Início Viagens As 12 melhores praias fluviais da região de Coimbra

As 12 melhores praias fluviais da região de Coimbra

São óptimas sugestões para um mergulho após explorar as aldeias de xisto. Estas são as melhores praias fluviais da região de Coimbra.

29929
5
Praias fluviais
Praias fluviais de Coimbra

A cidade de Coimbra não está longe do mar mas… e que tal um mergulho numa praia fluvial? Coimbra está localizada numa região privilegiada, com muitas e óptimas praias fluviais, muitas delas com bandeira azul. Perto de Coimbra estão as aldeias de xisto e a sua numerosa rede de praias fluviais, que são uma óptima opção para um mergulho após uma visita às belíssimas aldeias desta região. Seja em Arganil, Penela, Oliveira do Hospital, Penacova ou na Lousã… Seja no rio Alva ou no rio Mondego, nos arredores de Coimbra e em todo o distrito não faltam opções para óptimos mergulhos nas límpidas águas de um rio. Estas são as melhores praias fluviais da região de Coimbra.

 

1. Praia Fluvial de Piódão (Arganil)

Esta Praia Fluvial, como o nome indica, situa-se na Aldeia de Piódão, Aldeia classificada como “imóvel de interesse público”, pelo decreto-lei n.º 95/78, escondida nas encostas da Serra do Açor, pela sua maravilhosa e singular composição urbanística, pela sua bela expressão arquitectónica e pela pitoresca moldura paisagística que envolve, é, sem dúvida, uma das aldeias típicas mais visitadas. Situada a 41 Km de Arganil, com o casario de xisto, telhado da mesma laje a estender-se qual presépio na vertente da serra.

Praia Fluvial de Piódão
Praia Fluvial de Piódão

Na ribeira de Piódão foi construída uma represa que criou uma zona fluvial que reúne condições para a prática da actividade balnear.” Esta praia fluvial é desde 2016 galardoada como Praia Bandeira Azul, sendo este galardão atribuído anualmente, caso sejam cumpridos uma série de critérios de natureza ambiental, de segurança e de conforto dos utentes, bem como de informação e sensibilização ambiental. Foi também galardoada no mesmo ano como “Praia Qualidade de Ouro 2016”, galardão atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – às praias que nos últimos 5 anos tenham tido qualidade de água excelente. A Praia Fluvial de Piódão mantém ainda o galardão de Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro em 2018.

 

2. Praia Fluvial de São Gião (Oliveira do Hospital)

Instalada no complexo turístico da Fundação Albino Mendes da Silva, (benemérito que comprou os 10 hectares desta área florestal junto ao rio Alva), a praia fluvial de S. Gião tem, para além de uma extensa zona balnear, rodeada de carvalhos, cedros, pinheiros, choupos, salgueiros e plátanos, um parque de campismo, parque de merendas, alojamento em moradias, quartos na residencial do Choupal, restaurante, parque infantil e percursos pedonais junto à levada e até à ponte que atravessa o rio a montante.

Praia Fluvial de São Gião
Praia Fluvial de São Gião

A antiguidade da sua implementação (fundado em 1970), faz deste complexo e desta praia, que aproveita as antigas instalações da quinta (moinho tradicional, lagar, casa da quinta e fábrica de tecidos), uma das mais conhecidas da região. Ao longo dos últimos anos têm sido realizadas diversas obras de melhoramentos, desde uma represa para aumentar a profundidade até uma prancha de saltos. Depois de um mergulho, aproveite para visitar algumas das eleitas 7 maravilhas (culturais e ambientais) do concelho.

 

3. Praia Fluvial de Foz d’Égua (Arganil)

Na serra do Açor, nas proximidades da aldeia do Piódão e após percorridos 8 Km através de Estrada, encontramos Foz D´Égua em que as Ribeiras de Piódão e Chãs D´Égua, se encontram e seu percurso se trava por uma represa, criando um espelho de água e contribuindo para um local paradisíaco em plena Verão. Ainda a jusante o encontro da ribeira do Torno.

Foz d'Égua
Foz d’Égua

O local possui uma beleza natural, que o enquadramento das duas pontes existentes, a proximidade de dois moinhos em xistos, um lagar e os blocos de pedras talhadas pela corrente das ribeiras, permite a utilização turística por muitos. O perfil da zona envolvente ao espelho de água é pouco acidentada, pois resulta da ligação das ribeiras, o mesmo não se poderá dizer em relação aos acessos pedonais, que são bastante acidentados, ligando a estada à praia por socalcos que se transpõem com pequenas escadas em xisto.

 

4. Praia Fluvial de Louçainha (Penela)

Adaptada das represas naturais da ribeira da Azenha, a Praia Fluvial da Louçainha é motivo de orgulho das gentes do concelho de Penela. Escondido entre a serra do Espinhal, o espaço balnear tem quase lotação esgotada nos meses de verão. A qualidade das águas, os excelentes equipamentos fluviais e a preocupação ambiental têm-lhe valido a atribuição regular da Bandeira Azul, que exibe a par da classificação de Praia Acessível.

Praia Fluvial de Louçainha
Praia Fluvial de Louçainha

Excepto na zona reservada às crianças, a profundidade da área balnear, que na parte da prancha de mergulho ultrapassa os três metros, transforma-se no lugar ideal para a natação. Neste refúgio fluvial em plena montanha, existe também um restaurante/bar com vista panorâmica.

5 COMENTÁRIOS

    • Pois são daquelas coisas que não faz muito sentido, mas a praia fluvial do poço da Corga já pertence a Leiria.
      Fica a faltar a praia fluvial do Pessegueiro ainda pertencente a Coimbra.

  1. A foto da praia fluvial da Louçainha não é do local indicado. Pertence a outra praia fluvial desativada à muitos anos na serra de Miranda do Corvo.

  2. A foto correspondente da praia fluvial das Louçainhas 4 está errada, correspondente a N. Srª da Piedade de Tábuas (Miranda do Corvo), onde antigamente já teve uma pequena praia fluvial também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here