Início Viagens As 12 melhores praias de Lagoa

As 12 melhores praias de Lagoa

Aqui ficam alguns dos maiores segredos de Portugal, incluindo os famosos Algar de Benagil e Carvoeiro. Descubra as melhores praias de Lagoa, no Algarve,.

0
Lagoa

A cidade de Lagoa é uma tradicional cidade algarvia, que, como sede de concelho, contrasta fortemente com as localidades costeiras que, desde a década de 60, têm manifestado um forte crescimento urbanístico e turístico pela qualidade e beleza das suas praias. No alto de uma pequena colina, rodeada por vinhas, Lagoa tem-se mantido calma e ainda pacata, orgulhosa dos seus pequenos jardins, da bela igreja, do seu interessante depósito de água com balaustradas de faiança e do Convento de São José, actual centro cultural da cidade. A região de Lagoa prima, igualmente, pelo vinho de excelente qualidade que aqui se produz, já de renome internacional. As bonitas praias de Lagoa, no Algarve, atraem cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros.

Lagoa
Lagoa

A data da fundação de Lagoa é desconhecida. No entanto, sabe-se que a povoação nasceu à beira de uma lagoa, de onde deriva o seu nome. Encontramos alguns elementos manuelinos na vila, o que prova o seu desenvolvimento durante o séc. XVI, mas a sua história está documentada sobretudo a partir do séc. XVIII, altura em que Lagoa é elevada a vila e se forma o concelho. No séc. XVIII foi bastante destruída pelo terramoto de 1755, sendo a sua reconstrução evidente pela quantidade de monumentos e construções dessa época que podemos encontrar.

Carvoeiro
Carvoeiro

Lagoa é especialmente famosa pelas suas praias, já que conta com excelentes praias de grande qualidade e reconhecimento internacional, como é o caso da Praia Marinha. Uma das freguesias mais interessantes deste município é Carvoeiro, constituído por um pequeno mas bonito complexo de praia, localizado a uns 5 quilómetros da cidade de Lagoa, donde se situam praias tão bonitas como a pequena Praia do Carvoeiro ou a Praia de Vale de Centeanes, ideal para nadar tranquilamente.

Outro lugar interessante na periferia é a vila de Ferragudo, uma povoação de pescadores que mantêm o seu carácter caseiro em cascada até ao rio, coroado pelo perfil da sua igreja situada sobre uma colina. As suas ruas oferecem uma figura pitoresca com as suas casa brancas com telhados recortados por chaminés adornadas. Descubra as melhores praias de Lagoa, no Algarve!

 

1. Praia da Marinha

Não é por acaso que a Praia da Marinha foi galardoada com a Bandeira Dourada e colocada entre as 100 mais belas praias do mundo. A Natureza excedeu-se neste recanto do Algarve, e forjou um recanto mágico. Quem pensou que as arribas alcantiladas e os pórticos suspensos sobre o mar; os gritos das aves marinhas e o azul do mar, esgotavam o encanto desta praia, enganou-se!

Praia da Marinha
Praia da Marinha

Uma máscara de mergulho e umas barbatanas são as chaves para penetrar no reino submarino. Este património natural mereceu a atenção de várias entidades como a Universidade do Algarve, a CCDE-Algarve e o Município de Lagoa para estabelecer um conjunto de percursos subaquáticos de descoberta da natureza. Aventure-se! Belas, mas de temperamento instável, as arribas rochosas podem dar origem a desmoronamentos inesperados, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança.

 

2. Praia de Benagil

A Praia de Benagil surge como fundo de um profundo vale e encontra-se perto do porto pesqueiro de Benagil, em Lagoa, Algarve. O acesso a esta praia termina na zona reservada para embarcações de pesca artesanal, com as quais também se realizam excursões às grutas marinhas e às praias paradisíacas mais inacessíveis da região.

Praia de Benagil
Praia de Benagil

Devido aos coloridos barcos o areal estende-se a Este até chegar a uma imponente falésia de tons ocres em cujas paredes (muito erodidas) se podem observar fósseis marinhos. Nesta praia podem-se ver rochas exóticas típicas desta zona da costa algarvia, assim como numerosas grutas e cavernas.

 

3. Praia do Carvoeiro

Carvoeiro tornou-se, nas últimas duas décadas, num cosmopolita centro turístico do Concelho mas, apesar disso, na vila são ainda frequentes as pitorescas janelas, açoteias e platibandas pintadas de tons de ocre e azul, contrastando com o branco do casario que cai em cascata até à praia. No areal persistiam até há bem pouco tempo os coloridos botes de madeira das velhas fainas da pesca artesanal.

praias mais bonitas do Algarve
Praia do Carvoeiro

Os tempos mudaram, e agora as vistosas embarcações foram substituídas por outras de materiais modernos, que aguardam grupos de turistas para visitas às grutas que o mar escavou na rocha sedimentar. Ao longo das arribas, um conjunto de trilhos e miradouros oferece oportunidades de percursos pedonais à descoberta da orla costeira de Lagoa, de que se destaca o Passadiço de Carvoeiro.

 

4. Praia da Albandeira

Com a praia de Albandeira, o termo “recanto” ganha um novo significado. Para lá chegar, o visitante terá de percorrer uma estreita estrada que parece já não ser destes tempos. Tal como muitos dos caminhos da região no século passado, serpenteia por entre velhos muros de pedra solta, constituindo, por si só, como que um espaço eco museológico.

Praia da Albandeira
Praia da Albandeira

Atravessam-se assim 2 km de característicos matos mediterrânicos que vão ocupando antigos pomares de sequeiro há muito abandonados. A pequena praia de Albandeira surpreende-nos pelo encanto minimalista dos seus elementos – um pequeno promontório divide-a em dois areais, acariciados por um mar de um azul puro e luminoso. O conjunto aninha-se, como uma safira, entre pequenas arribas rendilhadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here