Quarta-feira, Maio 25, 2022
VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos os resultados
VortexMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Viagens

As 12 melhores praias fluviais do Centro de Portugal

VxMag por VxMag
Jan 28, 2022
em Viagens
0
praias fluviais

Foz d'Égua

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Cultura Portuguesa

10 edifícios com interiores deslumbrantes para descobrir em Lisboa

Mai 25, 2022
Praia do Camilo

As 9 melhores praias de Lagos

Mai 25, 2022
Praias madeira

As 12 melhores praias da Madeira

Mai 24, 2022
praias de Peniche

As 9 melhores praias de Peniche

Mai 24, 2022

Portugal é país de praias maravilhosas mas… não apenas na costa litoral. As praias fluviais do Centro de Portugal possuem uma elevada qualidade, não apenas por causa das suas águas límpidas e cristalinas mas também por causa da sua envolvência paisagística e também por causa das boas condições de apoio e acessibilidade.

Seja no Rio Mondego, no Rio Zêzere ou no fantástico Rio Alva, no centro de Portugal pode encontrar praias fluviais escondidas em pequenos paraísos e em pequenas aldeias, algumas delas integradas na rede de Aldeias de Xisto. Estas são as melhores praias fluviais do Centro de Portugal.

1. Praia Fluvial do Agroal (Ourém)

A praia fluvial é a maior nascente do rio Nabão. Antigamente era muito procurada pelos seus supostos poderes terapêuticos, hoje enche-se de turistas e habitantes locais que só querem fugir do calor. A piscina central fica no sopé de um colina, de onde caem todos os dias cerca de dois milhões de litros de água. Só há um problema: a água tem fama de ser mesmo muito fria.

Praia Fluvial do Agroal
Praia Fluvial do Agroal

A praia fluvial tem uma área de lazer, balneários e uma cafetaria, a Cafetaria do Agroal. O espaço fica mesmo em cima da piscina da nascente e tem uma pequena esplanada. A cafeteira só está aberta durante a época balnear e tem uma pequena esplanada.

2. Praia Fluvial do Alamal (Gavião)

A Praia fluvial da Quinta do Alamal está integrada num cenário deslumbrante, nas margens do Rio Tejo. Esta praia faz parte de um complexo de lazer que para além de infraestruturas de apoio à zona balnear, inclui também um Centro de Aventura que oferece diversas atividades como rappel, slide, ou passeios de barco e canoa.

Praia Fluvial do Alamal
Praia Fluvial do Alamal

Do areal, a vista é magnífica – no topo de uma colina o castelo de Belver destaca-se nesta paisagem em que a verdura da vegetação contrasta com as águas tranquilas do Tejo. Para os que gostam de passeios e caminhadas, existe um passadiço de madeira que percorre a margem do rio entre a praia e a ponte de Belver, com excelentes pontos de observação da flora e da fauna.

3. Praia Fluvial de Foz d’Égua (Arganil)

Na serra do Açor, nas proximidades da aldeia do Piódão e após percorridos 8 Km através de Estrada, encontramos Foz D´Égua em que as Ribeiras de Piódão e Chãs D´Égua, se encontram e seu percurso se trava por uma represa, criando um espelho de água e contribuindo para um local paradisíaco em plena Verão. Ainda a jusante o encontro da ribeira do Torno.

Foz d'Égua
Foz d’Égua

O local possui uma beleza natural, que o enquadramento das duas pontes existentes, a proximidade de dois moinhos em xistos, um lagar e os blocos de pedras talhadas pela corrente das ribeiras, permite a utilização turística por muitos. O perfil da zona envolvente ao espelho de água é pouco acidentada, pois resulta da ligação das ribeiras, o mesmo não se poderá dizer em relação aos acessos pedonais, que são bastante acidentados, ligando a estada à praia por socalcos que se transpõem com pequenas escadas em xisto.

4. Praia Fluvial de Loriga (Seia)

Localizada no Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade. Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga está situada no Vale glaciar de Loriga, cujos vestígios ainda hoje são visíveis.

Loriga
Loriga – Rui Videira

Com águas puras e cristalinas que brotam de uma nascente na serra, esta praia está rodeada por um ambiente preservado, numa área de relevo acidentado e grande beleza natural. Num lugar de muita tranquilidade e sossego, esta praia possui boas infraestruturas de apoio, oferecendo ainda a possibilidade de praticar diversas actividades de aventura e passeios pedestres.

5. Praia Fluvial do Malhadal (Proença-a-Nova)

Na base da Serra das Corgas, bem no interior de Portugal, onde serpenteia a Ribeira da Isna (afluente do Rio Zêzere), a Praia Fluvial do Malhadal, é um óptimo local de descanso e de contacto com a natureza. Afastada de qualquer localidade, caracteriza-se por uma enorme extensão de água (cerca de 1 Km), cercada de abundante vegetação e de relevo acidentado.

malhadal
Malhadal – Proença-a-Nova

É aqui que se localiza o primeiro parque aquático fluvial da Região Centro, o Fluvifun, equipado com escorregas, trampolins e escaladas. O parque funciona entre as 10h00 e as 20h00 e os preços variam entre 1€ e 10€. Além de uma piscina fluvial na ribeira de Isna, tem disponível um bar com esplanada, casas de banho, churrasqueira, parques de merendas e muita natureza.

6. Praia Fluvial de Louçainha (Penela)

Adaptada das represas naturais da ribeira da Azenha, a Praia Fluvial da Louçainha é motivo de orgulho das gentes do concelho de Penela. Escondido entre a serra do Espinhal, o espaço balnear tem quase lotação esgotada nos meses de verão. A qualidade das águas, os excelentes equipamentos fluviais e a preocupação ambiental têm-lhe valido a atribuição regular da Bandeira Azul, que exibe a par da classificação de Praia Acessível.

Praia Fluvial de Louçainha
Praia Fluvial de Louçainha

Excepto na zona reservada às crianças, a profundidade da área balnear, que na parte da prancha de mergulho ultrapassa os três metros, transforma-se no lugar ideal para a natação. Neste refúgio fluvial em plena montanha, existe também um restaurante/bar com vista panorâmica.

7. Praia Fluvial do Reconquinho (Penacova)

Por entre vales e montes de Penacova, onde o rio Mondego é o anfitrião, situa-se a Praia Fluvial do Reconquinho, dotada de uma deslumbrante paisagem. Sobre as falésias é possível contemplar a beleza deste local, repleto de vegetação e águas refrescantes. Ao descer a colina encontra uma ponte de madeira. Esta ponte é a ligação aos percursos pedestres que se situam à volta do rio Mondego. Explore melhor o local fazendo esses percursos para um melhor conhecimento sobre a área. A paisagem pode ainda melhorar se passear de canoa sobre as águas deste rio, contemplando o seu redor fascinante.

Reconquinho
Reconquinho – Penacova

Ideal para passar um dia quente de verão, onde o seu extenso areal convida a estender a toalha. Galardoada com Bandeira Azul, possui um café/restaurante como infraestrutura de apoio, campo de futebol e parque de estacionamento. Pode fazer um piquenique em família na zona destinada a esse efeito. As crianças podem aproveitar o seu dia a brincar no rio ou no parque infantil. É uma praia acessível e possui vigilância de nadador salvador.

8. Praia Fluvial do Vimieiro (Penacova)

A praia situa-se em pleno Rio Alva, já próximo da sua foz. De águas cristalinas e rodeada de verde luxuriante, a Praia Fluvial do Vimieiro proporciona a tranquilidade e descanso necessário. Na encosta da praia encontramos um conjunto de casas edificadas em xisto, assim como um moinho de água e uma roda de rio que proporcionam ao local um ambiente pitoresco e acolhedor.

Vimieiro
Vimieiro – Penacova

Inserida no complexo das aldeias do Xisto, a praia do Vimieiro é o lugar ideal para todos os que pretendam um contacto pleno com a natureza. A praia tem bandeira azul e possui vigilância em época balnear. Também é possível alugar espreguiçadeiras, toldos e barcos sem motor para passear no rio. Existe um bar de apoio e instalações sanitárias.

9. Praia Fluvial da Fraga da Pena (Arganil)

É em plena Mata da Margaraça, inserida na Área Protegida da Serra do Açor, que se esconde a Fraga da Pena, um local privilegiado de encontro com a natureza. Um cenário idílico onde a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa, e se despenha numa majestosa cascata com mais de 20 metros.

Fraga da Pena
Fraga da Pena

Uma extraordinária maravilha natural que permanece intocável pelo Homem e onde impera uma impressionante serenidade apenas interrompida pelo som da água e do chilrear dos pássaros. Originadas por um acidente geológico, as quedas de água que se escondem por entre aquele conjunto florístico de elevado interesse, constituem um recanto paradisíaco que se destaca pela sua autenticidade e frescura.

10. Praia Fluvial de Avô (Oliveira do Hospital)

Inserido numa envolvência natural única, num autêntico postal vivo, a vila de Avô tem uma das mais ricas zonas fluviais do interior do país. Em pleno coração da localidade, onde se encontram o rio Alva e a ribeira de Pomares, que formam a particular ilha do Picoto, a zona balnear percorre todo o extenso e verdejante vale oferecendo inúmeros locais para banhos. A praia fluvial de Avô (praia acessível para todos) é constituída por dois açudes na zona circundante da ilha, agora com diversos pontos de passagem de peões recém-inaugurados e uma piscina infantil alimentada com água do rio.

Praia Fluvial de Avô
Praia Fluvial de Avô

Por baixo da ponte de um só arco do séc. XVIII, há uma zona de grandes pedras do rio de onde se pode mergulhar ou apanhar banhos de sol. Os espaços de lazer são amplos e com muito relvado com muitas sombras de mimosas, salgueiros e amieiros. O parque das merendas fica no alto de onde se obtém uma vista fantástica sobre o rio. Perto da praia, que foi requalificada, pode visitar as ruínas do antigo castelo, as ruínas da Ermida de São Miguel, o Pelourinho do séc. XVI e a Igreja Matriz do séc. XVII.

11. Praia Fluvial do Vale do Rossim (Penhas Douradas)

Nesta praia fluvial não há areia, jardins relvados, espreguiçadeiras ou chapéus de sol. Só terra batida, rochas e salgueiros. A falta de comodidades é compensada pelo ambiente selvagem, ideal para quem procura um refúgio na montanha. E são muitos: no verão a temperatura da água chega aos 22 graus, e as margens da lagoa enchem-se de toalhas e cadeiras de praia.

Vale do Rossim

Este local é um dos ex-libris paisagísticos e naturais da serra da Estrela a par do planalto da Torre, do vale glaciar do Zêzere, das Penhas Douradas e das Penhas da Saúde. Recomenda-se a realização de um passeio a pé para melhor conhecer este espaço. A praia fluvial de Vale do Rossim foi uma das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, sendo a que fica a maior altitude no país.

12. Praia Fluvial do Poço Corga (Castanheira de Pêra)

A Praia Fluvial do Poço Corga proporciona ao visitante a tranquilidade e serenidade necessárias para renovar forças e deliciar o corpo e o espírito. As paisagens bucólicas, que misturam o verde da Serra da Lousã com o azul do céu, o colorido das flores e o chilrear dos pássaros, propiciam um contacto pleno com a natureza.

Praia Fluvial do Poço Corga
Praia Fluvial do Poço Corga

Nos terrenos anexos à praia, um esplêndido carvalhal centenário oferece as indispensáveis sombras a um parque de merendas e o Museu “Lagar do Corga”, antigo lagar movido a energia hidráulica, recorda aos visitantes como os nossos antepassados produziam o azeite. A qualidade da água, o acesso pedonal, as rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, as instalações sanitárias adaptadas e com acesso facilitado, o serviço de primeiros socorros com nadador-salvador, durante a época balnear, são algumas das mais-valias oferecidas por esta praia.

Tags: centro de portugalpraias fluviais
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cultura Portuguesa
Viagens

10 edifícios com interiores deslumbrantes para descobrir em Lisboa

por VxMag
Mai 25, 2022
0

Existe uma Lisboa que a grande maioria das pessoas não conhece. Trata-se de um número considerável de edifícios que foi...

Ler mais
Praia do Camilo

As 9 melhores praias de Lagos

Mai 25, 2022
Praias madeira

As 12 melhores praias da Madeira

Mai 24, 2022
praias de Peniche

As 9 melhores praias de Peniche

Mai 24, 2022
piódão aldeias de xisto

7 das mais bonitas aldeias de xisto de Portugal

Mai 23, 2022
cidades mais românticas de Portugal

18 dos melhores destinos para um fim de semana romântico em Portugal

Mai 23, 2022

© 2022 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2022 Vortex Magazine

Posting....