Sábado, Junho 25, 2022
VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos os resultados
VortexMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Viagens

As 12 melhores praias fluviais de Coimbra e arredores

Bem perto de Coimbra existem pequenos paraísos de águas cristalinas onde é possível dar um mergulho. Descubra as melhores praias fluviais de Coimbra e arredores.

VxMag por VxMag
Jul 14, 2021
em Viagens
5
Praias fluviais

Praias fluviais de Coimbra

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

trilhos serra da estrela

8 trilhos pedestres a não perder na Serra da Estrela

Jun 25, 2022
turismo rural crianças portugal

10 casas de campo em Portugal com atividades para as crianças

Jun 25, 2022
praias secretas do Alentejo

10 praias quase secretas para descobrir no Alentejo

Jun 25, 2022
Matosinhos

As 12 melhores praias de Matosinhos

Jun 24, 2022

A cidade de Coimbra não está longe do mar mas… e que tal um mergulho numa praia fluvial? Coimbra está localizada numa região privilegiada, com muitas e óptimas praias fluviais, muitas delas com bandeira azul. Perto de Coimbra estão as aldeias de xisto e a sua numerosa rede de praias fluviais, que são uma óptima opção para um mergulho após uma visita às belíssimas aldeias desta região.

Seja em Arganil, Penela, Oliveira do Hospital, Penacova ou na Lousã… Seja no rio Alva ou no rio Mondego, nos arredores de Coimbra e em todo o distrito não faltam opções para óptimos mergulhos nas límpidas águas de um rio. Estas são as melhores praias fluviais da região de Coimbra.

1. Praia Fluvial de Piódão (Arganil)

Praia Fluvial de Piódão
Praia Fluvial de Piódão

Esta Praia Fluvial, como o nome indica, situa-se na Aldeia de Piódão, Aldeia classificada como “imóvel de interesse público”, pelo decreto-lei n.º 95/78, escondida nas encostas da Serra do Açor, pela sua maravilhosa e singular composição urbanística, pela sua bela expressão arquitectónica e pela pitoresca moldura paisagística que envolve, é, sem dúvida, uma das aldeias típicas mais visitadas. Situada a 41 Km de Arganil, com o casario de xisto, telhado da mesma laje a estender-se qual presépio na vertente da serra.

Na ribeira de Piódão foi construída uma represa que criou uma zona fluvial que reúne condições para a prática da actividade balnear.” Esta praia fluvial é desde 2016 galardoada como Praia Bandeira Azul, sendo este galardão atribuído anualmente, caso sejam cumpridos uma série de critérios de natureza ambiental, de segurança e de conforto dos utentes, bem como de informação e sensibilização ambiental. Foi também galardoada no mesmo ano como “Praia Qualidade de Ouro 2016”, galardão atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – às praias que nos últimos 5 anos tenham tido qualidade de água excelente. A Praia Fluvial de Piódão mantém ainda o galardão de Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro em 2018.

2. Praia Fluvial de São Gião (Oliveira do Hospital)

Praia Fluvial de São Gião
Praia Fluvial de São Gião

Instalada no complexo turístico da Fundação Albino Mendes da Silva, (benemérito que comprou os 10 hectares desta área florestal junto ao rio Alva), a praia fluvial de S. Gião tem, para além de uma extensa zona balnear, rodeada de carvalhos, cedros, pinheiros, choupos, salgueiros e plátanos, um parque de campismo, parque de merendas, alojamento em moradias, quartos na residencial do Choupal, restaurante, parque infantil e percursos pedonais junto à levada e até à ponte que atravessa o rio a montante.

A antiguidade da sua implementação (fundado em 1970), faz deste complexo e desta praia, que aproveita as antigas instalações da quinta (moinho tradicional, lagar, casa da quinta e fábrica de tecidos), uma das mais conhecidas da região. Ao longo dos últimos anos têm sido realizadas diversas obras de melhoramentos, desde uma represa para aumentar a profundidade até uma prancha de saltos. Depois de um mergulho, aproveite para visitar algumas das eleitas 7 maravilhas (culturais e ambientais) do concelho.

3. Praia Fluvial de Foz d’Égua (Arganil)

Foz d'Égua
Foz d’Égua

Na serra do Açor, nas proximidades da aldeia do Piódão e após percorridos 8 Km através de Estrada, encontramos Foz D´Égua em que as Ribeiras de Piódão e Chãs D´Égua, se encontram e seu percurso se trava por uma represa, criando um espelho de água e contribuindo para um local paradisíaco em plena Verão. Ainda a jusante o encontro da ribeira do Torno.

O local possui uma beleza natural, que o enquadramento das duas pontes existentes, a proximidade de dois moinhos em xistos, um lagar e os blocos de pedras talhadas pela corrente das ribeiras, permite a utilização turística por muitos. O perfil da zona envolvente ao espelho de água é pouco acidentada, pois resulta da ligação das ribeiras, o mesmo não se poderá dizer em relação aos acessos pedonais, que são bastante acidentados, ligando a estada à praia por socalcos que se transpõem com pequenas escadas em xisto.

4. Praia Fluvial de Louçainha (Penela)

Praia Fluvial de Louçainha
Praia Fluvial de Louçainha

Adaptada das represas naturais da ribeira da Azenha, a Praia Fluvial da Louçainha é motivo de orgulho das gentes do concelho de Penela. Escondido entre a serra do Espinhal, o espaço balnear tem quase lotação esgotada nos meses de verão. A qualidade das águas, os excelentes equipamentos fluviais e a preocupação ambiental têm-lhe valido a atribuição regular da Bandeira Azul, que exibe a par da classificação de Praia Acessível.

Excepto na zona reservada às crianças, a profundidade da área balnear, que na parte da prancha de mergulho ultrapassa os três metros, transforma-se no lugar ideal para a natação. Neste refúgio fluvial em plena montanha, existe também um restaurante/bar com vista panorâmica.

5. Praia Fluvial do Vimieiro (Penacova)

Vimieiro
Vimieiro – Penacova

A praia situa-se em pleno Rio Alva, já próximo da sua foz. De águas cristalinas e rodeada de verde luxuriante, a Praia Fluvial do Vimieiro proporciona a tranquilidade e descanso necessário. Na encosta da praia encontramos um conjunto de casas edificadas em xisto, assim como um moinho de água e uma roda de rio que proporcionam ao local um ambiente pitoresco e acolhedor.

Inserida no complexo das aldeias do Xisto, a praia do Vimieiro é o lugar ideal para todos os que pretendam um contacto pleno com a natureza. A praia tem bandeira azul e possui vigilância em época balnear. Também é possível alugar espreguiçadeiras, toldos e barcos sem motor para passear no rio. Existe um bar de apoio e instalações sanitárias.

6. Praia Fluvial de Côja (Arganil)

Praia Fluvial de Côja
Praia Fluvial de Côja

Localização em privilegiada zona beirã, Coja foi alcunhada por poetas e pintores como a “Princesa do Alva”. Rica em belezas naturais, uma das quais a sua zona balnear. É um local de passagem para aqueles que pretendem conhecer as belezas que a zona serrana encerra. Coja está junto à confluência da ribeira da Mata com o Rio Alva. No aspecto paisagístico, evidenciam-se os açudes do Rio Alva, com particular destaque para o existente, junto ao Parque de Campismo, que pelas suas características naturais permite a localização da zona balnear.

É uma zona fluvial que reúne condições para a prática da actividade balnear. É constituída por um açude que criou na parte inferior, um “espelho de água”, e cujas margens são constituídas por um areal que permite a permanência de banhistas junto à água. A parte superior é formada por um lençol de água, o que permite, além da actividade balnear, algumas actividades recreativas como, a canoagem, gaivotas e pesca desportiva. As margens, e a área envolvente à praia fluvial são refrescantemente arborizadas por choupos e amieiros. Na Margem direita do rio Alva existe um antigo lagar e moinho, que foram convenientemente recuperados, onde funciona um bar, restaurante e esplanada.

7. Praia Fluvial do Reconquinho (Penacova)

Reconquinho
Reconquinho – Penacova

Por entre vales e montes de Penacova, onde o rio Mondego é o anfitrião, situa-se a Praia Fluvial do Reconquinho, dotada de uma deslumbrante paisagem. Sobre as falésias é possível contemplar a beleza deste local, repleto de vegetação e águas refrescantes. Ao descer a colina encontra uma ponte de madeira. Esta ponte é a ligação aos percursos pedestres que se situam à volta do rio Mondego. Explore melhor o local fazendo esses percursos para um melhor conhecimento sobre a área. A paisagem pode ainda melhorar se passear de canoa sobre as águas deste rio, contemplando o seu redor fascinante.

Ideal para passar um dia quente de verão, onde o seu extenso areal convida a estender a toalha. Galardoada com Bandeira Azul, possui um café/restaurante como infraestrutura de apoio, campo de futebol e parque de estacionamento. Pode fazer um piquenique em família na zona destinada a esse efeito. As crianças podem aproveitar o seu dia a brincar no rio ou no parque infantil. É uma praia acessível e possui vigilância de nadador salvador.

8. Praia Fluvial de Avô (Oliveira do Hospital)

Praia Fluvial de Avô
Praia Fluvial de Avô

Inserido numa envolvência natural única, num autêntico postal vivo, a vila de Avô tem uma das mais ricas zonas fluviais do interior do país. Em pleno coração da localidade, onde se encontram o rio Alva e a ribeira de Pomares, que formam a particular ilha do Picoto, a zona balnear percorre todo o extenso e verdejante vale oferecendo inúmeros locais para banhos. A praia fluvial de Avô (praia acessível para todos) é constituída por dois açudes na zona circundante da ilha, agora com diversos pontos de passagem de peões recém-inaugurados e uma piscina infantil alimentada com água do rio.

Por baixo da ponte de um só arco do séc. XVIII, há uma zona de grandes pedras do rio de onde se pode mergulhar ou apanhar banhos de sol. Os espaços de lazer são amplos e com muito relvado com muitas sombras de mimosas, salgueiros e amieiros. O parque das merendas fica no alto de onde se obtém uma vista fantástica sobre o rio. Perto da praia, que foi requalificada, pode visitar as ruínas do antigo castelo, as ruínas da Ermida de São Miguel, o Pelourinho do séc. XVI e a Igreja Matriz do séc. XVII.

9. Praia Fluvial de Benfeita (Arganil)

Praia Fluvial de Benfeita
Praia Fluvial de Benfeita

A zona balnear de Benfeita, está localizada na Aldeia do Xisto de Benfeita, local onde se unem as ribeiras da Mata e do Carcavão. A zona balnear foi alvo de um programa de intervenção o qual proporcionou a criação de uma zona de balneários e um polidesportivo na margem esquerda da ribeira de Benfeita. É uma zona fluvial que reúne condições para a prática da actividade balnear.

É constituída por um açude que criou na parte inferior, um “espelho de água”, assim como um areal que permite a permanência de banhistas junto à água. A localização privilegiada da Aldeia de Benfeita, por ser um local de passagem para a Fraga da Pena, para a Mata da Margaraça bem como para a Aldeia Histórica do Piódão, confere à Zona Balnear de Benfeita características ímpares para a atracção de mais visitantes a esta região do Concelho de Arganil.

10. Praia Fluvial da Ponte das 3 Entradas (Oliveira do Hospital)

Praia Fluvial da Ponte das 3 Entradas
Praia Fluvial da Ponte das 3 Entradas

Na famosa localidade da Ponte das 3 Entradas existe um parque de campismo que se encontra inserido numa região onde são muitas as coisas para serem descobertas. A outra face de Portugal, com muita vegetação, ar puro, riachos e cascatas, belas vistas panorâmicas e estradinhas sinuosas pelas Serras do Açor e da Estrela. Aí encontramos aldeias perdidas no tempo.

Os seus habitantes cumprimentam-nos sempre com um sorriso! O parque de campismo é ladeado pelo rio Alva, onde se pode nadar. A aldeia Ponte das Três Entradas é um lugar único, graças à ponte com os seus três arcos, que une os dois rios, Alvoco e Alva.

11. Praia Fluvial da Cascalheira (Arganil)

Praia Fluvial da Cascalheira
Praia Fluvial da Cascalheira

A Praia Fluvial da Cascalheira, em Secarias, foi classificada como “Praia de Qualidade de Ouro” por 3 anos consecutivos, pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza”, galardão atribuído às praias que nos últimos 5 anos tenham tido qualidade de água excelente.

Esta praia fluvial foi galardoada no ano 2017 como Praia Bandeira Azul, sendo este galardão atribuído anualmente, caso sejam cumpridos uma série de critérios de natureza ambiental, de segurança e de conforto dos utentes, bem como de informação e sensibilização ambiental.

12. Praia Fluvial da Senhora da Piedade (Lousã)

locais para visitar na serra da Lousã
Praia Fluvial da Senhora da Piedade

Localizada na ribeira de S. João, em plena Serra da Lousã, a Praia Fluvial da Senhora da Piedade insere-se num cenário de incrível beleza natural. O Castelo da Lousã recebe os visitantes deixando adivinhar a chegada a um espaço aprazível e cheio de recantos que proporcionam momentos de descanso e paz. O xisto é uma presença permanente. Tudo à volta da praia é em xisto, incluindo a prancha de mergulho, com aproximadamente 1,75 metros de altura.

Existe uma piscina natural menos profunda para que as crianças se refresquem e possam brincar à vontade. Apresenta ainda todas as condições de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Este espaço balnear tem um bar com esplanada com uma vista fantástica sobre a serra e as Ermidas de Nossa Senhora da Piedade. Estão ainda disponíveis balneários com chuveiro e casas de banho. Durante a época balnear, a praia é vigiada por um nadador-salvador com posto de primeiros socorros. A Praia Fluvial da Senhora da Piedade tem Bandeira Azul e é classificada como Praia Acessível.

Tags: coimbrapraias fluviais
VxMag

VxMag

Comentários 5

  1. Roberto says:
    3 anos atrás

    E as praias fluviais de Castanheira de Pêra e Pedrogão Grande na região de Coimbra?

    Responder
    • João Oliveira says:
      3 anos atrás

      Pois são daquelas coisas que não faz muito sentido, mas a praia fluvial do poço da Corga já pertence a Leiria.
      Fica a faltar a praia fluvial do Pessegueiro ainda pertencente a Coimbra.

      Responder
  2. Samuel deOliveira says:
    3 anos atrás

    A foto da praia fluvial da Louçainha não é do local indicado. Pertence a outra praia fluvial desativada à muitos anos na serra de Miranda do Corvo.

    Responder
  3. João Oliveira says:
    3 anos atrás

    A foto correspondente da praia fluvial das Louçainhas 4 está errada, correspondente a N. Srª da Piedade de Tábuas (Miranda do Corvo), onde antigamente já teve uma pequena praia fluvial também.

    Responder
  4. Da Silva Elisabete says:
    3 anos atrás

    E a de Penacova não pertence a Coimbra

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

trilhos serra da estrela

8 trilhos pedestres a não perder na Serra da Estrela

por VxMag
Jun 25, 2022
0

A Serra da Estrela é rica em belezas naturais e paisagens únicas, com quedas de água, lagoas e outras maravilhas...

Ler mais
turismo rural crianças portugal

10 casas de campo em Portugal com atividades para as crianças

Jun 25, 2022
praias secretas do Alentejo

10 praias quase secretas para descobrir no Alentejo

Jun 25, 2022
Matosinhos

As 12 melhores praias de Matosinhos

Jun 24, 2022
Óbidos

10 das vilas e cidades mais bonitas do Centro de Portugal

Jun 24, 2022
Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros

25 das melhores e mais bonitas praias fluviais de Portugal

Jun 24, 2022

© 2022 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2022 Vortex Magazine

Posting....