Início Viagens As 20 ilhas gregas mais bonitas (e dicas para as visitar)

As 20 ilhas gregas mais bonitas (e dicas para as visitar)

São um dos maiores tesouros do Mediterrâneo e atraem milhões de turistas todos os anos. Descubra as mais bonitas das ilhas gregas.

0
ilhas gregas
Ilhas Gregas

Precisa de ajuda para escolher as melhores ilhas gregas para fazer umas férias românticas, passar férias com a família, fazer uma escapada de fim de semana ou simplesmente aproveitar a serenidade da praia? Nós vamos ajudá-lo! Aqui você vai encontrar uma lista das mais belas ilhas gregas.

Embora a Grécia seja um paraíso para os amantes da história e da arquitectura, não é menos para aqueles que procuram ilhas remotas de tudo e nas quais os poucos habitantes têm pequenas casas de campo ao lado de águas que parecem de outro mundo. As ilhas gregas são um dos tesouros mais espectaculares deste país magnífico.

1. Santorini

Santorini
Santorini

É possível que sinta que já esteve lá. Certamente já viu mais do que uma vez os cartões postais típicos de casas caiadas de branco com suas cúpulas contrastando com o mar azul brilhante (se não, veja a foto abaixo).

Bem, tem de ir ver por si mesmo e surpreender-se ao ver que nem todas as praias são de areia dourada, de fato algumas… são pretas! Santorini é a ilha mais a sul das Ilhas Cíclades, feita de rochas vulcânicas. Daí a cor de suas dunas.

2. Míconos

Míconos
Míconos

Enquanto que o seu “primo” nas Ilhas Cíclades, Santorini, é o local preferido para os apaixonados, Míconos é o local ideal para festas intermináveis. É o sítio mais popular para os que procuram diversão e conseguiu a reputação de reunir os melhores bares das ilhas gregas, desde deliciosos coquetéis em Caprice até a melhor discoteca em Bar Argo.

3. Corfu

Corfu
Corfu

A bucólica Corfu, uma das melhores ilhas gregas, foi o esconderijo escolhido por Jason e os Argonautas depois de roubar o velo de ouro e o cenário escolhido por Shakespeare para uma de suas peças. Ao que parece, a ilha do protagonista de A Tempestade, Próspero, é inspirada em Corfu.

E muito drama é o que você encontrará nos ostentosos bares e pubs de Kavos, mas vá para Old Perithia, no noroeste, e verá o outro lado da ilha. É a cidade mais antiga de Corfu, localizada no sopé do Monte Pantokrator, e cercada por vinhedos tranquilos e belas ruínas em estilo veneziano.

4. Milos

Milos
Milos

Outra das ilhas vulcânicas das Cíclades, e paragem obrigatória em qualquer cruzeiro pelas ilhas gregas. Milos está a ganhar uma grande reputação como um local de férias para turistas internacionais, embora as suas águas azul-turquesa e colinas rochosas sejam populares entre os habitantes locais há anos.

Também conhecida como “a ilha das cores”, Milos é relativamente tranquila em comparação com seus vizinhos maiores, pelo que ainda se pode desfrutar da sua paisagem intocada.

5. Kos

Kos
Kos

A carismática Kos é a terceira maior ilha do Dodecaneso, depois de Rodes e Cárpatos, e uma das mais belas ilhas gregas do país. Um ponto curioso, Kos é o berço de Hipócrates, o pai da medicina moderna.

Por que não ir ver o lugar onde ele aprendeu os seus conhecimentos como o belo Asclepeion? Para desfrutar de agradáveis dias de praia e sol, é melhor ir para a costa sudoeste, por exemplo, Kefalos, local ideal para estender a toalha e passar o dia.

6. Creta

Creta
Creta

A belíssima Creta, uma das maiores ilhas gregas, abriga o lendário Palácio de Knossos. O complexo da Idade do Bronze é considerado a cidade mais antiga da Europa, datando de 7000 aC. Hoje, existem dezenas de praias para que você possa se bronzear, se divertir muito na cidade festeira, Malia, e tabernas tradicionais escondidas em aldeias localizadas na encosta de toda a ilha.

Não deixe de experimentar um prato de caracóis, cozidos a vapor, fritos ou grelhados, pois são a especialidade mais deliciosa dos ilhéus.

7. Naxos

Naxos
Naxos

Possivelmente seja a ilha mais verde do arquipélago das Cíclades, e a sua incrível beleza natural tornou Naxos conhecida como o “Havai da Grécia”. Quase 100 km de praias de areia branca banhadas por águas incrivelmente claras são o lugar perfeito para a mais bela declaração de amor.

Faça como Dionísio, o deus grego do vinho, e encontre uma donzela para se casar em Naxos, ou leve a sua cara metade para um retiro romântico.

8. Paros

Paros
Paros

Considerada uma pérola no Mar Egeu, Paros é frequentemente apenas um ponto de paragem para os turistas a caminho de Ios e Santorini, mas, na realidade, merece um pouco mais de tempo para conhecê-la completamente.

Lar de muitas vilas de cartão postal perfeitas, quando visitar, não deixe de recorrer Parikia (a cidade principal) Lefkes e Marpissa, para citar apenas alguns.

9. Folegandros

Folegandros
Folegandros

Não é habitual no típico cruzeiro das ilhas gregas. Folegandros tem poucas distrações fora da praia de Angali, a cidade de Chora, o porto de Karavostasi ou a aldeia de Ano Meria. Mas fugir para Folegandros é perfeito se você é um fã de caminhadas.

É claro que, na temporada alta, e apesar de ser um pouco mais tranquilo do que suas aldeias vizinhas, Folegandros atinge sua ocupação máxima e os alojamentos são preenchidos rapidamente, portanto, reserve com antecedência.

10. Alónissos

Alónissos
Alónissos

As florestas e as praias de pedrinhas já estão à sua espera em Alónnisos. Esta ilha, localizada no grupo das Espórades, tornou-se popular nos últimos anos, graças aos amantes do turismo responsável que buscam um destino mais verde na Grécia.

Existem muitos resorts na ilha que permitem que você desfrute directamente da natureza. Além disso, Alónissos possui um grande parque marinho, o maior da Europa, ideal para observar as famosas focas-monge ou fazer um pouco de mergulho.

11. Cefalónia

Cefalónia
Cefalónia

Das ilhas gregas, Cefalónia é a sexta maior e é o lugar perfeito para completar a sua viagem por estas pérolas do Mar Egeu. Não só desfrutará dos seus vastos lagos e montanhas imponentes, mas também dos seus deliciosos pratos de húmus e azeitonas que encontrará nas tabernas locais.

A culinária local é conhecida principalmente pelo seu bolo de carne, um prato pouco glamoroso, mas certamente delicioso. Quer saber uma curiosidade? Cefalônia apareceu recentemente na tela grande graças ao filme romântico O Bandolim do capitão Corelli, protagonizado por Nicholas Cage.

12. Patmos

Patmos
Patmos

Supostamente escolhida por São João como o local para escrever o Livro do Apocalipse, as cavernas de Patmos são Património Mundial da UNESCO e, por esse motivo, vale a pena fazer uma visita.

Também é quase obrigatório visitar as colinas vulcânicas da ilha e nadar nas águas azuis, tudo planos perfeitos para fugir dos pacotes turísticos habituais. A única coisa que interromperá sua paz e sossego serão os sinos das igrejas e das cabras!

13. Hidra

Hidra
Hidra

Esta ilha do Golfo Sarónico supõe a diferença entre um simples cruzeiro pelas ilhas gregas e uma viagem inesquecível. De Atenas, chegará a ela apenas com uma hora e meia de catamarã. Pode visitar o museu da Catedral de Hidra ou entrar numa das muitas galerias de arte e joalherias locais.

À tarde, procure uma taberna tradicional em Kamini, uma pequena vila que tem uma bela praia de pedrinhas. E, claro, deve visitar o famoso local Pirofani, que serve souvlaki (kebabs) há mais de 20 anos.

14. Escíato

Escíato
Escíato

O lugar mais pequeno das Ilhas Esporádes, Escíato, é talvez a mais elegante e certamente uma das melhores ilhas gregas. Aqui encontrará ruas estreitas e cheias de lojas de artesanato, cafés e restaurantes. Pedras preciosas e jóias, feitas à mão na ilha, são lembranças únicas.

Mas, além das compras, os outros dois grandes protagonistas em Escíato, são tomar banhos de sol e nadar. E pode fazer as duas coisas em qualquer uma das 60 praias da ilha: Koukounaries e Kanapista são apenas alguns dos melhores.

15. Rodes

Rodes
Rodes

Se fossemos a chamar uma rosa com outro nome, poderia ser Rodes, um nome derivado de rhodon, a palavra grega para esta flor romântica. Rodes é uma das ilhas gregas mais bonitas e está repleta de lugares históricos, como o castelo de Kritinia, uma fortaleza veneziana do século XVI.

De facto, há tanta história antiga aqui que todo o centro da cidade de Rodes foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1988. Nos tempos antigos, era famosa pelo Colossus, uma estátua de 30 metros dedicada ao deus do sol, Helios.

16. Samos

Samos
Samos

Procura mais locais do Património Mundial da Unesco para completar a sua lista? Então deve ir a Samos, local de nascimento do famoso matemático Pitágoras, e ver o Templo de Hera, um antigo santuário dedicado à esposa e irmã de Zeus. Samos também é um local brilhante para fazer caminhadas e ciclismo de montanha: há mais de 45 trilhos para escolher!

17. Ios

Ios
Ios

O território outrora hippie agora é o local ideal para se divertir nas ilhas gregas e já se tornou popular entre os jovens que procuram diversão ao sol. A melhor maneira de explorar o Ios é sobre duas rodas, de preferência motorizada, uma vez que é bastante montanhosa.

Alugue uma scooter e explore todas as enseadas e baías escondidas. Não se esqueça de cumprimentar Homero numa das suas caminhadas, dizem que o túmulo dele está nesta ilha.

18. Zaquintos

Zaquintos
Zaquintos

Provavelmente já viu a foto abaixo centenas de vezes, é que a ilha de Zaquintos é uma das mais fotografadas da Grécia, especialmente a praia de Navagio, onde, em 1981, ocorreu o naufrágio de um navio de contrabando cujos restos ainda se podem ver e configurar esse halo místico incomparável.

Outras praias perfeitas e dignas de uma pintura romântica são Gerakas, o lugar onde as tartarugas cabeçudas se refugiam, e Tsilivi, perfeito para as famílias pela sua enorme variedade de desportos aquáticos.

19. Escópelos

Escópelos
Escópelos

É a maior das ilhas do arquipélago das Esporádes. A impressionante Escópelos está coberta de montanhas rochosas e praias com pedrinhas. Pouco convencional para cruzeiros típicos da ilha grega, só tem uma estrada principal que termina na cidade, onde está localizada a maioria dos alojamentos. A nossa recomendação é que passe uma tarde visitando Glossa para ver as casas tradicionais e as vistas da vizinha Escíato.

20. Amorgos

Amorgos
Amorgos

Entre numa aventura numa das melhores ilhas gregas, Amorgos, e desfrute da sua beleza virgem. Pode fazer uma longa caminhada e atravessar a ilha por várias trilhas de filmes, fazer uma viagem de burro ou alugar um carro.

Qualquer que seja o meio de transporte escolhido, confira o mosteiro de Hozoviotissa, agarrado à beira do penhasco acima do deslumbrante mar azul. De fato, a água aqui é tão azul que, em 1988, apareceu no filme francês The Big Blue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here