Início Viagens Os 12 melhores locais para visitar em Braga

Os 12 melhores locais para visitar em Braga

A cidade dos arcebispos tem possui uma longa história para desvendar e descobrir. Estes são os melhores locais para visitar em Braga.

37846
2
braga
Santuário do Bom Jesus

É uma das cidades mais antigas de Portugal e considerada como uma das primeiras cidades cristãs do Mundo. A cidade de Braga desempenhou um papel crucial ao longo da História de Portugal e, por isso mesmo, são muitos os monumentos e pontos de interesse para visitar na capital do Minho. Visitar Braga é regressar ao passado e mergulhar na história daquela que foi a primeira região daquilo que um dia viria a ser Portugal. No coração do Minho, conheça uma terra repleta de história e surpresas por desvendar. Descubra os 12 melhores locais para visitar em Braga.

 

1. Jardim Santa Bárbara

O Jardim de Santa Bárbara é um dos jardins mais bonitos de Braga. Equilibra as regras da geometria com a aleatoriedade das cores provenientes das flores, da vegetação e dos pássaros. O facto de se situar no centro da cidade e interromper a sequência de construções de cimento e tijolo, torna-o um lugar especial. É uma espécie de refúgio ou oásis citadino que nos convida a fazer uma pausa, ler um bom livro ou partilhar uma refeição com os amigos.

braga
Braga (Fotografia: Pedro Costa Fotógrafo)

No fundo do jardim, uma parede alta em pedra recortada por ameias, faz lembrar um castelo. Essa fachada faz parte do paço Medieval de Braga e foi erguida no final da Idade Média, por iniciativa dos arcebispos D. Gonçalo de Pereira e D. Fernando da Guerra. Actualmente funciona como Arquivo Distrital de Braga e faz parte de um complexo maior chamado Paço Episcopal de Braga.

 

2. Santuário do Bom Jesus do Monte

Também conhecido como o Santuário do Bom Jesus de Braga, é o ex-libris da cidade, onde a arte e a natureza se aliam fazendo dele um espaço sagrado e de repouso. A actual igreja é um exemplar do neoclássico português. Foi começada a construir em 1784 para substituir o antigo templo que foi demolido uma vez que ameaçava ruína.

bom jesus do monte braga
Bom Jesus do Monte, Braga

As obras foram concluídas em 1811. Os escadórios ligam a parte alta da cidade ao santuário. Estão divididos em 3 lanços: o Pórtico barroco de 1723 de onde começam os lanços de escadaria que conduzem às capelas que apresentam os 14 passos da Via Sacra e às fontes contíguas; o Escadório dos Cinco Sentidos e o Escadório das Três Virtudes Teologais, construído em 1837.

 

3. Santuário de Nossa Senhora do Sameiro

Mais conhecido por Santuário do Sameiro, é um monumental santuário neoclássico que começou a ser construído em 1863 e só foi concluído no século XX. Foi elevado a Basílica pelo Papa Paulo VI em 1964. A famosa imagem de Nossa Senhora do Sameiro encontra-se no altar principal da basílica.

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro
Santuário de Nossa Senhora do Sameiro

Em frente ao santuário encontra-se um imponente escadório e, no seu topo, dois altos pilares encimados com as imagens da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus. Ao redor existe um recinto para missa campal, um parque arborizado, jardins, um cruzeiro, algumas fontes e uma capela.

 

4. Theatro Circo

A edificação começou em 1911 e terminou em 1914, ficando o Theatro Circo com capacidade para 1500 pessoas e afirmando-se de imediato como um dos maiores e mais belos teatros portugueses.

Theatro Circo
Theatro Circo

A estreia foi a 21 de Abril de 1915. Em 1999, o Theatro Circo foi submetido a profundas obras de restauro e reestruturação espacial que o modernizou. A requalificação incluiu ainda a reposição da traça original do Salão Nobre, libertado agora das alterações que foi sofrendo ao longo dos anos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here