Início Viagens As 9 melhores praias de Lagos

As 9 melhores praias de Lagos

No coração do Algarve fica uma das mais tradicionais cidades de Portugal, com mar azul e praias bonitas e limpas. Estas são as melhores praias de Lagos.

43957
0
Lagos
Lagos

Lagos é uma cidade muito importante devido à sua relevância durante os Descobrimentos Portugueses, no entanto, está é também uma cidade com importantes e bonitas praias assim como uma animada vida nocturna. Em Lagos, no Algarve, tudo parece convidar à praia e aos prazeres simples. Mas também há uma história de navegadores e piratas, resultado de uma cumplicidade com o mar que persiste nas traineiras coloridas que trazem o peixe para a lota, ou na Marina onde balouçam iates de todo o Mundo. Lagos não é feito apenas de praias bonitas!

Lagos
Lagos

E não podemos deixar de nos deliciarmos com a sua gastronomia. O peixe e o marisco são os ingredientes principais de diversas iguarias: de petiscos com amêijoas, perceves, ovas ou polvo, de sopas e açordas, ou especialidades como os carapaus alimados e as lulas recheadas. Os doces são outro ponto alto, destacando-se os dom-rodrigos, receita das freiras do Convento de Nossa Senhora do Carmo. Enfim… tudo o melhor que o Algarve tem para oferecer!

Praia Dona Ana
Praia Dona Ana

Da longa Avenida dos Descobrimentos apreciamos o perfil da cidade e a Marina cheia de vida e animação. Esta via conduz-nos ao mar e às praias, que são das mais bonitas do Algarve, tantas vezes distinguidas por entidades e revistas internacionais. Para leste fica a Meia Praia, um longo areal com cerca de cinco quilómetros que termina na Ria do Alvor. Para o outro lado sucedem-se areais mais pequenos banhados por águas transparentes, a que os rochedos esculpidos pela erosão acrescentam uma beleza deslumbrante. São assim as praias da Batata, Pinhão, Dona Ana e Camilo, com acesso a partir do centro da cidade.

Mais à frente a Ponta da Piedade, o ex-libris da região, é uma formação rochosa impressionante com formas recortadas e grutas escavadas que poderá ser apreciada na totalidade num passeio de barco. Canavial, Porto de Mós e Praia da Luz completam esta oferta, que ainda inclui muitas conchas de areia de acesso difícil, algumas apenas alcançáveis por mar. São pequenos paraísos à espera de serem descobertos. Descubra as melhores praias de Lagos! Algumas delas são, sem dúvidas, as praias mais bonitas de Portugal.

 

1. Praia do Camilo

Aconchegada entre falésias recortadas, a Praia do Camilo possui um pequeno areal ao qual se acede por uma escadaria com cerca de 200 degraus. Antes de iniciar a descida aprecie a paisagem que é deslumbrante.

Praia do Camilo
Praia do Camilo

Muito próximo e com acesso a partir da mesma estrada, situa-se a Ponta da Piedade, uma formação rochosa impressionante, com formas recortadas e grutas escavadas pelo mar. Este é um dos ex-libris da região, que poderá ser admirado na sua plenitude num passeio de barco, percorrendo o interior das grutas e as pequenas praias desertas encaixadas entre as rochas.

 

2. Praia Dona Ana

Abrigado entre falésias, o areal da Praia de Dona Ana banhado por um mar de águas límpidas e tranquilas é uma das imagens mais divulgadas das praias do Algarve. As rochas muito recortadas que emergem do mar ou que se espalham pelo areal proporcionam algumas sombras aos veraneantes e dão um toque pitoresco à paisagem.

Praia Dona Ana
Praia Dona Ana

Além de óptimas infraestruturas de apoio, a Praia de Dona Ana beneficia da proximidade de Lagos, uma das mais importantes cidades do Algarve que se pode atingir num passeio de cerca de 25 minutos a pé. Um nadador-salvador supervisiona a praia, e as águas situam-se afastadas o suficiente da entrada do porto de Lagos para se manterem completamente limpas. Existem pequenas formações rochosas, que contêm vida marinha comum e são divertidas para mergulhar em seu redor, mas prepare-se para as águas surpreendentemente frias, mesmo durante o pico do Verão.

 

3. Praia da Luz

A Praia da Luz está situada na pequena e cosmopolita localidade turística da Luz, onde uma avenida pavimentada e ladeado por grandes palmeiras convida a longas caminhadas à beira-mar, e a desfrutar de uma bebida numa das suas esplanadas animadas. Numa das partes da praia existe uma plataforma rochosa avermelhada, muito esculpida pelo mar, onde é possível ver fósseis marinhos e alguma vida da zona intertidal.

Praia da Luz
Praia da Luz

A Este da praia ergue-se um penhasco acinzentado e erodido, conhecido como Rocha Negra, um recife vulcânico da Serra de Monchique, que se estendeu até ao mar. Esta baía de águas calmas é ideal para a prática de diversos desportos aquáticos como windsurf, kitesurf, vela e mergulho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here