A Grécia é um país que deslumbra e apaixona. Para alguns, este sentimento ocorre à primeira vista, para outros demora algum tempo. E deslumbra não apenas pela sua fascinante e riquíssima história mas também pela sua gastronomia e pela amabilidade do seu povo.
Na Grécia nasceu a democracia e isso é visível em muitos dos monumentos que ainda hoje pode encontrar neste país do sudeste europeu. Além disso, pode encontrar ainda vestígios de civilizações com milhares de anos de idade, seja em Atenas, em Salónica, Meteora ou em muitos outros locais.
A Grécia possui ainda um número infindável de ilhas, sendo Creta a maior delas todas mas talvez não a mais famosa. Em todos os postais das agências de turismo, destacam-se sobretudo as imagens de Santorini e da pequena cidade de Oia que, nos últimos anos, atraiu as atenções do mundo e tornou-se num destino obrigatório para turistas que procuram locais únicos e românticos. Escolher um local para visitar na Grécia não é tarefa fácil e por isso aconselhamos um roteiro de, pelo menos, 7 dias. Estes são os melhores locais para visitar na Grécia.
1. Peloponeso

Muito parecido com uma folha grande, o Peloponeso era tradicionalmente chamado Morea, que significa folha de amoreira. Localizado na região mais meridional da Europa e da Grécia, o Peloponeso é uma grande península conectada ao continente pela ponte Rio-Antirrio. Intercaladas com os templos gregos clássicos, fortalezas venezianas, igrejas bizantinas e palácios micénicos, o Peloponeso ecoa as antigas culturas e eventos de sua extensa história. Entre essas ruínas antigas está Olympia, onde os primeiros Jogos Olímpicos foram realizados em homenagem a Zeus.
2. Atenas

Poucas cidades no mundo podem orgulhar-se tanto da sua história como Atenas. Era aqui que figuras como Sócrates, Platão, Eurípedes e Péricles discutiam as questões do quotidiano. Foi o berço da democracia, que veio com Clístenes no final do século VI, e a incubadora de todas as grandes tragédias e comédias clássicas, entre as quais “Rei Édipo” e “Antígona”.
3. Creta

A maior das ilhas gregas, Creta é uma terra espaçosa de contrastes agradáveis, onde as paisagens variam de costa deslumbrante a montanhas escarpadas e paisagem ondulada salpicada de oliveiras. A ilha está repleta de cidades metropolitanas movimentadas e aldeias tranquilas cuja vida dos habitantes e dos turistas roda em torno de cafés ao ar livre. Mergulhada na história, Creta ainda carrega vestígios arqueológicos das muitas civilizações que a habitaram através dos séculos.
4. Kefalonia

A maior das Ilhas Jónicas é mais conhecida pelas suas praias deslumbrantes e florestas exuberantes. Mas há muito mais do que isso. Famílias locais com longas tradições de vinificação na ilha uniram forças para promover variedades nativas, como a Robola, e também criar experiências que vão além da degustação de vinhos. Por exemplo, o Haritatos Vineyard, uma propriedade rural decorada com móveis antigos e pinturas a óleo, hospeda eventos de música no Verão. E se procura uma aventura verdadeiramente radical, pode fazer um passeio de barco pelas famosas grutas da ilha.
5. Mykonos

Na mitologia grega, Míconos foi o local da batalha entre Zeus e os Gigantes. A ilha recebeu o nome do filho do deus Apolo, Míconos. Na Antiguidade, Míconos, graças à sua proximidade com a populosa ilha de Delos (situada a cerca de 2 km da mesma) foi uma importante fonte de suprimento e possivelmente um local de refúgio para os moradores desta. Hoje, Míconos é uma ilha bastante cosmopolita, graças a ter se tornado destino, nas últimas décadas, de visitantes do jet set internacional. Muitas celebridades gregas e internacionais têm residências de verão na ilha, e frequentemente podem ser vistas nas belas casinhas brancas da ilha ou em tavernas locais. As belas praias da ilha também atraem praticantes de windsurf e nudismo.
6. Delfos

Durante incontáveis séculos, este conjunto de ruínas de tirar o fôlego e iminentes peristilos era o verdadeiro centro religioso do mundo antigo; um lugar procurado por reis e imperadores, demagogos e democratas pelos presságios do seu famoso oráculo. Há, também, linhas de antigos tesouros a serem vistos – construídas pelas várias cidades-estado do mundo antigo -, um glorioso teatro e um estádio no topo da montanha.
7. Rodes

Brilhantes praias e luxuosos resorts de cinco estrelas atraem todos os anos multidões de turistas a Rodes. Dê início à sua viagem com uma viagem ao antigo assentamento desta cidade helénica. O mesmo já foi a casa do poderoso Colosso de Rodes (uma das maravilhas do mundo antigo), sendo que agora mostra o belo Palácio do Grão-Mestre medieval (um local da UNESCO).
8. Zaquintos

Zaquintos ergue-se como uma pérola cintilante das águas celestes do Mar Jónico. Penhascos de cor branco-giz delineiam a sua costa, que se assemelha a baluartes no oeste para esconder preciosidades como a Praia do Naufrágio e as profundas e escuras Cavernas Azuis da costa norte.
9. Salónica

Segunda maior cidade grega. Há mais estudantes aqui do que em qualquer outro lugar na Grécia. O centro foi amplamente reconstruído após um incêndio no início do século XX e agora imita o estilo bizantino do leste. Salónica oferece uma grande variedade de coisas para ver: os viajantes devem mergulhar nas exposições da icónica Torre Branca, visitar o Museu da Cultura Bizantina e ver a Casa Ataturk.
10. Chania

Chania esconde ruas estreitas de tabernas cretenses e restaurantes de peixe com cheiro salino em abundância. É, inquestionavelmente, uma das cidades mais atraentes da ilha, misturando arquitectura turca e design italiano ao longo da sua maravilhosa zona portuária. Há relíquias otomanas e fortes em ruínas para ver também.
11. Cnossos

Os viajantes descobrirão aqui a maior relíquia da Idade do Bronze em toda a Grécia: o vasto Palácio de Cnossos. O local revela muitos segredos dos antigos minoicos. Está repleto de belos mosaicos e dos famosos afrescos que adornam a estrutura central do palácio e as icónicas colunas pintadas de vermelho que a sustentam. Há, também, os restos da cerâmica minoica para ver e a resplandecente sala dos tronos dos Reis da Idade do Bronze, o mesmo local da famosa lenda do Minotauro e do labirinto.
12. Náuplia

Antiga capital do Estado grego no século XIX e uma favorita de longa data da elite endinheirada de Atenas (basta verificar as mansões à beira-mar e os iates milionários no porto), Náuplia foi moldada ao longo dos séculos por gregos, otomanos, bizantinos, entre outros. A movimentada esplanada ao longo do porto trata-se de um óptimo lugar para a degustação de frutos do mar.
13. Olímpia

O local de nascimento dos Jogos Olímpicos é, sem dúvida, um dos locais mais emblemáticos da UNESCO na Grécia. Aclamado como o coração do chamado Vale dos Deuses pela sua extraordinária riqueza de templos honoríficos e monumentos imponentes para os gostos de Zeus e Hera. Perto dali, os viajantes podem procurar as belezas naturais do vale do rio Alfios e as montanhas escarpadas do interior do Peloponeso.
14. Epidauro

Uma vez reverenciado por muitos como o maior local de cura no mundo antigo, Epidauro e a sua vasta gama de ruínas podem ser encontradas nas margens da Península de Argólida, ao redor do pântano de Corinto. A mais famosa relíquia aqui é o antigo Santuário de Asklepios. Dito isto, muitos dos visitantes modernos de Epidauro vêm exclusivamente pelo colossal anfiteatro no coração do local.
15. Meteora

Situado no coração do norte da Grécia, abriga alguns dos mais tradicionais mosteiros ortodoxos do país que podem ser vistos em exibições gloriosas bizantinas e pós-bizantinas. Declaradas pela UNESCO, essas estruturas de tirar o fôlego foram erguidas entre os séculos XIV e XVI e dominam a incrível paisagem montanhosa da região.
16. Santorini

O arquipélago de Santorini é essencialmente o que restou depois de uma gigantesca erupção vulcânica que destruiu os primeiros assentamentos humanos que existiam na antiga ilha e que criou a caldeira geológica actual. A enorme lagoa central rectangular, que mede cerca de 12 por 7 km, é cercada por íngremes penhascos com até 300 metros de altura, em três dos seus lados. A capital, Fira, localiza-se no topo de um penhasco, de frente para a lagoa da caldeira. O principal destino de Santorini é a pitoresca cidade de Oia.
17. Micenas

Vem de uma época muito anterior à poderosa Acrópole ateniense ou aos templos de Delfos. Na verdade, Micenas atingiu o seu apogeu no século XIV a.C., com a dinastia Atreid, e é deste tempo que datam muitas das suas fortificações monolíticas, locais de sepultamento marcantes e tumbas colossais.
18. Corfu

Pelekas e Chalikounas são verdadeiramente fabulosas, na medida em que apresentam uma beleza e elegância sem igual. Corfu tem, também, florestas de ciprestes afiados e pinheiros espanhóis que se erguem com as montanhas e interessantes sítios como Larkones, uma pitada de cal no meio de toda a vegetação atrás mencionada.
19. Corinto

Ocupando a junção entre a antiga Ática e o Peloponeso, Corinto prosperou nos tempos antigos. Tornou-se fantástica devido à sua marinha e pela posição táctica no Istmo de Corinto, que se tornou um importante ponto de contacto entre Esparta e Atenas durante a tumultuosa Guerra do Peloponeso, tida lugar no início do século V a.C.
20. Halkidiki

A Península Halkidiki traz-lhe algumas das melhores e mais fantásticas praias e resorts a norte. Finas e douradas areias em Kalamitsi atraem uma multidão de ecoturistas. Kassandra, por sua vez, possui belos bares à beira-mar e um punhado de cadeias de hotéis com vista para o Mediterrâneo.
Autor: Jorge Sá
pela explanação!
Vcs poderiam dar dicas bem de restaurantes e lugares onde se possa comer pratos típicos assim como festa onde se possa dançae Zorba!
Abs