noutras paragens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here