Início Sociedade As 10 melhores cidades para viver em Portugal

As 10 melhores cidades para viver em Portugal

Avaliando áreas como a saúde, educação, emprego, áreas verdes e cultura, estas são as 10 melhores cidades para viver em Portugal.

643789
25
PARTILHE
As 10 melhores cidades para viver em Portugal
Parque Infante D. Pedro (Foto: Maria José Almeida)

As 10 melhores cidades para viver em Portugal

Quais os factores a ter em conta quando se elege as melhores cidades para viver em Portugal? A opinião poderá variar segundo o estilo de vida de cada pessoa e as necessidades que esta considera como essenciais, mas elaborámos esta lista com base em 5 critérios fundamentais: acesso ao emprego, saúde, educação, cultura e espaços de lazer.

1. Coimbra

Coimbra
Coimbra

É uma cidade onde tem tudo e está perto de tudo. Tem alguns dos melhores hospitais do país, uma universidade secular, monumentos para visitar e cultura para desfrutar. Tem a vantagem de ser uma cidade de média dimensão o que faz com que a confusão do trânsito seja residual, por exemplo.

2. Braga

melhor país da europa
Braga – Pedro Costa

Jovem, dinâmica, ensino superior de qualidade. Cidade repleta de cultura e monumentos. Tal como outras cidades de média dimensão, tem a vantagem de ser mais barata em termos de habitação.

25 Comentários

    • Estou prestes a me aposentar da INFRAERO. Já sou aposentado do INSS. Com a atual situação do Brasil estou pretendendo viver em Portugal. Como trabalho com controle de pragas aqui no Brasil, pretendo montar uma empresa em Portugal. Quais as minhas chances.

      • EU E MEU MARIDO SOMOS APOSENTADO AQUI NO BRASIL, ESTAMOS COM UM PREVISÃO DE IRMOS MORAR EM LISBOA EM LOURES, NÃO CONHEÇO, PODE ME FALAR SOBRE ESSE BAIRRO OU OUTRO PROXIMO, SEI QUE OS ALUGUES T2 ESTÃO POR 400 EUROS, É ISSO. E QUAL O LUGAR BOM PARA MORAR QUE NÃO FIQUE CARO, COMO É FEITO ESSE ALUGUEL PODE SER SIMESTRAL, QUE SERIA O TEMPO PARA VERMOS LUGARES MAIS APT MELHORES. A PREVISÃO E PARA MAIO DEVIDO AS DOCUMENTACOES DA MINHA FILHA QUE VAI CONOSCO TIRANDO CIDADANIA PORTUGUESA. COMO DEVEMOS TRANSFERI NOSSA APOSENTADORIA,É VERDADE QUE COMO APOSENTADOS TEMOS ALGUMAS REGALIAS, OS APARTAMENTOS SÃO IMOBILIADOS. E QUANTO A UM TRABALHO EXTRA, AQUI SOU REPRESENTANTE DE PRODUTOS DE BELEZA JAFRA, SOU CORRETORA DE IMOVEIS E SEGURO DE CARRO. TENHO CHANCE DE ALGO, TENHO 60 ANOS, COMO ABRIR UMA CONTA NO BANCO PARA ENTRA A NOSSA APOSENTADORIA. TENHO UMA CASA QUE VOU DEIXAR ALUGADA, E SOBRE POSTO DE SAUDE,POIS SOU DIABETICA E RECEBO MEUS MEDICAMENTO NO POSTO DE SAUDE E QUAIS AS DOCUMENTAÇOES PARA TODOS ESSE PROBLEMAS.

      • BOA NOITE, AMIGO.
        TAMBÉM SOU FUNCIONÁRIO FEDERAL APOSENTADO. MORO NO SUL DE MINAS GERAIS E QUERO IR PARA PORTUGAL. MINHA FILHA JÁ MORA LÁ. PODERIA ME REPASSAR AS INFORMAÇÕES QUE CONSEGUIU, POR GENTILEZA ? OBRIGADO E SAUDAÇÕES :.

  1. Por que vocês não permitem a cópia do texto ou das fotos?

    Estou fazendo um documento com tudo o que me interessa sobre Portugal e gostei do site de vocês, mas fica trabalhoso não poder copiar/colar

  2. quero fazer faculdade em algarve… ouvi dizer que ela é umas das mais baratas para se morar e melhor para aposentados, qual seria melhor algarve ou coimbra? qual a mais barata para se viver?

    • Universidade melhor Coimbra é a mais antiga do país. Para o Algarve tem de ir para Faro que é onde fica a Universidade (veja os cursos).

  3. Qual cidade do Algarve é mais interessante, conheço Vilamoura e Porches, me agradou muito!
    Quais maisque temmuma vida mais urbana para um casal de aposentados animados!
    Obrigada!

  4. E as cidades do Sul? Évora, Beja, Faro, Lagos, Tavira, Vila Real de Santo António, Portimão, Setúbal, etc, etc, etc.
    Para quem goste de calor, mar e praia, alguma vez troca o Sul pelo Centro ou Norte? Nem pensar! 🙂
    Já pensaram no frio, na neve e nas chuvadas naquelas cidades durante o Inverno.
    Não me convencem, pois têm Invernos muito longos e tristes, gosto mais do tempo seco e muitos e muitos dias de Sol e sem chuva.

  5. Sou neta de portugueses, moro em Mato Grosso – Brasil, cidade com temperatura que varia de 28 a 35 Graus. Sou enfermeira e cuidadora de idosos. Gostaria de trabalhar por um tempo em Portugal. Poderiam me ajudar indicando uma cidade que seja melhor no meu ramo de trabalho?
    Grata pela ajuda.

  6. sou aposentado, morado no Rio de Janeiro, onde as temperaturas são altas e gostaria de morar em Portugal em uma cidade de tamanho médio a pequeno mas estruturada e se possível que não fosse muito fria no inverno.

  7. Olá. Eu e minha esposa somos aposentados e temos interesse em nos mudarmos para Portugal em definitivo. Inicialmente pretendemos alugar um imóvel durante uns 30/40 dias para nos ambientarmos e ao mesmo tempo visitarmos algumas cidades para posterior definição. Temos dúvidas (após pesquisa) entre a cidade de Braga e a região do Algarve pelo clima mais semelhante ao do Brasil. O que vocês acham ? Podem nos indicar algo mais ?

  8. Gostei muito de Oeiras. Alguém sabe me passar mais informações sobre sobre essa região ou vila. Se tem boa escolas públicas, etc…

  9. Boa tarde tenho 50 anos e minha esposa 47 , estamos pesando muito em ir morar em portugal
    eu tb no ramo comercial sou empresario ela arquiteta e concluindo o curso de engenharia , qual seria a cidade que poderias apostar em trabalhar e morar , não conhecemos nada mais a vontade e grande , se alguém puder ajudar com boas informações ficaríamos muitos gratos .
    um grade abraço !!!! 17-01-2017

  10. gostei muito da cidade de aveiro , alguém tem informações que possa dar , ou cidade de praias gostaria de mexer com bar pousada alguma coisa do ramo.

  11. Deveriam colocar de onde retiraram as fotografias, não devem postar fotografias sem a indicação do autor e do website de onde retiraram as fotos; a forma como o fazem parece quem as fotografias são da vossa autoria.
    A fotografia de capa que é do Parque Infante D. Pedro em Aveiro foi retirada do meu flickr mjose_almeida em que eu sou a autora.
    Agradecia que fizessem menção à autoria da fotografia!
    Cumprimentos,
    Maria José Almeida.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here