Início Viagens As 6 melhores praias de Tavira

As 6 melhores praias de Tavira

Além de ser uma das cidades mais encantadoras e pitorescas do Algarve, ainda possui belíssimos locais à beira-mar. Descubra as melhores praias de Tavira.

0
tavira
Praia do Barril

O concelho de Tavira possui uma linha de costa com mais de 18 quilómetros de extensão onde se encontram as ilhas de Tavira e Cabanas, oferecendo praias de areia fina e branca e onde a temperatura média da água do mar ronda os 22º C. A ilha de Tavira possui uma extensão de, aproximadamente, 11 quilómetros e nela se inserem as praias da Ilha de Tavira, Terra Estreita, Barril e Homem Nu. A ilha de Cabanas possui uma extensão de 7 quilómetros. Na zona central da mesma localiza-se a praia, que pela sua acessibilidade e disponibilidade de equipamentos de apoio aos utentes, é a área mais predisposta e sujeita à utilização balnear. As praias de Tavira são o destino ideal para férias em família e em contacto com um Algarve mais tradicional e pitoresco.

Tavira
Tavira

Em toda a zona litoral do concelho existem várias áreas naturais de salinas, sapais e dunas repletas de biodiversidade, inseridas em pleno Parque Natural da Ria Formosa, e onde existe a possibilidade dos visitantes realizarem diversas actividades de contacto com a natureza e observação da fauna e flora local, sendo por isso um privilegiado destino de férias para os amantes da natureza.

Tavira
Tavira (http://www.bocphotography.com)

O galardão Bandeira Azul é atribuído, anualmente, às praias e aos portos de recreio que se candidatam e cumpram um conjunto de critérios que envolvem a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da zona balnear, os serviços e a segurança. O programa tem como fundamento promover o desenvolvimento sustentável em áreas costeiras, fluviais e lacustres. O objectivo é tornar possível a coexistência do desenvolvimento do turismo a par do respeito pelo ambiente local, regional e nacional.

As praias do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas têm sido galardoadas desde 1987 (início do programa em Portugal) e a praia da Terra Estreita tem recebido este galardão desde 2005. As praias de Tavira são de elevada qualidade e possuem ainda estruturas de apoio para os veraneantes assim como vários cafés, restaurantes e empresas de actividades para crianças e adultos. Descubra as melhores praias de Tavira!

 

1. Praia de Cabanas

A Ilha de Cabanas surge a Este da Ilha de Tavira, no Algarve. Trata-se de uma estreita mas extensa área de areia localizada em frente à povoação de Cabanas, cuja origem remonta as campanhas de pesca do atum. Desde o passeio marítimo de Cabanas poderás avistar os barcos de pesca artesanal que se encontram na ria, assim com as suas casas das artes de pesca. O braço da ria que separa a ilha do continente é pequeno, sendo possível atravessá-lo a nado durante a maré baixa; recomenda-se contudo a realização do percurso de barco.

Praia de Cabanas
Praia de Cabanas

O areal desta praia proporciona passeios muito tranquilos e apetecíveis. De volta à povoação de Cabanas poderá desfrutar de saborosos pratos de peixe e marisco fresco em alguns dos numerosos restaurantes do passeio marítimo. Acesso: é feito em pequenas embarcações de pescadores a partir da marginal de Cabanas, num passeio de cerca de quatro minutos.

 

2. Praia do Barril

A Praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. No acesso à praia é possível realizar um percurso pedonal sinalizado com seis estações de observação, permitindo contemplar a riqueza ambiental da Ria Formosa. Pelo caminho, que é muito aprazível, vale a pena observar a diversa fauna dos bancos de vaza, especialmente as bocas cava-terra (caranguejo típico destas zonas) que correm a esconder-se nos buracos de lodo à passagem dos veraneantes, e, mais perto da praia, a vegetação dos extensos campos dunares de onde se liberta um cheiro muito característico a caril, oriundo duma pequena planta chamada perpétua-das-areias.

Praia do Barril
Praia do Barril

O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objectos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras que se encontram dispostas no espaço envolvente da praia, ajardinado com plantas das dunas. Esta praia possui equipamentos de apoio aos utentes (restaurantes, bares, wc), bem como vigilância durante a época balnear. Acesso: é necessário atravessar uma estreita ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé ou através de um pequeno comboio que assegura um serviço regular (cerca de 1 km) até ao areal.

 

3. Praia da Ilha de Tavira

Esta praia encontra-se situada no extremo este da Ilha de Tavira, junto à Barra do Cochicho, mesmo em frente à localidade de Tavira. O acesso faz-se por barco desde o cais de Tavira ou das Quatro-Águas. O caminho até ao cais da Ilha de Tavira é acompanhado pelo rio Gilão no qual poderá observar a frota de pesca artesanal.

Ilha de Tavira
Ilha de Tavira

Esta parte da ilha de Tavira tem algumas casas de verão, parque de campismo, instalações turísticas e bares no areal. Conta também com infraestruturas locais para a prática de actividades náuticas e a partir daqui é possível realizar passeios pela ria Formosa. As águas da parte da ilha virada para ria são mais cálidas, tranquilas e gozam de uma boa qualidade, pelo que são perfeitas para as crianças brincarem. Acesso: É feito de barco a partir do cais das Quatro Águas e/ou de Tavira, no centro da cidade.

 

4. Praia da Terra Estreita

Para nascente do Barril a Ilha de Tavira estreita-se, resultando numa língua de areia com não mais de 50m de largura, a chamada Terra Estreita ou Praia de St.ª Luzia, visto ser a partir desta pitoresca vila piscatória que se faz a travessia de barco. O passeio pela ria vai mostrando os alcatruzes para a captura do polvo e as inúmeras embarcações locais de pesca artesanal, bem como a flora e a fauna típicas do sapal. O areal é vasto e mais deserto que nas praias vizinhas do Barril ou da Ilha de Tavira, proporcionando tranquilidade e isolamento.

Praia da Terra Estreita
Praia da Terra Estreita

Nesta praia podem admirar-se as flores vistosas do narciso-das-areias e gozar os banhos cálidos de mar, sendo frequente durante o verão surgirem autênticas profusões de algas verdes junto à ilha, o que transmite a curiosa sensação de tomar banho dentro de uma sopa morna. De volta a St.ª Luzia, a bonita avenida marginal enquadrada pela ria oferece diversos restaurantes e tascas onde se pode apreciar o melhor marisco da ria, bem como pratos típicos como a estupeta de atum. Acesso: é feito a partir de barco a partir da marginal da Vila de Santa Luzia.

 

5. Praia do Lacém

Esta pequena praia de ria insere-se em plena paisagem agrícola, entre hortas, vinhas e pomares de sequeiro. O acesso para a praia é um pequeno caminho rural que acompanha uma ribeira temporária, ao longo da qual se desenvolve densa vegetação ribeirinha, com canavial e muitas silvas. O areal é bastante exíguo, com modestas cristas dunares onde domina o estorno. O habitat dominante é mesmo o sapal e o cheiro a maresia e a vaza é intenso.

Praia do Lacém
Praia do Lacém

Para além do estreito braço de ria, encontra-se a Ilha de Cabanas, muito fina e baixa neste local e apenas vegetada com pequenas ervas (o feno-do-mar), não oferecendo grande resistência aos galgamentos do mar. Aqui observam-se, com alguma tranquilidade, diversas aves limícolas, que perscrutam os lodos com os seus longos bicos em busca de alimento. Com um barco particular é possível atravessar o braço de ria e chegar às barreiras arenosas de Cabanas ou de Cacela.

 

6. Praia do Homem Nu

Situada na extremidade ocidental da Ilha de Tavira, a praia do Homem Nu estende-se ao longo de quatro quilómetros e é popular entre a população homossexual e bissexual há várias décadas. Esta praia fica situada a cerca de 1 km da última concessão de toldos da praia do Barril, para poente.

Praia do Homem Nu
Praia do Homem Nu

Trata-se de uma praia oficial de naturismo, em que o areal é imenso e caminhando na direcção do extremo oeste da ilha chega-se à Praia do Homem Nu, praia deserta e selvagem, com uma magnífica vista sobre a Barra da Fuseta e a Ilha da Armona, a poente. Esta praia não possui equipamentos de apoio aos utentes nem vigilância por nadadores-salvadores. Acesso: é feito a partir da Praia do Barril ou através de embarcações particulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here