VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

10 das mais bonitas aldeias e vilas do Alentejo

As aldeias e vilas do Alentejo estão repletas de casas caiadas de branco e ruas sinuosas. Descubra algumas das mais bonitas e charmosas.

VxMag by VxMag
Set 26, 2021
in Viagens
1
Castelo de Arraiolos

Arraiolos

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

loriga serra da estrela

Praia fluvial de Loriga: um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

Mar 21, 2023
locais mais frios do mundo

Os 10 locais mais frios do planeta

Mar 21, 2023
casa mais antiga de Lisboa

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Mar 20, 2023
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023

O Alentejo continua a ser uma das regiões mais carismáticas de Portugal e também uma das mais acarinhadas pela grande maioria dos portugueses. E não é por menos: as suas gentes, acolhedoras e afáveis, a sua gastronomia de excelência, as suas paisagens onduladas e as suas casas caiadas de branco cativam até os turistas mais indecisos.

Depois de muitos anos no esquecimento, o turismo no Alentejo entrou definitivamente na moda. Mas se alguns rumam apenas para a costa alentejana, à procura das suas belíssimas praias, outros preferem aventurar-se pelo seu interior, à procura das mais genuínas aldeias e vilas do Alentejo, de ruas sinuosas e casario branco.

A verdade é que a magia e a simplicidade das aldeias alentejanas não deixam ninguém indiferente. Se está à procura do mais genuíno que esta região tem para oferecer, descubra connosco algumas das aldeias e vilas mais bonitas do Alentejo.

1. Castelo de Vide

Castelo de Vide
Castelo de Vide

Ao longe, o imponente castelo recortado contra as casas brancas destaca-se e convida à visita. Do alto deste, consegue admirar a paisagem alentejana em todo o seu esplendor, com pequenas aldeias no meio dos campos a perder de vista. A cerca de 20km, consegue espreitar Marvão e ainda mais longe, terras de Espanha. Castelo de Vide é um autêntico encanto.

Na encosta Norte, poderá encontrar o núcleo histórico da Judiaria, entre o Castelo e a Fonte da Vila. Esta Judiaria representa um dos mais importantes exemplos da presença judaica em Portugal, remontando ao século XIII, tempo de D. Dinis. Esta Judiaria é uma das mais bem preservadas em Portugal, tendo já há alguns anos sido incluída num programa de recuperação e revitalização dos edifícios, preservando assim um dos maiores espólios nacionais de arquitetura civil do período gótico.

2. Monsaraz

Monsaraz
Monsaraz

A vila medieval de Monsaraz, a mais antiga do concelho de Reguengos de Monsaraz, tem indícios de povoamento pré-histórico, tendo sido nos seus primórdios um castro fortificado. Foi reconquistada aos mouros em 1157 por Geraldo Geraldes, conhecido como “O Sem Pavor”. Em 1167 foi doada aos templários e em 1319 à Ordem de Cristo. Durante séculos, Monsaraz foi um importante entreposto na defesa do Guadiana, vigiando a fronteira com Espanha.

Para além de poder visitar todo o seu património arquitetónico, social e histórico, recomendamos que desfrute da paisagem maravilhosa que rodeia a vila. Um dos melhores miradouros para isso é o alto do Castelo (e que merece a sua visita). Procure também visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa (séculos XIV e XVI),a  Ermida de São Bento, a Torre de São Gens do Xarez ou a Ermida de Santa Catarina de Monsaraz.

3. Marvão

Marvão
Marvão

Situada a poucos quilómetros de Espanha, entre Castelo de Vide e Portalegre, esta simpática vila, bela e tranquila, é rainha e senhora do ponto mais alto da Serra de São Mamede. O Monte de Ammaia, como foi conhecido em tempos, deve o seu atual nome Marvão ao guerreiro mouro Ibn Marúan, que ali se refugiou durante o séc. IX.

Sob domínio árabe durante séculos, Marvão integrou as terras de D. Afonso Henriques após a campanha militar da Reconquista Cristã. Em 1160/66, sendo reconquistada por D. Afonso Henriques. Marvão foi uma vitória significativa, graças à sua localização estratégica que lhe proporciona uma defesa natural, já que a paisagem está marcada por encostas íngremes a Norte, Sul e Oeste, sendo apenas possível o acesso a pé no lado Este, onde se desenvolveu a população.

Se for visitar Marvão nos nossos dias, ficará certamente surpreendido com a espetacular arquitetura tradicional alentejana, que pode encontrar no interior das muralhas. Um passeio pelas ruas da vila permite-lhe descobrir exemplares de arcos góticos, janelas manuelinas, varandas de ferro forjado e outros detalhes muito interessantes, sempre marcados pelo granito local.

4. Évora Monte

Évora Monte
Évora Monte

A pitoresca freguesia de Évora Monte (ou Evoramonte) está situada entre Évora e Estremoz. Noutros tempos, teve uma elevada relevância militar, devido à sua posição geográfica, e essa vertente ainda se encontra muito presente nos nossos dias, com as muralhas a protegerem os seus habitantes e a aguardar que os visitantes ali entrem vejam as histórias que há para descobrir.

A vila é pequena e cheia de encanto, e o seu tamanho é por isso perfeito para que possa dar uma boa volta a pé pelas ruas, para absorver toda a localidade e encontrar os mais diversos pormenores, desde um ornamento diferente, uma porta ou janela de traça tipicamente alentejana ou apenas um gato pachorrento que descansa à sombra. Tudo muito típico do Alentejo, sim, mas com um toque ainda mais especial aqui, em Evoramonte.

5. Porto Covo

aldeias do alentejo
Porto Covo

Situada entre as ondas da costa atlântica e os montados da Serra do Cercal, Porto Covo é um autêntico postal alentejano que merece bem uma visita mais demorada, para que possa apreciar bem esta ponte entre o mar e o campo, cada um com os seus encantos e cada um com o seu apelo irresistível e convidativo.

No centro da aldeia, pode encontrar uma belíssima praça, conhecida como o largo Marquês de Pombal, que é uma maravilha da arquitetura iluminista do séc. XVIII, sendo rodeado por casinhas caiadas e com barras azuis, portas vermelhas e cortinas de renda a emoldurar as janelas. A partir do largo, estendem-se ruas retilíneas que desembocam em pequenas praias de aldeia dourada com água transparente, uma autêntica antecipação do mediterrâneo.

6. Santa Susana

Santa Susana
Santa Susana

Se procura um local pacato e com arquitetura bem alentejana, a aldeia de Santa Susana é uma paragem obrigatória. O destaque vai para as casinhas de rés-do-chão, caiadas de branco e com barras azuis e grandes chaminés. Santa Susana está localizada entre duas ribeiras (afluentes da ribeira de Alcáçovas) e está distanciada de Alcácer do Sal (sede de concelho) em 15 km.

Mas o autêntico encanto de Santa Susana está nas suas casas brancas, com barra azul em janelas e portas, e que em média são pintadas de dois em dois anos pelos moradores, para que a tradição e encanto da aldeia se mantenham vivas.

Mesmo as casas desabitadas são pintadas por vizinhos, num autêntico esforço comunitário para que Santa Susana se mantenha viva e orgulhosa. Ao passear pelas ruas da localidade, delicie-se com o pormenor curioso de algumas das portas de entrada terem as iniciais dos primos Henrique e Manuel, bem como a data em que foram construídas.

7. Mértola

Mértola
Mértola

Mértola tem diversas credenciais de importância histórica e que ainda hoje está bem viva e presente na vila, tornando-a quase um museu vivo. Foi cidade romana, capital de um reino árabe, e a primeira sede da Ordem de Santiago.

As ruas de traçado irregular e medieval permitem-lhe passear através da história e descobrir novos locais a visitar. Na Câmara Municipal, pode encontrar vestígios da Myrtlis romana. Na Torre de Menagem do Castelo, encontra objetos da época pré-islâmica; no Museu Islâmico encontra uma das coleções mais importantes do mundo no que diz respeito a esta época de ocupação moura; e numa antiga igreja, pode deparar-se com uma coleção de arte sacra impressionante.

8. Arraiolos

vilas mais bonitas do alentejo
Arraiolos

Esta vila tipicamente alentejana que é sede de concelho está localizada no distrito de Évora, e é conhecida pelos seus bordados, cujo método de fabrico é passado de geração em geração. Os vestígios arqueológicos aqui encontrados denotam presença humana Neolítica ou talvez até anterior, no Calcolítico. Certo é que a região teria já ocupação significativa desde o IV milénio a.C, não sendo por isso de admirar que este território tenha uma longa e rica história.

Aproveite a visita para ver o Castelo da vila e daqui apreciar a paisagem envolvente, de uma grande beleza. Pode também visitar a Igreja do Salvador, uma construção do século XVI que se encontra rodeada pelas muralhas. Outros importantes legados patrimoniais são a Igreja da Misericórdia e a fonte rural Chafariz dos Almocreves, que se encontram inseridos no centro histórico que foi recentemente alvo de obras de preservação. Perto de Arraiolos, encontra a bela aldeia de Santana do Campo, construída sobre Ruínas Romanas, onde pode conhecer o Templo Romano e respetiva estação arqueológica.

9. Terena

Terena
Terena

Apesar de ter apenas 700 habitantes, Terena tem o estatuto de vila, mas merece certamente ser incluída nesta lista. Esta bonita vila alentejana, pertencente ao concelho do Alandroal e também conhecida como São Pedro ou São Pedro de Terena, está situada numa região de grande beleza onde a paz é rainha e senhora. Próximo de terena, pode encontrar a Albufeira da Barragem do Lucifécit, local que pode e deve visitar.

Os visitantes, para além de poderem percorrer calmante as ruas da vila, podem também visitar património tão diverso como o Castelo, o Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, a Igreja matriz de São Pedro (com fundação anterior ao século XIV), a Igreja da Misericórdia (séc. XVI), a capela de Santo António (erguida em 1657), o Pelourinho do século XVI e as diversas ruínas romanas que pode encontrar na região.

10. Alegrete

Alegrete
Alegrete

Localizada próximo da fronteira de Espanha, Alegrete conta com uma excelente posição geográfica, da qual se pode observar toda a envolvente com perfeição, o que tornou a localidade muito importante ao longo do tempo, como pode atestar o monumento principal a visitar: o castelo.

Para além disso, recomenda-se a visita à Igreja Matriz (do século XVI), às capelas de S. Pedro (século XV) e da Misericórdia (Séc. XVII), à Torre do Relógio (Século XVII) e ao encantador coreto, este já do século XX. Procure também percorrer as pacatas ruas de Alegrete e observe os típicos casarios com faixas coloridas. É o local perfeito para apreciar a verdadeira essência do Alentejo, com o tempo que parece parar e com a tradição sempre presente.

Tags: alentejo
VxMag

VxMag

Comments 1

  1. J. Carlos says:
    1 ano ago

    … são simplesmente Belezas… “Deste Nosso Belo País á Beira-Mar Plantado”.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

loriga serra da estrela
Viagens

Praia fluvial de Loriga: um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

by VxMag
Mar 21, 2023
0

Em plena Serra da Estrela, podemos encontrar a magnífica praia fluvial de Loriga, detentora de uma grande variedade de comodidades...

Read more
locais mais frios do mundo

Os 10 locais mais frios do planeta

Mar 21, 2023
casa mais antiga de Lisboa

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Mar 20, 2023
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023
Eslovénia

12 dos melhores locais para visitar na Eslovénia

Mar 20, 2023
grandes rotas portugal

Passadiços do Paiva: viagem mágica ao longo de um rio deslumbrante

Mar 20, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine