Início Sociedade 20 atividades divertidas para brincar com as crianças em casa

20 atividades divertidas para brincar com as crianças em casa

Em tempos de quarentena e de confinamento, encontrar atividades divertidas para fazer em casa com os seus filhos pode ser um desafio.

0
atividades divertidas
Atividades divertidas com crianças

Já se encontrou na situação de passar vários dias com as crianças dentro de casa? É um fato que pode ser estressante, pois as crianças precisam de atenção e precisam de uma atividade extra que lhes permita gastar toda a energia que têm dentro.

Portanto, sem um planeamento adequado, ficar em casa pode tornar-se uma dor de cabeça: crianças aos gritos e a portar-se mal e pais estressados e desesperados. Para canalizar a situação, propomos 20 atividades entretidas e divertidas para fazer com as crianças em casa.

Às vezes, temos que passar vários dias em casa com as crianças, seja por estarem doentes ou por causa do mau tempo. Nesses casos, é importante ter recursos para evitar que as horas se tornem eternas, as crianças se alterem e que os pais fiquem física e mentalmente exaustos. Propomos-lhe uma série de atividades divertidas para brincar com as crianças em casa:

1. O jogo do tesouro

Para jogar só precisa de encontrar um objeto, que também pode ser um prémio para quem o encontra, como um saco de pipocas ou um chocolate. O jogo começa com a primeira pista que se lhes dê, o ideal é criar uma série de pistas em papel que os leve de um canto a outro da casa e os mantenha entretidos enquanto procuram o tesouro.

2. Ginásio de interior para crianças

Transforme a sua sala de estar num ginásio para crianças, para que elas se divirtam e se exercitem. Pode colocar uma série de folhas no chão para que as crianças cheguem de um ponto a outro sem tocá-las. Um tapete de ioga no chão pode ser usado para cambalhotas, abdominais, exercícios com as pernas, etc.

Se colocar fios de lã ou de tricô de um sítio para outro na sala como uma teia de aranha, eles poderão tentar passar sem tocar com nenhuma parte do corpo. Se tocarem, devem iniciar o percurso.

3. A hora do conto

Cada um escolherá uma história e deve lê-la ou representá-la para os outros. É uma ótima maneira de que participem numa atividade que envolve expressão verbal e também promove o amor pela leitura.

4. Um pouco de manualidades

Não precisa de ir comprar nada para fazer manualidades. Basta usar objetos de reciclagem como rolos de papel higiénico, caixas de ovos, papel usado ou outros objetos que temos por casa para fazer artesanato original. Pode fazer os seus próprios porta-lápis, objetos decorativos, etc.

5. Fazer papel machê

É uma técnica que permite fazer muitos elementos decorativos. Encha um balão, misture cola e água, molhe-o no papel de jornal e comece a fazer suas criações artísticas.

6. Fazer receitas

Cozinhar é uma arte e aprender a cozinhar é uma atividade divertida e muito útil para as crianças. Pode passar uma tarde a fazer bolos, pão, aperitivos, bolachas, sanduíches, smoothies, etc.

7. Desenhos para colorir

Se precisar de fazer algum trabalho de casa e tem de deixar os seus filhos entretidos, pode imprimir uma série de folhas para colorir ou até deixá-los fazer on-line. É uma atividade lúdica que também melhora a coordenação olho-mão e promove habilidades motoras.

8. Cinema em casa

Peça aos seus filhos para prepararem uma peça, é uma atividade que, para fazê-la bem, exige trabalho e tempo. É importante escolher bem a peça, preparar o roteiro de cada um, ensaiar, preparar as fantasias e organizar um pequeno palco para encenar a peça.

9. Jogos de tabuleiro

É fato que as crianças de hoje são poderosamente atraídas por jogos de computador; no entanto, passar alguns dias em ambientes fechados com crianças é um momento perfeito para tirar o pó dos jogos de tabuleiro que ativam a lógica, estratégia e raciocínio das crianças.

10. Fazer origami

O origami é uma arte milenar japonesa, que consiste em fazer dobras num papel para formar figuras. Na Internet, encontrará muitos tutoriais para criar sapos, gatos, pombos e outras figuras com pequenos pedaços de papel. Esta atividade caseira é perfeita para ensinar as crianças a serem pacientes e desenvolver a paciência.

11. Fazer experiências

As experiências ensinam às crianças os princípios da ciência e da física de uma maneira divertida, ou seja, brincando. Eles podem aprender sobre volume, movimento, transformação da matéria, etc, de uma maneira lúdica e divertida.

12. Concurso de anedotas

Toda a família se pode divertir a fazer um concurso de anedotas. As crianças gostam de aprender novas piadas e também, qual a melhor maneira de passar o dia em casa do que a rir?

13. Organizar um concurso de pintura

Uma caixa de têmpera ou aguarelas, um papel e alguns pincéis são suficientes. Imaginação e arte são colocadas por eles.

14. Criar os seus próprios brinquedos

Com material reciclado, pode criar um “Três em linha”, um “Spinner”, um “Slime”, etc.

15. Karaoke em família

Se tiver uma tv web, poderá encontrar vídeos no Youtube para poder fazer esse concurso de músicas em casa.

16. Decorar t-shirts

Algumas t-shirts velhas podem servir como tela perfeita para brincar de estilistas e capturar nelas os desenhos mais originais de seus filhos.

17. Aprender a tricotar

Tricotar ou fazer crochê é uma atividade que pode ser tranquilizadora para as crianças. Irá mantê-las entretidas e promove a sua capacidade de concentração.

18. Fazer figuras com plasticina

Esta atividade já é praticada nas creches porque estimula as habilidades motoras.

19. Criar um acampamento

No quarto das crianças, usando lençóis, cobertores e outros objetos, eles podem criar o seu próprio acampamento base. Eles vão-se divertir muito montando suas próprias tendas.

20. Brincar às adivinhas

As adivinhas estimulam a inteligência das crianças e as entretêm muito nos dias em que é melhor para crianças e adultos ficarem em casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here