A Rússia é um país imenso, o maior do mundo, que se estende desde a Europa até ao oceano Pacífico. E não é apenas grande no seu tamanho, é também enorme na sua diversidade cultural e de povos que a habitam. Na realidade, a Rússia é uma federação de várias repúblicas, cada uma com a sua história e culturas muito próprias e características. Esta imensa variedade de culturas reflecte-se em vários aspectos, fazendo da Rússia um país com enorme variedade paisagística mas também arquitectónica.
Fazer um roteiro de viagem por este imenso país é quase missão impossível, tal a imensa variedade de belos locais a visitar na Rússia. Moscovo e São Petersburgo são o principal destaque, juntamente com o anel dourado da Rússia, um conjunto de pequenas cidades históricas perto da capital. Mas para os amantes da Natureza existe também as montanhas Altai e o lago Baikal, as fantásticas paisagens das montanhas do Cáucaso ou a agreste mas bela Kamchatka. Se quer conhecer a Rússia, deverá passar neste país algumas semanas e viajar milhares de quilómetros. Estes são os melhores locais para visitar na Rússia.
1. Moscovo
Como a capital da Rússia e maior cidade do país, Moscovo é onde a maioria dos visitantes obtém seu primeiro gosto real da cultura russa. A cidade é surpreendentemente cosmopolita, mas ainda mantém seu charme tradicional graças aos muitos edifícios históricos e monumentos que pontilham as ruas.

Uma visita a Moscovo não seria completa sem uma visita ao histórico Kremlin, que fica no centro da cidade e é onde se encontra a mundialmente famosa Praça Vermelha, mas os visitantes também devem aproveitar os excelentes restaurantes, bares e centros comerciais que surgiram nos últimos anos.
2. São Petersburgo
A segunda maior cidade russa depois de Moscovo, São Petersburgo é repleta de arte, cultura e história de classe mundial. O centro histórico da cidade tem a honra de ser um Património Mundial da UNESCO. A maior atracção aqui é o enorme Palácio de Inverno, que abriga o Museu Hermitage e possui uma colecção de mais de três milhões de itens que foram colectados em todo o mundo.

Você não ficaria sem coisas para fazer em São Petersburgo, mesmo se você passasse anos aqui, mas outros destaques incluem os espectáculos de ópera e balé, os muitos monumentos históricos e os passeios de barco pelos canais. É possível chegar facilmente a São Petersburgo através de avião ou, caso o seu primeiro destino na Rússia seja Moscovo, existem também boas ligações aéreas e de comboio até esta belíssima cidade no norte do país.
3. Sochi
Sochi tornou-se internacionalmente famosa por sediar as Olimpíadas de Inverno de 2014, mas a cidade também é o maior destino de resorts de verão da Rússia. A maioria dos visitantes vem entre Maio e Setembro, quando o clima é quente o suficiente para nadar e relaxar nas praias.

No entanto, os visitantes que chegam em outras épocas do ano ainda podem desfrutar dos muitos museus, monumentos e edifícios do período estalinista, incluindo a residência de verão de Estaline. A cidade também é um óptimo lugar para se basear, se você estiver interessado em explorar o belo Parque Nacional de Sochi, que oferece um bom número de cavernas espectaculares, cascatas, montanhas e vida selvagem.
4. Suzdal
O segredo mais bem escondido no Anel de Ouro é, sem dúvida, Suzdal – se você tiver tempo para apenas uma dessas cidades, este é o único a ver. Com campos verdes ondulados atapetados de dentes-de-leão, um rio suave ondulando preguiçosamente pelo centro histórico da cidade, a luz do sol reflectindo nas cúpulas douradas da igreja e o som de solas de cavalo e sinos de igreja voando suavemente pelo ar, você pode se sentir como se tivesse tropeçado num livro de histórias sobre a Rússia.

Suzdal serviu como capital real quando Moscovo ainda era um conjunto de estábulos, e era um importante centro monástico e um importante centro comercial durante muitos anos também. Mas em 1864, os comerciantes locais não conseguiram que a Ferrovia Transiberiana passase por aqui (o governo decidiu escolher a cidade vizinha Vladimir). Suzdal foi assim contornada tanto pelos comboios quanto pelo progresso do século XX, preservando o seu carácter idílico para futuros visitantes.
5. Sergiev-Posad
Sergiev Posad é uma espécie de “Vaticano da Rússia”. Apesar de ficar um pouco afastada de Moscovo, é possível alcançar facilmente esta cidade de 100 mil habitantes usando o comboio. A grande atracção de Sergiev Posad é o seu Mosteiro, fundado no século XV e considerado Património Mundial pela UNESCO. Sergiev Posad faz parte do chamado Anel de Ouro, um conjunto de localidades no Nordeste de Moscovo caracterizadas por possuírem diversos Mosteiros e Igrejas muito importantes na história da Igreja Ortodoxa Russa.

Dentro das muralhas de Sergiev Posad destacam-se as cores azul e branca das suas basílicas, cores essas que são típicas da religião Ortodoxa por simbolizarem a ligação com o divino e celestial. Durante a era comunista, foram várias as tentativas de eliminar a cultura religiosa desta cidade, chegando mesmo ao ponto de mudar o seu nome. No entanto, foi sempre um dos locais mais poupados, tendo mesmo Estaline dado ordens para preservar as Igrejas e fazer deste local o retiro forçado do Patriarca de Moscovo. A partir de 1991, Sergiev Posad recuperou o seu nome original.
6. Plyos
Localizada a 395 quilómetros de Moscovo, Plyos é uma pequena cidade – uma das menores da Rússia. Com uma população de 2500 habitantes, a cidade tem nove igrejas, cinco museus, um teatro e um punhado de casas de madeira multicoloridas espalhadas pelas encostas arborizadas nas colinas. Ruas estreitas levam ao Volga, também estreito neste ponto do seu curso, o principal rio da geografia e da cultura russa.

A mais famosa mansão em Plyos é uma casa com um mezanino nas margens do Volga – a antiga propriedade do comerciante Solodovnikov. Em 1888, Isaac Levitan, de 28 anos, viveu aqui com a sua amiga Sofya Kuvshinnikova. Estes moscovitas decidiram viajar pelo rio Volga em busca de paisagens inspiradoras, mas em vão – até que Levitan foi dar um passeio no convés, numa noite de verão, e viu uma colina arborizada cercada por pequenas casas. “Vamos!” ele declarou à sua companheira, sem sequer perguntar o nome da cidade. Era Plyos.
7. Rostov (a Grande)
Fundada em 862, Rostov a Grande fica nas margens do Lago Nero. Esta Rostov não deve ser confundido com Rostov-on-Don, e por isso é frequentemente chamada de Rostov Veliky (Rostov, a Grande) para evitar mal-entendidos. Os primeiros registos de Rostov remontam ao século IX. Muitos pintores famosos em toda a Rússia nasceram ou moraram em Rostov e por isso são famosas as pinturas das paisagens desta cidade.

Rostov tem dezenas de sítios incríveis para visitar. A peça central desta cidade histórica é o seu Kremlin com cúpula prateada, um dos mais bonitos da Rússia. O Kremlin foi originalmente construído não como uma fortaleza, mas como uma residência para o líder da igreja local. O Museu Yaroslavo-Rostovsky localizado no interior é um tesouro da iconografia russa, enquanto as Igrejas de Vozneseniya, Spasa na Senyakh e São João Divino abrigam possuem inúmeros e belos afrescos.
8. Nizhny Novgorod
Muitas vezes referida simplesmente como Nizhny, a cidade de Nizhny Novgorod fica na confluência dos rios Volga e Oka. Os visitantes podem passear ao longo das margens do rio, mas as melhores vistas são obtidas num teleférico de alta altitude que passa um lado ao outro do rio.

A visão mais notável da cidade é o Kremlin, no topo da colina, que oferece uma vista deslumbrante do rio Volga, além de uma igreja, um monumento de guerra e um museu de arte. Existem vários outros museus fascinantes na cidade, incluindo as antigas casas do escritor Maxim Gorky e o activista Andrey Sakharov.
9. Veliky Novgorod
Situada entre Moscovo e São Petersburgo, Veliky Novgorod é uma cidade pequena, mas antiga, mencionada em manuscritos que datam de 859 e que foi uma das primeiras capitais da Rússia. A cidade tem uma enorme importância histórica e ostenta muitos belos monumentos e construções religiosas em pé há centenas de anos.

Muitas das principais atracções da cidade encontram-se no centro do Kremlin, que está aberto a visitantes de forma gratuita e pode ser acedido por pedestres através de dois portões. A praia fluvial está localizada fora do Kremlin, e há muitos barqueiros locais que oferecem passeios pelo rio.
10. Kaliningrado
Devido à sua localização no Mar Báltico, entre a Lituânia e a Polónia, Kaliningrado é uma parte da Rússia que é frequentemente ignorada. No entanto, é um destino fascinante para qualquer pessoa capaz de incorporá-lo no seu itinerário. A cidade era antigamente a capital da Prússia e, por causa disso, a maioria dos principais pontos históricos é de origem alemã.

Há uma excelente selecção de museus e monumentos alusivos à 2ª guerra mundial, e se por acaso tiver visitado já todos os locais históricos de Kaliningrado, pode dirigir-se à cidade turística de Svetlogorsk, a uma das minas de âmbar ou às oficinas pelas quais a área é conhecida.
11. Kizhi
Esta encantadora faixa verde é de longe a mais visitada das mais de 1600 ilhas do Lago Onega. Isso é graças à magnífica Igreja da Transfiguração, a igreja de madeira mais icónica da Rússia, que domina a impressionante Reserva do Museu Kizhi. Os visitantes costumam passar quatro horas na ilha, o que é mais do que suficiente para visitar a reserva principal e caminhar até a vila de Yamka.

Excursões guiadas estão disponíveis, mas muito do que você vê é auto-explicativo e os cartazes estão em inglês. Permaneça nos caminhos marcados – um declínio na população de cobras venenosas da ilha levou à proliferação de carraças, espécie de insectos que potencialmente podem transmitir encefalite.
12. Kazan
Aproximadamente 10 anos mais velha do que Moscovo, a cidade de Kazan comemorou seu milésimo aniversário em 2005. Devido à sua rica história e sua localização entre a Europa e a Ásia, a cidade é uma fascinante mistura de culturas russas e tártaras e religiões muçulmanas e cristãs.

As principais atracções turísticas são o Kremlin, que possui uma impressionante torre e uma mesquita, e a Rua Bauman, que oferece muitos cafés, restaurantes, lojas e bares. Ambos os locais são abertos apenas a pedestres, mas autocarros de dois andares estão disponíveis para levar os visitantes a um passeio por todas as outras atracções da cidade.
13. Kostroma
Kostroma é um exemplo original e único do desenvolvimento urbano russo dos séculos XVI-XIX, com valiosos monumentos de arquitectura e história. Esta é uma das cidades russas que preservou, em geral, sua aparência arquitectónica única e distinta. O plano geral da cidade foi efectuado pela imperatriz Catarina II em 1781.

A herança arquitectónica de Kostroma é muito variada: possui inúmeros monumentos da arquitectura russa antiga (principalmente edifícios religiosos), arquitectura popular de madeira e monumentos do barroco e classicismo. Kostroma está localizada nas margens do rio Volga e, portanto, um passeio à beira-rio poderá ser uma das melhores formas de conhecer a cidade.
14. Valaam
Este belo arquipélago densamente arborizado no norte do Lago Ladoga, perto da Finlândia, consiste em cerca de 50 ilhas agrupadas em torno de uma ilha principal de 27,8 quilómetros quadrados, onde o Mosteiro da Transfiguração é o principal atractivo.

Se você estiver sobrecarregado pelas multidões de peregrinos que visitam este famoso Mosteiro, explore uma dúzia de outras igrejas menores, capelas e cabanas em belos promontórios, baías calmas do interior ou ilhotas com ponte. Valaam é, desde o ano 2016, palco de alguma tensão entre os moradores da Ilha e a Igreja Ortodoxa, que tem feito pressão para que os habitantes abandonem as suas casas. No entanto, é um local muito agradável para se visitar, especialmente se é adepto da natureza ou de monumentos religiosos.
15. Irkutsk
Os cossacos fundaram Irkutsk na década de 1660 para servir como um entreposto comercial e ela permaneceu um importante centro de comércio até o século XIX. Hoje, a cidade é um destino popular para viajantes interessados em explorar as montanhas de Sayan, na Sibéria Oriental e nas proximidades do Lago Baikal.

Há também muitas coisas para ver na própria cidade, incluindo um mercado central repleto de peixe fresco pescado no lago Baikal, um encantador centro histórico, vários museus fascinantes de arte e história, e uma colecção de mosteiros e igrejas com mais de 300 anos de idade.
16. Altai
Estendendo-se para a Mongólia, Cazaquistão e China, bem como para a Rússia, as Montanhas Altai estão escondidas numa área remota do sul da Sibéria. A área tem muito para manter os aventureiros entretidos, incluindo cavalgadas, escaladas de glaciares, rafting e trekking nas montanhas, mas os visitantes que procuram uma experiência mais agradável podem relaxar em um tradicional banho de vapor russo ou passear pelas incríveis paisagens.

Excursões guiadas e excursões em grupo estão disponíveis para quase todas as actividades que você gostaria de fazer, e muitas delas incluem acomodação durante a noite num yurt (espécie de tenda tradicional típica das populações deste belíssimo santuário natural) ou em um acampamento.
17. Baikal
O Lago Baikal tem a honra de ser o maior e mais profundo lago do mundo, e com uma idade estimada de 25 milhões de anos, acredita-se que seja o lago mais antigo do mundo também. O lago é uma das maiores atracções turísticas no sul da Sibéria, e é um óptimo destino o ano todo.

A água congela no Inverno, permitindo que os visitantes façam esqui cross-country, patinem e façam passeios de trenó. Os visitantes de Verão, por outro lado, serão recompensados com paisagens maravilhosas e a oportunidade de nadar e entrar no maior lago do mundo.
18. Pskov
Pskov é uma das mais antigas cidades russas. Situa-se na fronteira ocidental do país e é famosa pela sua arquitectura. O mais famoso de todos os monumentos desta cidade é a Fortaleza Pskov, que foi uma das maiores da Europa medieval: o comprimento das suas muralhas era de 9,5 km no total, e a Torre Pokrovskaya é considerada uma das torres mais inexpugnáveis da Europa. A cidade também é famosa pelas igrejas com o seu próprio estilo arquitectónico distintivo, mais de 40 delas, e pelo estilo único de afresco e desenho de ícones, que muitos compararam com as melhores obras do Iluminismo.

Nos séculos XIII-XVI, Pskov foi a capital da República independente de Pskov Vechevoy, um dos estados mais democráticos da Europa Medieval. O su principal órgão de poder foi o Veche, uma reunião de cidadãos na Praça Vechevoy, onde as decisões eram decididas por maioria de votos. Quando Pskov se uniu a Moscovo em 1510, não era menor em tamanho ou riqueza. Yan Piotrovsky, secretário do rei Stefan Batory durante o cerco de Pskov em 1581, ficou surpreendido com o tamanho da cidade e comparou-a a Paris.
19. Ilhas Solovetsky
Também chamadas Solovki, estas ilhas distantes e salpicadas de lagos no Mar Branco abrigam um dos mosteiros mais conhecidos da Rússia. Transformado por Estaline num dos campos de prisioneiros mais notórios da URSS, Solovki foi descrito no Arquipélago Gulag de Solzhenitsyn como sendo tão remoto que um “grito daqui nunca seria ouvido”. Visitar as ilhas é uma aventura. O breve Verão é praticamente a sua única janela de oportunidade, pois o Outono traz tempestades e neblina espessa e, durante o longo Inverno, Solovki é varrido por tempestades de neve.

Solovki exige uma visita de vários dias para absorver adequadamente a história e o silêncio das florestas, baías e ilhas exteriores. É aconselhável trazer repelente de mosquitos, roupas quentes e muita paciência. O arquipélago tem seis ilhas principais e mais de 500 lagos. De longe a maior ilha, Bolshoy Solovetsky (24 km por 16 km) é o lar do mosteiro principal e onde se localiza a vila Solovetsky, o principal assentamento das ilhas.
20. Kamchatka
Com certeza uma das áreas mais belas da Rússia, Kamchatka é uma península de 1.250 km localizada na parte mais oriental da Rússia. O deserto está quase intocado e a área é muito geologicamente activa. Há um número incrível de vulcões, fontes termais, géiseres e até mesmo um extraordinário lago artificial.

A península também possui a parte mais meridional do mundo da tundra árctica, e muitos turistas vêm aqui para pescar e caçar. Muitos dos pontos turísticos são acessíveis apenas de helicóptero, embora alguns possam ser alcançados de carro e a pé. A maioria dos visitantes escolhe basear-se em Petropavlovsk-Kamchatsky, a maior cidade da região.
EXCELENTE E MUITO DIDÁTICA A SELEÇÃO DOS 15 MELHORES LUGARES PARA VISITAR NA RÚSSIA
ESPERO CONHECÊ-LA PARA POSTAR A MINHA EXPERIENCIA E APROVEITAR MUITO A AJUDA DOVORTEXMAG