Início Sociedade 14 ideias surpreendentes para brincar em casa com as crianças

14 ideias surpreendentes para brincar em casa com as crianças

Quando os miúdos são obrigados a passar muito tempo em casa é necessário recorrer à imaginação para descobrir as melhores ideias para passar o tempo.

0
jogos para crianças em casa
Jogos para crianças em casa

Quem disse que as tardes em casa eram aborrecidas? Do sofá à TV, da TV aos videojogos… Acabaram as tardes monótonas que não aportam nada aos seus filhos. Se chove, se tem um filho doente ou simplesmente não lhes apetece sair, há muitas actividades divertidas.

Quer saber quais são os jogos que pode fazer com as crianças em casa e que transformarão as suas tardes em momentos mágicos? Então continue a ler, aqui tem todos os truques para desfrutar com sua família.

Nem sempre é necessário sair de casa ou organizar planos especiais para entreter um ou mais filhos. Também não precisamos gastar dinheiro levando os nossos filhos a espectáculos caros, parques de diversões, festas ou tardes em casa com animadores para seus os amigos. Os planos mais caros não são necessariamente os mais divertidos.

Às vezes, uma boa dose de imaginação, bom humor e coisas simples que temos em casa, podem-se tornar os melhores jogos para as crianças em casa.

Hoje em dia, as crianças têm uma vida marcada por múltiplas actividades organizadas: piscina, karaté, pintura, piano… Para elas, ficar em casa uma tarde, desfrutar do espaço com a mãe ou com uma pessoa de confiança, sem pressa e de pijama, pode ser fantástico. Se der uma olhada à nossa selecção de jogos infantis gratuitos, verá como é fácil entretê-las sem gastar dinheiro ou sair de casa!

Como cada idade tem as suas próprias características e o que uma criança de dois anos gosta pode não agradar a uma criança de seis anos, distribuímos os jogos infantis em casa por faixa etária.

Jogos para crianças em casa de 1 a 2 anos

Esqueça os caprichos, as birras e a falta de paciência do seu filho. Se ele estiver doente e não puder ir ao parque, não se preocupe. Existem muitos jogos para jogar em casa com as crianças pequenas.

É nessa idade que a criança começa a aprender as primeiras regras sociais, por imitação. Também experimenta as primeiras habilidades físicas (caminhar, correr, manipular). É nesta fase que ele começa a ficar curioso sobre os diferentes sons, as cores, o “aspecto físico” do mundo. Aqui encontrará actividades divertidas para crianças de um a dois anos.

1. A caixa dos disfarces

Numa caixa de papelão ou numa cesta, coloque tudo o que pode ser usado para fazer pequenos jogos de interpretação de personagens. Uma velha peruca de Carnaval, uma capa, uma camisola, um chapéu, um par de óculos de plástico… Qualquer acessório para disfarce será útil.

Uma vez disfarçados, você e as crianças podem inventar histórias para interpretar uma personagem. Que jogo melhor para uma criança do que ser o protagonista de sua própria história? Melhor ainda, se a história inventada é sobre personagens da vida quotidiana, pode-se tornar numa grande oportunidade para imitar os adultos.

O seu filho pode ser um médico, uma mãe com o seu bebé, um cão ou um gato. Desta maneira, através da imitação e da brincadeira, a criança aprende comportamentos e regras sociais (e também se divertirá muito!).

2. O jogo da decantação

Estes jogos para crianças em casa não exigem a compra de nada de especial; os objetos que você costuma ter são mais que suficientes.

Para o conjunto da decantação, vai precisar de algumas tigelas de plástico, grão de bico, massas, lentilhas e farinha. Coloque tudo na mesa da cozinha. Dê ao seu filho um copo ou uma colher pequena e incentive-o a decantar os alimentos de uma tigela cheia para um recipiente vazio. Comece com as peças maiores (por exemplo, a massa) e termine com as mais pequenas. Dessa forma, o jogo se tornará cada vez mais difícil.

Essa actividade para crianças de 1 a 2 anos, além de muito divertida, é tremendamente educativa. De fato, se eles fizerem o movimento da esquerda para a direita (o oposto para crianças canhotas), eles aprimorarão habilidades que serão úteis para escrever no futuro.

3. O grande ouriço

Crianças de um a dois anos divertem-se muito colocando objectos pequenos dentro de objectos grandes. Experimentar com formas e tamanhos diferentes é uma actividade ideal para eles nesta idade.

Sem dúvida, um dos jogos mais divertidos para crianças em casa é o “grande ouriço”. Você só precisa de um coador, vire-o e mostre à criança como inserir a esparguete em todos os pequenos orifícios. Em pouco tempo, terá construído um grande ouriço!

Jogos para crianças em casa de 3 a 5 anos

Existem muitos jogos simples para brincar em casa com crianças desta idade. As actividades, os jogos e os trabalhos manuais que podemos fazer com eles também servirão para estimular nas crianças as habilidades necessárias para a escola. Falamos sobre as habilidades motoras finas dos dedos, a orientação no espaço, conceitos como para cima e para baixo, antes e depois, ou esquerda e direita.

1. O Método Montessori

O método Montessori oferece uma infinidade de manualidades para fazer em casa. Com materiais simples e baratos, podemos estimular a capacidade criativa das crianças e o seu desenvolvimento cognitivo.

Este é um jogo para crianças de três anos que lhes permitirá ensaiar os gestos do dia a dia: abotoar as camisas, abrir e fechar um zíper, amarrar os cordões.

Para fazê-lo em casa, só precisa de uma placa de madeira (a menos que já tenha uma moldura ou tear que possa usar), pinos ou cola especial para os tecidos para fixar a tela. Para adicionar coisas ao tear, use uma camisa velha, um casaco que não seja mais usado pela criança com zíper ou cordões de sapatos.

2. Adivinhe e encontre

É um exemplo típico de um jogo caseiro para crianças com a qual, além de se divertirem, elas adquirem uma série de habilidades que são muito benéficas para o seu desenvolvimento cognitivo.

Algo tão simples como esconder um objecto na sala: num armário, num vaso ou numa prateleira. Depois, a criança deve encontrá-lo fazendo perguntas como “ele está debaixo da cama? Está dentro do armário? Está perto da porta”. Depois, tente trocar de papéis, algo que os seus filhos vão adorar.

3. Pontaria

Usando cartolina branca, a criança deve desenhar tiras largas, depois colorir e cortá-las. Em seguida, com cola, junte as extremidades das tiras para formar vários anéis.

O jogo não termina aqui. É neste momento onde pode entrar em acção. Vire uma cadeira e o jogo consistirá em inserir as pernas da cadeira nos anéis. Para cada perna da cadeira inserida, um número de pontos será atribuído. Os pontos também podem ser distribuídos, dependendo da cor que demos aos anéis.

4. O quê falta?

Este é um dos grandes clássicos dos jogos de memória para crianças. Coloque alguns objectos numa bandeja ou mesa (comece com quatro e depois aumente gradualmente). A criança olha para eles por alguns segundos, depois deve virar as costas e remover uma. Deve adivinhar qual é o objecto que está a faltar.

Não é tão fácil quanto parece. Tente você mesmo e verá!

Actividades divertidas para crianças de 6 a 7 anos

As actividades que escolhemos para crianças de 6 a 7 anos são jogos perfeitos para passar a tarde com os pais. São actividades para crianças que podem ser feitas em casa, com materiais muito simples, como papel e lápis. Alguns destes jogos exigem um pouco mais de movimento, mas são adequados para fazer em ambientes fechados.

Também incluímos jogos com palavras, formas e números para desenvolver as habilidades que a criança precisa na escola. Manualidades para crianças de 6 a 7 anos não faltam na nossa selecção. Nesta idade, as crianças podem se concentrar mais: podem cortar, colorir e fazer pequenas construções.

1. O pequeno arquitecto

Com algumas caixas de sapatos, pedaços de pano, molas de madeira de prender a roupa, palhas, paus de gelados, materiais reciclados de vários tipos… e deixe a criatividade do seu filho começar a trabalhar. O primeiro projecto de um pequeno arquitecto tomará forma: uma casa de bonecas, uma quinta, um castelo medieval… Qualquer criação é possível graças à imaginação das crianças e a alguns conselhos de um adulto.

Deixe a criança decorar o seu projeto colando, cortando, pintando com marcadores ou aguarelas. Para dar o toque final aos detalhes, pode usar plasticina e purpurina. Será uma grande satisfação para a criança, mas também para você!

2. Tangram

O Tangram é um jogo chinês muito antigo, que ajuda a criança a entender figuras e espaço. Graças às suas formas de composição, é capaz de impulsionar a sua imaginação: é realmente muito mais do que apenas umas simples manualidades infantis. Em primeiro lugar, o jogo começa com a construção, o melhor é que não precisa de comprar nada.

Para fazê-lo por primeira vez, pode seguir as etapas do tutorial do YouTube sobre tangram para criar animais, modelar números ou o que a imaginação lhe sugerir a si e à criança.

3. Gincana caseira

E para esticar um pouco as pernas, desafie a criança com uma incrível pista de obstáculos. Este é um jogo muito adequado para pais com energia!

Crie linhas no chão com a ajuda de fita adesiva, coloque uma cadeira aqui e ali, um pufe para subir e depois se afastar: cabe à criança mover-se ao longo das linhas com uma bandeja na mão, carregada de objetos (uma maçã, laranjas, etc.) e manter o equilíbrio.

A cada turno, pode aumentar a dificuldade adicionando um objecto ou pedir à criança que traga a bandeja com uma mão ou com os olhos fechados. E enquanto brinca, a criança exerce atenção, concentração e coordenação olho-mão.

Jogos para jogar em casa com caneta e papel

Estes são apenas alguns jogos tranquilos, antes do beijo de boa noite: batalha naval, enforcado, frutas e animais (ou coisas e nomes de cidades).

Jogos para crianças em casa de 8 a 10 anos

Você pode ser a melhor mãe do mundo, mas saber qual o jogo a propor a uma criança de 8, 9 ou 10 anos e conseguir surpreendê-la é um grande desafio. Quando têm de 8 a 10 anos, a maioria das crianças sentem-se maiores, alguns brinquedos ou jogos parecem-lhe para crianças pequenas, por isso é importante saber o que lhes propor. Tome nota de algumas recomendações.

1. Jogos de tabuleiro

O Monopoli, o Risk, o Scrabble, o Taboo, qualquer um destes jogos de tabuleiro populares é uma boa opção. Mas também podemos ir a alternativas mais clássicas, como xadrez ou damas.

Muitos jogos de tabuleiro começam a ser possíveis e interessantes a partir dos 8 anos de idade. As crianças podem-se lembrar e aceitar regras complexas, esperar a vez delas e ficar sentados durante mais tempo. E sabe o que a criança vai aprender? Algo fundamental para a vida, saber perder!

2. Origami

O Origami é a arte japonesa de construir figuras dobrando folhas coloridas. É uma actividade muito divertida. Na faixa etária de 8 a 10 anos, a criança já alcançou boa destreza manual e pode fazer os seus primeiros experimentos por conta própria. Guie-o, começando com coisas simples, como o cisne ou o sapo que salta, e depois avançando gradualmente. Após o primeiro cisne, pode decidir fazer uma colecção completa de animais!

O Origami é um dos jogos mais úteis para crianças de 8 anos, porque ensina a precisão, atenção e como realizar tarefas com cuidado. Todos elas habilidades muito úteis também para a escola.

3. Fazer velas

Fazer velas com crianças é fácil e divertido. Compre blocos de cera coloridos, moldes e luzes. Depois dê asas à sua criatividade. A maneira mais fácil é usar moldes coloridos e despejar camadas de cera com cores contrastantes. Com um pouco de prática, também pode usar moldes para cupcake ou cortadores de biscoitos (para obter velas em forma de estrela ou coração).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here