VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

10 fantásticas curiosidades sobre a descoberta do Brasil

Quando os portugueses chegaram ao Brasil estávamos longe de imaginar que era o início de uma história em comum com mais de 500 anos.

VxMag by VxMag
Set 15, 2022
in História
1
Curiosidades sobre a descoberta do Brasil

Chegada dos portugueses ao Brasil

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Limpar a máquina de lavar louça: o local onde a sujidade se esconde e entope o aparelho

Como limpar a máquina da loiça por dentro: os pontos críticos que ninguém limpa (e deveria)

Mar 16, 2026
Duarte Pacheco Pereira

Duarte Pacheco Pereira: o navegador que poderá ter descoberto o Brasil antes de Cabral

Set 22, 2025
Suevos

A herança e a importância dos Suevos na história de Portugal

Set 21, 2025
Filipe II

Filipe II: o Rei espanhol que amava Portugal

Set 21, 2025

O Brasil tem uma história riquíssima, tanto antes como depois da chegada dos portugueses. Afinal, este é um território imenso, repleto de uma grande beleza natural, um país fantástico rico em cultura, história, tradições e contradições e cheio de curiosidades naturais e históricas.

A chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil foi um marco na história portuguesa e brasileira. Gerou muitas polémicas mas deu-nos uma história em comum que deve ser entendida, estimada e valorizada. Afinal de contas, é muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa.

Se é um apaixonado pelos episódios menos conhecidos da história, deixamos-lhe aqui 9 fantásticas curiosidades sobre a “descoberta” do Brasil pelos portugueses.

1. O Tratado de Tordesilhas

Tratado de Tordesilhas
Tratado de Tordesilhas

Portugal ameaçou enviar uma frota à região descoberta por Colombo, ou seja, às atuais Américas Central e do Norte. Por consequência, a Espanha propôs discutir um acordo sobre as terras a descobrir, sendo essa a origem do Tratado de Tordesilhas.

Duarte Pacheco Pereira, que muitos dizem ter sido o verdadeiro “descobridor” do Brasil, numa viagem secreta que terá feito, participou como negociador português. Foi ele quem reivindicou para Portugal as terras até 370 léguas a oeste de Cabo Verde, que inclui o território do Brasil.

2. A descoberta secreta

Duarte Pacheco Pereira
Duarte Pacheco Pereira

O único registo de uma eventual descoberta secreta do Brasil é um trecho obscuro do livro “Sobre os Mares do Mundo”, que foi escrito pelo próprio Pacheco entre 1505 e 1508. Nesse relato, ele diz-nos que, em 1498, terá explorado a “parte ocidental” do Oceano Atlântico e encontrado “uma grande terra firme […] coberta de muito e fino brasil”.

Tudo isto reforça a tese que a viagem de Pedro Álvares Cabral foi uma operação arquitetada pela coroa portuguesa dois anos depois da verdadeira descoberta, para formalizar a posse das terras.

3. Um espanhol antes de Cabral?

Vicente Pinzón
Vicente Pinzón

A 26 de janeiro de 1500, ou seja, mais de 3 meses antes do descobrimento oficial do Brasil, o espanhol Vicente Pinzón terá chegado a um novo território no além-mar, desconhecido pelos reinos de Portugal e Espanha. Pinzón tinha partido em novembro de 1499 do Porto de Palos e, na sua jornada, passou pelas ilhas Canárias e Cabo Verde.

Este veterano explorador disse que seguiu viagem ao largo de um litoral com poucas baías seguras para a ancoragem e desembarque. Quando enfim conseguiram chegar a terra, o espanhol e os seus homens enfrentaram a fúria dos índios, que mataram 8 soldados e feriram grande parte da tripulação. Esse local seria o Cabo de Santo Agostinho, no litoral pernambucano. Pinzón costeou o litoral até à foz do Rio Amazonas, descoberto por ele.

4. Quantas pessoas tinha a frota de Cabral?

Frota de Pedro Álvares Cabral
Frota de Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral saiu da praia do Restelo ao meio-dia do dia 9 de março de 1500, com a idade de 32 anos. A sua frota tinha um total de 1500 pessoas divididas, em 10 naus e 3 caravelas. A nau comandada por ele tinha capacidade para 250 tonéis e 190 homens.

5. A nau desaparecida

chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil
Descoberta do Brasil

No dia 23 de março de 1500, uma das naus desapareceu. Era comandada por Vasco de Ataíde e tinha 150 homens. Os restantes barcos fizeram dois dias de buscas, mas nada encontraram, prosseguindo então a sua viagem.

6. O dia da Descoberta

Desembarque dos portugueses no Brasil
Desembarque dos portugueses no Brasil

A 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral ancorou em frente ao Monte Pascoal, na Bahia, a 36 km do litoral brasileiro. Percebendo que esta seria uma terra até então desconhecida, reclamou-a para o Reino de Portugal e mandou uma embarcação dar a notícia ao rei.

7. A recompensa de Cabral

Pedro Álvares Cabral
Pedro Álvares Cabral

Pela sua viagem, Pedro Álvares Cabral recebeu 10 mil cruzados e o direito de transportar 30 toneladas de pimenta gratuitamente no navio. A Coroa comprometia-se a comprar o produto pelo preço de mercado em Lisboa, 7 vezes mais alto do que nas Índias. Cada marinheiro podia trazer 600 kg de pimenta e fazer o mesmo.

8. Quantos marinheiros regressaram a Portugal?

Frota de Pedro Álvares Cabral
Frota de Pedro Álvares Cabral

Poucos foram os marinheiros que voltaram para Portugal. Além da nau que desapareceu e da outra que voltou a Portugal com a notícia do descobrimento, outras seis afundaram. Portanto, das treze embarcações que saíram do Restelo, apenas 5 voltaram para casa.

9. A primeira missa

A primeira missa no Brasil
A primeira missa no Brasil

A 26 de abril de 1500, num lugar conhecido por Coroa Vermelha, foi rezada a primeira missa em terras brasileiras, no domingo de Pascoela (domingo a seguir à Páscoa).

Na frota de Cabral, seguiam um total de 8 frades, liderados por Frei Henrique de Coimbra. Cabral levava também uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, que foi colocada numa capela especialmente construída no convés da sua embarcação.

10. O primeiro mapa do Brasil

Brasil
Brasil

No dia 6 de maio de 1500, o astrónomo da frota registou a latitude da Baía de Cabrália, o atual Porto Seguro. Este documento é considerado o trabalho cartográfico mais antigo do Brasil.

VxMag

VxMag

Comments 1

  1. Pedro Ribeiro says:
    4 anos ago

    O Brasil não foi descoberto, mas sim, construído. A cruz da 1.ª missa está no Museu da Sé de Braga.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

locais grátis para visitar em Lisboa
Notícias

Os 10 municípios mais ricos de Portugal – dados atualizados do INE

by VxMag
Abr 14, 2026
0

Portugal é um país com uma grande diversidade geográfica, cultural e económica. Apesar de ser relativamente pequeno em termos de...

Read moreDetails
Penamacor

Os municípios mais pobres de Portugal: o que dizem os dados mais recentes do INE

Abr 14, 2026
Profissões em falta: 12 áreas com escassez de profissionais em Portugal

Onde há trabalho garantido em Portugal: as 12 profissões com maior escassez de profissionais em 2026

Abr 14, 2026
Barcelos

Onde se vive mais tempo? As regiões portuguesas com maior esperança de vida

Abr 14, 2026
Pudim de laranja com amêndoa

Pudim de laranja com amêndoa: um clássico que nunca falha

Abr 13, 2026
Amêijoas à Espanhola

Amêijoas à Espanhola: um petisco para partilhar com amigos

Abr 13, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine