VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Piódão: uma das mais bonitas aldeias de xisto de Portugal

A aldeia histórica de Piódão, toda construída em xisto, é uma das mais bonitas e charmosas de Portugal. Descubra um pouco mais sobre a sua história e o que visitar.

VxMag by VxMag
Fev 22, 2022
in Viagens
0
piódão aldeias de xisto

Piódão

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Praia do Carvalho

8 locais paradisíacos para descobrir no Algarve

Jul 5, 2026
serra da estrela

6 das aldeias mais pitorescas da Serra da Estrela

Jul 4, 2026
brotas alentejo

7 aldeias quase desconhecidas para visitar no Alentejo

Jul 3, 2026
Brotas alentejo

Aldeia de Brotas: um segredo ainda por descobrir no Alentejo

Jul 2, 2026

Poucas aldeias são tão carismáticas como Piódão. E poucas se podem gabar de ter uma beleza tão especial que consegue atrair visitantes até ao local mais recôndito da serra. São muitos quilómetros de curvas por uma estrada de montanha até chegar a esta aldeia de xisto, onde tudo parece ter parado no tempo e onde as casas e as ruas permanecem intactas e nos mostram como era a vida nestas paragens há muitos anos atrás.

Piódão, também conhecida como a “aldeia presépio”, situa-se em plena Serra do Açor, em Arganil, e presenteia os visitantes com a sua disposição em anfiteatro, onde se destacam as tradicionais casas de xisto que descem em socalco, tetos cobertos com lajes e portas e janelas pintadas de azul. As casas ocupam as ruas estreitas, íngremes e tortuosas, numa disposição irregular típica de povoações medievais. Esta é umas das 12 Aldeias Históricas de Portugal, tendo sobrevivido aos rigores do inverno e ao desgaste do tempo.

A maioria das casas segue ainda a estrutura de antigamente, com dois pisos, sendo que o térreo servia para arrecadação de alfaias agrícolas, salgadeiras e arcas de cereais, e o primeiro andar era para habitação da família. Tal como no passado, ainda hoje as atividades agrícolas e a pastorícia são dominantes na vida dos habitantes de Piódão, sendo a principal forma de subsistência e sobrevivência. Aqui se vive o silêncio e a comunhão com a natureza, num ambiente que, à noite, se torna ainda mais mágico, com as luzes saídas das janelas a desenhar a escarpa.

aldeias de xisto
Piódão (Rui Videira)

Se vai visitar Piódão, recomendamos um passeio pelas ruas, que formam um labirinto estreito e sinuoso. Aprecie as levadas de água que percorrem a aldeia, os fontanários e os canteiros de flores coloridas que dão ainda mais beleza e pitoresco ao local. Pode começar a sua visita no Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, onde se encontram o Posto de Turismo e o Museu do Piódão.

Outros pontos de interesse são a igreja matriz do Piódão, que contrasta com os demais edifícios graças à sua fachada neobarroca branca, com quatro torres cilíndricas rematadas em cone, e arcos redondos nas portas e janelas. O contraste perfeito para a sequência de casarios de cor mais escura e de linhas retas.

Outra paragem obrigatória é a Fonte dos Algares, construída em xisto. Visite igualmente a Capela de São pedro (padroeiro da aldeia) e a Capelas das Almas, também contrastantes por estarem caiados de branco. Vale a pena visitar a eira comunitária, um espaço usado para secar e malhar as colheitas de cereais e de leguminosas.

Se visitar a aldeia no verão, recomendamos um mergulho na praia fluvial de Piódão, com água fresca, límpida e num local bastante arborizado. A praia tem a distinção de Bandeira Azul e é uma das praias fluviais mais bonitas do Centro de Portugal. Um mergulho em comunhão com a natureza envolvente e com o casario de xisto que se avista mesmo ao lado.

Piódão
Piódão

A aldeia de Chãs d’Égua, que pertence à freguesia de Piódão, merece aqui igualmente um destaque, já que neste local pode encontrar dezenas de gravuras rupestres, que mostram que a zona vem sendo ocupada desde há mais de três mil anos. Se quiser descobrir mais, não deixe de visitar o Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d’Égua.

Se gosta de caminhadas, recomendamos o trilho “Os Povos das Ribeiras de Piodam”, constituído por um percurso circular com cerca de 10 quilómetros, e que liga Piódão, Chãs d’Égua e Foz d’Égua, sendo uma excelente forma de conhecer a região e a Serra do Açor. Aliás, Foz d’Égua merece um destaque especial na lista de locais a visitar nos arredores de Piódão.

Esta pequena localidade foi totalmente reconvertida por um morador local. Aqui pode encontrar uma pequena praia fluvial para se refrescar no Verão, duas pequenas pontes medievais, uma ponte de cordas (bem ao estilo “Indiana Jones”) e até um pequeno santuário, no topo da localidade. O melhor de tudo? Pode alugar a pequena casa de xisto e passar aqui uns dias, em pleno paraíso e longe de todas as preocupações.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

aldeias de xisto
Notícias

Aldeia das Dez: uma belíssima aldeia de xisto para descobrir na Serra do Açor

by VxMag
Jul 11, 2026
0

A Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, é uma das poucas aldeias da rede das Aldeias do...

Read moreDetails
Vide serra da estrela

Vide: um pequeno segredo para descobrir na Serra da Estrela

Jul 11, 2026
Praia Fluvial de Mourão

As melhores praias fluviais do Alentejo para fugir ao calor do Verão

Jul 11, 2026
cidades mais antiga da europa

Quando Lisboa esteve prestes a ser capital de Espanha

Jul 11, 2026
Tânger

1661: quando milhares de retornados de Tânger regressaram ao Algarve

Jul 11, 2026
Isabel de Portugal

A princesa portuguesa que encantou os espanhóis

Jul 11, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine