Início Viagens As 12 melhores praias de Malta

As 12 melhores praias de Malta

Cada vez mais turistas começam a descobrir os encantos destas pequenas ilhas do Mediterrâneo. Descubra as melhores e mais bonitas praias de Malta.

0
Praias de Malta
Praias de Malta

As melhores praias de Malta estão na parte norte do país. Então, se está à procura de férias na praia, esta é a melhor zona para ficar. A pequena ilha de Comino é onde se encontra a praia mais espectacular, a Blue Lagoon.

Na sua visita a Malta, não pode deixar de visitar esta bela lagoa de água transparente. E passar também alguns dias na ilha de Gozo, que tem várias das melhores praias do país. Neste artigo, mostramos as 12 melhores praias de Malta para que possa desfrutar das suas águas cristalinas e do seu bom tempo.

Mapa das melhores praias de Malta

Neste mapa, encontrará a localização das 12 melhores praias de Malta. Repare que nem todas se encontram na ilha principal do arquipélago. Por isso mesmo, vale a pena visitar as outros ilhas, Comino e Gozo.

1. Lagoa Azul (Comino)

Lagoa Azul (Comino)
Lagoa Azul (Comino)

Quando falamos de Malta, inevitavelmente a primeira imagem que vem à mente é a Lagoa Azul (Blue Lagoon). Está localizada na pequena ilha de Comino, entre a ilha de Malta e Gozo, e é a principal atração do país.

Embora a ilha de Comino tenha apenas 3 habitantes, possui algumas das melhores praias de Malta. Entre elas, a Lagoa Azul. Como o nome indica, as suas águas têm uma espetacular cor azul cristalina. É o mais próximo que vimos de uma piscina. Além disso, a água é bastante calma e, se gosta de nadar, pode chegar à ilhota de Cominotto, onde há uma praia e várias grutas.

É uma enorme atracção turística e encontrará todos os tipos de instalações: comida, espreguiçadeiras, cacifos para guardar as suas coisas. Está muito bem organizado, embora, como pode imaginar, os serviços são caros.

1.1. Como ir até à Lagoa Azul?

Pode fazê-lo desde Malta ou desde Gozo. Deve ir a um dos dois portos principais (Cirkewwa e Mgarr, respectivamente) e comprar os bilhetes de ida e volta, podendo escolher a volta em aberto. Dessa forma, pode voltar quando quiser. O bilhete custa 10€ por pessoa e a viagem demora cerca de 15 minutos. Sem dúvida, a Lagoa Azul é uma das melhores praias de Malta.

Lagoa Azul de Comino

O nosso conselho é que vá bem cedo. O primeiro barco sai às 8h da manhã de ambas as ilhas e, a essas horas, pode desfrutar de uma das melhores praias de Malta praticamente sozinho. A partir das 11h, começa a se encher de gente e mal se consegue esticar a toalha.

Se quiser mais conforto, pode reservar uma excursão. Não é uma má ideia porque se for de barco, ficará muito mais tranquilo que na areia, onde em certos momentos quase não há espaço.

2. Baía Mellieha (Malta)

Baía Mellieha (Malta)
Baía Mellieha (Malta)

É a maior praia do país. Também é conhecida como Baía Ghadira e fica a poucos minutos a pé de Mellieha. Nos seus arredores existem muitas comodidades: restaurantes, resorts… O seu fácil acesso torna- a uma das praias mais movimentadas do país. Mas, felizmente, é muito grande e, excepto na época alta, pode ficar relativamente tranquilo.

A sua água, muito calma, cristalina e com quase nenhuma profundidade fazem da Baía Mellieha uma das melhores praias de Malta para as crianças.

Mellieha é também a melhor zona para se alojar em Malta. Não apenas porque aqui estará próximo desta praia, mas porque terá várias das melhores praias de Malta, como Ghajn Tuffieha ou até a Ilha de Comino, muito perto.

3. Baía Dourada (Malta)

Baía Dourada (Malta)
Baía Dourada (Malta)

Na parte noroeste da ilha de Malta, encontrará várias das melhores praias de Malta. A mais famosa e procurada é a Baía Dourada (Golden Bay). Basicamente, porque nas suas margens se encontra um dos resorts mais populares da ilha, o Radisson Blu Golden Sands.

Existem também vários restaurantes, um amplo estacionamento e a paragem de autocarros ao lado. O acesso é bastante cómodo e fácil. Apesar de ser uma das melhores praias de Malta, é um pouco sobrevalorizada, uma vez que perto dela existem praias igualmente bonitas e tranquilas.

4. Baía de Ghajn Tuffieha (Malta)

Baía de Ghajn Tuffieha (Malta)
Baía de Ghajn Tuffieha (Malta)

Mesmo ao lado da Baía Dourada, encontrará a bela Baía Ghajn Tuffieha. Pode ir caminhando de uma para a outra em apenas 15 minutos por uma bonita estrada que proporcionará vistas espetaculares de ambas as baías.

A água de Ghajn Tuffieha é ainda mais transparente que a Baía Dourada e há muito menos pessoas. Os hóspedes do resort geralmente ficam em Baía Dourada, o que torna a praia mais tranquila. É menos acessível, mas tem mais beleza natural ao seu redor. Em suma, é uma das melhores praias de Malta.

5. Piscina de São Pedro (Malta)

Piscina de São Pedro (Malta)
Piscina de São Pedro (Malta)

Embora não seja uma praia, vale a pena incluir esta maravilha nas melhores praias de Malta. Esta piscina natural está localizada na parte sul da ilha de Malta, muito perto da bela cidade de Marsaxlokk.

É impressionante observar como a erosão da água nas rochas criou este espaço, perfeito para relaxar e tomar banho nas suas águas cristalinas. É recomendável que vá cedo, pois é um local extremamente popular, especialmente no verão.

5.1. Como chegar à piscina de São Pedro?

O mais conveniente é de carro, embora a estrada não seja muito boa. Existem vários estacionamentos, um ao lado e o outro a cerca de 300 metros. Se quiser ir de transportes públicos a partir de Valletta, apanhe o autocarro 81, saia em Abdosir e caminhe por um caminho durante cerca de 30 minutos até chegar à piscina natural.

6. Lagoa de Cristal (Comino)

Lagoa de Cristal (Comino)
Lagoa de Cristal (Comino)

Comino é muito mais que a Lagoa Azul (Blue Lagoon). Esta ilha oferece paisagens únicas. Quando a Lagoa Azul começa a ficar cheia de pessoas, a melhor coisa a fazer é sair e explorar a ilha. E uma das melhores alternativas para a Lagoa Azul é a Lagoa de Cristal (Crystal Lagoon). Encontra-se mesmo ao lado, a apenas 10 minutos a pé.

Embora não seja uma praia propriamente dita, é uma zona para banhos realmente espetacular. A cor da água é igual ou mais bonita ainda que a da Lagoa Azul. Além disso, estará rodeado por belas falésias. Parece um sítio de filmes!

O ideal é ir de barco e mergulhar na água. Mas se não planeia alugar um, pode descer por um pequeno caminho até uma pequena plataforma de cimento onde pode estender a toalha e aproveitar a água. Se pensou nessa segunda opção, vá diretamente para lá porque o espaço é muito pequeno e enche rapidamente.

7. Baía de Santa Maria (Comino)

Baía de Santa Maria (Comino)
Baía de Santa Maria (Comino)

Esta é a terceira praia assinalável em Comino. Tendo a possibilidade de tomar banho na Lagoa Azul ou na Lagoa de Cristal, a priori pode não parecer uma opção muito impressionante, pois as duas praias são espetaculares. No entanto, quando a Lagoa Azul está cheia, ir à Baía de Santa Maria é uma ótima alternativa.

Está localizada a leste da Lagoa Azul, a cerca de 20 minutos a pé. A praia é bastante grande e tem diferentes áreas de banho. Nos arredores, existem alguns restaurantes para recarregar as baterias. É uma das melhores praias de Malta, por isso, durante a sua visita a Comino, não deixe de visitar.

8. Baía de Hondoq (Gozo)

Baía de Hondoq (Gozo)
Baía de Hondoq (Gozo)

Nesta lista das melhores praias de Malta não poderia faltar este clássico da ilha de Gozo. A Baía de Hondoq (Hondoq Bay) está localizada em Qala, no sul da ilha. É famosa pelas suas águas cristalinas e pelas vistas da ilha de Comino. Provavelmente tem a água mais azul-turquesa da ilha.

Existem também várias cavernas, que fazem desta enseada um local muito popular para os amantes do mergulho. Além de ter muitos lugares bonitos para ver em Gozo, a ilha tem praias espetaculares como esta.

9. Baía de Ramla (Gozo)

Baía de Ramla (Gozo)

Esta é uma das praias mais famosas de Gozo. Principalmente por causa da cor vermelha da areia. É uma das maiores praias da ilha. Então, se procura tranquilidade, na Baía de Ramla, quase sempre encontrará um espacinho.

Não há dúvida de que a Baía de Rambla é uma das melhores praias de Malta. A praia é linda desde baixo, mas também vista por cima. Se escalar a caverna Tal Mixed, terá belas vistas da praia. O acesso é muito fácil, de carro e de autocarro, e há alguns restaurantes nas proximidades. Ideal para passar o dia em família.

10. Baía de Balluta (Malta)

Baía de Balluta (Malta)
Baía de Balluta (Malta)

Se ficar em São Julião, Sliema e arredores, esta é a melhor praia da região. Esta pequena praia tem uma água verde clara muito atraente para a natação e desportos aquáticos. A praia não é muito grande, mas há espaço suficiente para se bronzear enquanto aprecia a vista da igreja neogótica.

Se não quiser tomar banho, visite de qualquer maneira. Está logo abaixo do passeio marítimo que vai de Sliema a São Julião. E é realmente bonito, especialmente à noite. Sem dúvida, uma das melhores praias de Malta.

11. Mar Interior (Gozo)

Mar Interior (Gozo)
Mar Interior (Gozo)

Mesmo ao lado dos famosos penhascos de Dwejra está outra das melhores praias de Malta. Neste caso, é uma bela lagoa de água verde e cristalina que está ligada ao Mediterrâneo através de um arco natural. Isso faz com que as correntes não cheguem e a água está sempre muito calma.

Não há muito espaço para esticar a toalha, mas geralmente não está muito cheia. Se quiser explorar a área e apreciar o famoso arco, pode reservar uma excursão. Pode fazê-lo ali mesmo já que existe bastante oferta.

12. Baía de Gnejna (Malta)

Baía de Gnejna (Malta)
Baía de Gnejna (Malta)

E para finalizar esta lista das melhores praias de Malta, não podemos deixar de mencionar a Baía de Gnejna. Está muito perto da Baía Ghajn Tuffieha e da Baía Dourada, a oeste do país. De fato, pode ir a pé de uma para o outra.

É provavelmente a mais interessante da região, porque geralmente é a menos movimentada, embora também seja a mais pequena. Se tem dias suficientes em Malta, não será demais conhecê-la. As águas cristalinas da Baía de Gnejna são ideais para fazer mergulho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here