VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

A cidade do mundo mais parecida com Lisboa… fica no Brasil

Com arquitetura pombalina e azulejos nas fachadas, São Luís do Maranhão é a cidade brasileira que mais se assemelha a Lisboa. Descubra porquê.

VxMag by VxMag
Ago 24, 2025
in Viagens
1
São Luís do Maranhão

São Luís do Maranhão

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

palácios em lisboa

7 locais mágicos para descobrir em Lisboa

Jul 27, 2026
locais isolados para férias em Portugal

10 locais remotos em Portugal ideais para férias longe das multidões

Jul 26, 2026
Praia do Carvalho

8 locais paradisíacos para descobrir no Algarve

Jul 5, 2026
serra da estrela

6 das aldeias mais pitorescas da Serra da Estrela

Jul 4, 2026

A milhares de quilómetros de Portugal, do outro lado do Atlântico, existe uma cidade onde muitos portugueses sentem uma estranha familiaridade.

Não se trata de uma réplica, mas as semelhanças são tantas que São Luís do Maranhão, no Brasil, é frequentemente apontada como a cidade que mais se assemelha a Lisboa.

O motivo está na herança arquitetónica deixada pelos tempos coloniais. O centro histórico de São Luís, classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1997, é um autêntico museu a céu aberto da arquitetura portuguesa do século XVIII, com forte presença do barroco pombalino — o mesmo estilo que marcou a reconstrução lisboeta após o terramoto de 1755.

Ruas com sabor a história

Caminhar pelas ruas do centro histórico de São Luís é uma viagem no tempo. Os edifícios revestidos a azulejo, as fachadas simétricas, as varandas em ferro forjado e as igrejas imponentes compõem um cenário que, em muitos aspetos, poderia ser confundido com bairros históricos de Lisboa.

A famosa Rua Portugal, onde se encontra o Museu de Artes Visuais, é o melhor exemplo dessa herança comum.

Este traço urbano não surgiu por acaso. A criação da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, no século XVIII, trouxe prosperidade à região e viabilizou a construção de edifícios com linhas europeias, adaptadas ao clima tropical.

Os azulejos ganharam aqui uma função prática além da estética: impermeabilizar as fachadas contra a humidade. Já as plantas em “L” ou “U” ajudavam na ventilação dos interiores.

Solares, sobrados e memórias coloniais

A malha urbana é composta por três tipos principais de edifícios: sobrados, casas térreas e solares. Os sobrados, de dois a quatro andares, combinam o uso comercial no piso térreo com residências nos andares superiores.

Já os solares, mais imponentes e com pormenores mais requintados, eram as habitações das elites coloniais.

Entre os edifícios de maior interesse patrimonial, destacam-se o Palácio dos Leões, sede do governo estadual, o Palácio de La Ravardière, a Catedral de São Luís, os conventos do Carmo e das Mercês, bem como a Casa das Tulhas e a Casa das Minas, com ligações à cultura afro-brasileira.

Uma Lisboa tropical?

Mais do que uma cidade parecida com Lisboa, São Luís do Maranhão é o reflexo de uma ligação histórica e cultural que uniu os dois lados do Atlântico.

O que ali se preserva é a memória de um tempo em que Portugal deixou marcas profundas na paisagem urbana, na organização social e na arquitetura do Brasil.

A visita ao centro histórico de São Luís é também uma oportunidade para refletir sobre o passado colonial, a mestiçagem cultural e os caminhos cruzados que continuam a ligar Portugal e Brasil.

Ajude-nos a chegar mais longe

Gosta do que lê na VortexMag? Adicione-nos como fonte preferida no Google e passe a ver mais dos nossos artigos nos seus resultados de pesquisa.

Adicionar como Fonte Preferida  →
VxMag

VxMag

A VxMag é a assinatura editorial coletiva da Vortex Magazine. Os artigos publicados sob este nome são escritos e revistos pela equipa da redação, que cobre sociedade, cultura, viagens, tecnologia e atualidade com o mesmo compromisso de rigor e verificação de factos.

Comments 1

  1. Jean Valter Gruson says:
    11 meses ago

    Preciso conhecer!!!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fomos feitos para ter apenas um parceiro? A ciência tem uma resposta - e é mais complexa do que parece
Natureza

Fomos feitos para ter apenas um parceiro? A ciência tem uma resposta – e é mais complexa do que parece

by Fernando Alves
Jul 27, 2026
0

A pergunta parece simples: os seres humanos foram "desenhados" para ter um único parceiro, ou a exclusividade é uma invenção...

Read moreDetails
Como organizar a despensa e os armários da cozinha: o método para nunca mais perder nada

Como organizar a despensa e os armários da cozinha: o método para nunca mais perder nada

Jul 27, 2026
Alstroeméria: o guia completo para cultivar esta flor de corte que dura semanas

Alstroeméria: o guia completo para cultivar esta flor de corte que dura semanas

Jul 27, 2026
Amarílis: o guia completo para ter esta flor espetacular em casa

Amarílis: o guia completo para ter esta flor espetacular em casa

Jul 27, 2026
palácios em lisboa

7 locais mágicos para descobrir em Lisboa

Jul 27, 2026
Por que evitamos comer animais carnívoros? A resposta tem séculos e a ciência veio confirmar o que o instinto já sabia

Por que evitamos comer animais carnívoros? A resposta tem séculos e a ciência veio confirmar o que o instinto já sabia

Jul 26, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza

© 2024 Vortex Magazine