Início Viagens Praia dos Salgados: uma das melhores praias de Albufeira

Praia dos Salgados: uma das melhores praias de Albufeira

É uma das melhores praias da zona de Albufeira e está rodeada por natureza em estado selvagem. Descubra a Praia dos Salgados.

2146
0
Praia dos Salgados
Praia dos Salgados

Com um areal extenso, a Praia dos Salgados contrasta com as restantes praias de Albufeira pela diversidade de paisagem, já que em vez das arribas ocre é um cordão de dunas douradas que compõe o cenário de fundo. Para lá das dunas, encontra-se a Lagoa dos Salgados, ponto de passagem de diversas aves migratórias, onde entre caniçais e juncais nidificam aves de espécies protegidas como a garça vermelha, o alfaite, o caimão e o pernilongo.

Praia dos Salgados
Praia dos Salgados

A praia oferece boas condições para a prática de desportos náuticos e mesmo de surf e bodyboard, já que o mar por vezes é um pouco agitado. A praia surge na continuação do areal da Praia Grande, para nascente da lagoa dos Salgados, uma zona húmida que se forma no troço terminal da ribeira de Espiche.

Para chegar à praia percorre-se o empreendimento turístico associado ao campo de golfe que se desenvolve marginalmente à lagoa, descendo por uma avenida ladeada por palmeiras altas.

Praia dos Salgados
Praia dos Salgados

O espaço envolvente da praia permanece em estado natural: para poente avistam-se as dunas robustas da Praia Grande e o espelho de água da lagoa marginado por densa vegetação e onde se observam sobretudo galeirões e, no inverno, corvos-marinhos a pescar; para nascente são os campos dunares que dominam, mais modestos em altura, mas igualmente ricos em flora e fauna.

Praia dos Salgados
Praia dos Salgados

O areal é amplo e com troços tranquilos; uma extensa rede de passadiços eleva-se sobre a foz da ribeira e sobre as dunas, proporcionando longos passeios tanto para poente, atravessando-se a lagoa dos Salgados, como para nascente, até à Galé.

Praia dos Salgados
Praia dos Salgados

A Praia dos Salgados é muito procurada devido a estas invulgares características: um areal que se desenvolve junto a uma lagoa costeira frequentada por aves migratórias.

Os acessos e estacionamentos, os bares, restaurantes e outros apoios de praia com bom gosto e qualidade ajudam à afluência. Praia ideal para longas caminhadas à beira-mar, tão longas que se pode chegar a Armação de Pêra pelo areal.

Praia dos Salgados
Praia dos Salgados

O Algarve é um tesouro em tons de azul e verde. De mar e de golfe, de rios e de serras. Mas também tesouro ocre de pedra, branco de casario, baú rico em laranjas e amendoeiras, alfarrobeiras e medronheiros, em mar mas também em rios como o Guadiana e o Arade, em planícies e serras, como a de Monchique e Caldeirão, tornado ainda mais precioso com a sua Ria Formosa que guarda nas suas fronteiras um ecossistema único no mundo.

Praia dos Salgados
Praia dos Salgados

Não, o Algarve não é só praia. Mas as praias do Algarve são o coração que pula, que bate forte e bombeia o sangue para todas as outras regiões do seu corpo. São o ar que o faz respirar, o oxigénio que o torna a região turística mais importante de Portugal e uma das mais famosas da Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here