VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Cultura

Tradições portuguesas: o Lenço dos Namorados

O Lenço dos Namorados é uma típica tradição do Minho, especialmente em Vila Verde. Descubra a sua origem, a sua história e onde comprar.

VxMag by VxMag
Jun 3, 2021
in Cultura
1
Lenço dos Namorados

Lenço dos Namorados

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Língua Portuguesa

15 das palavras mais caricatas da Língua Portuguesa e os seus significados

Set 21, 2023
Língua Portuguesa

10 das palavras mais especiais da Língua Portuguesa

Set 18, 2023
Língua Portuguesa

15 palavras caras da Língua Portuguesa para criticar pela positiva

Set 16, 2023
Língua Portuguesa

15 palavras da Língua Portuguesa para elogiar com elegância

Set 13, 2023

Ainda antes da tecnologia invadir a nossa vida e relacionamentos, conectando-nos quase instantaneamente, as bordadeiras do Minho enviavam as suas declarações de amor através de lenços bordados. Feitos a partir de um pano de linho fino ou de algodão, e decorados com os mais diversos motivos bordados, o lenço dos namorados (ou lenço dos pedidos) é uma peça típica do artesanato e vestuário minhotos.

Hoje, estes lenços estão ligados ao concelho de Vila Verde, que tem promovido esta arte nacional e internacionalmente. Não há consenso quanto à origem do lenço dos namorados. O que se sabe é que originalmente apenas tinham duas cores: preto e vermelho (além do branco do pano).

Pensa-se que nos séculos XVII ou XVIII as senhoras nobres começaram a bordar estes lenços para passar o tempo. Pouco a pouco, este tornou-se um hábito das mulheres do povo, que lhes deram um aspeto mais popular. No início, estes lenços faziam parte do vestuário e tinham função decorativa. 

Lenço dos Namorados
Lenço dos Namorados

Com o tempo, passaram a ter a função de conquistar um namorado. A rapariga apaixonada bordava um destes lenços e entregava-o ao seu amado quando este se fosse ausentar. No lenço, a rapariga exprimia os seus sentimentos e bordava pequenos versos de amor e vários desenhos. Os erros ortográficos eram frequentes, fruto da iliteracia das bordadeiras da época.

Depois de bordado, o lenço era entregue ao pretendente. Se este o usasse em público, por cima do casaco, no pescoço, na aba do chapéu ou até na ponta do pau que costumava trazer consigo, sabia-se que havia namoro. O lenço era assim uma espécie de anel de noivado, mas oferecido pela mulher. Se o rapaz não aceitasse o namoro, o lenço acabava por voltar às mãos da rapariga. O mesmo acontecia se ele aceitasse, mas, mais tarde, o namoro acabasse.

Os lenços eram bordados a ponto de cruz, sendo muito trabalhosos e morosos. Com o tempo, as bordadeiras passaram a usar pontos mais fáceis e rápidos, alterando também as decorações originais e juntando mais cores. Assim, os lenços que hoje conhecemos não têm muito a ver com os originais.

Lenço dos Namorados
Lenço dos Namorados

Mas duas coisas se mantêm: os erros ortográficos e a caligrafia quase infantil. As bordadeiras de hoje fingem iliteracia e cometem erros de propósito para manter a tradição e ingenuidade dos lenços originais.

Para evitar demasiados desvios ao padrão original do lenço dos namorados, a Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho criou um caderno de especificações, salientando-se as regras a cumprir para que o lenço seja certificado. Existem vários locais onde comprar o Lenço dos Namorados, incluindo lojas online: Coisas de Viana e Loja do Folclore.

O Lenço dos Namorados nos dias de hoje

O lenço dos namorados já se tornou um símbolo do nosso país e enche as lojas de lembranças de norte a sul do país. Pode ser encontrado no formato quadrado tradicional, em lençóis, bolsas, roupas, objetos de decoração e outros meios. Quanto aos lenços originais, sobreviveram dezenas de exemplares, que hoje estão expostos em museus e traduzem fenómenos sociais da época, como a emigração para o Brasil, em inícios do séc. XX, e que muito afetou a região do Minho.

Lenda do Lenço dos Namorados

Existe uma lenda que conta que, em tempos, uma jovem camponesa se terá apaixonado por um estudante de direito que costumava frequentar a sua casa. As regras sociais da altura impediam que a jovem demonstrasse sinais do seu amor pelo estudante e, por seu lado, o estudante seria muito tímido e sem coragem de encetar uma conversação.

A jovem terá então decidido bordar um lenço onde expressava os seus sentimentos pelo estudante de direito e colocou-o num local onde ele o pudesse ver (e ler). Ao que parece, foi o suficiente para que o rapaz perdesse a vergonha e decidisse trocar algumas palavras com a jovem. Reza a lenda que o lenço deu início a um namoro que terminou num casamento longo e feliz.

Lenda ou não, o certo é que o Lenço dos Namorados foi mesmo utilizado, na época, como forma de declaração de amor de uma rapariga para um rapaz. As convenções sociais não permitiam qualquer outro método e as mulheres que ousavam falar abertamente dos seus sentimentos eram fortemente criticadas. O Lenço dos Namorados tornou-se, assim, numa “carta de amor” aceitável e eficaz para a época.

Tags: lenço dos namoradostradições portuguesas
VxMag

VxMag

Comments 1

  1. Jorge Esteves says:
    2 anos ago

    O dito lenço de namorados do Minho, na verdade é de Viana do Castelo. Posteriormente difundiu-se e daí surgiu uma variante, mais centrada na região de Vila Verde. As caracterizações não mudaram substancialmente, embora actualmente se encontram bastante espalhadas versões, tipo loja dos trezentos, adulteradas e bacocas. Os lenços de Viana do Castelo e de Vila Verde são muito diferentes entre si e facilmente identificáveis para quem conhecer as raízes de cada um.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plantas para ter na varanda
Lifestyle

9 belíssimas plantas que florescem no Outono

by VxMag
Set 25, 2023
0

O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno, marcada por temperaturas mais amenas, dias mais...

Read more
Antúrios

Antúrios: guia completo para cuidar desta belíssima flor

Set 25, 2023
Bromélia

Bromélias: guia completo para plantar e cuidar destas belíssimas plantas exóticas

Set 25, 2023
ideias de decoração para quarto simples e aconchegante

7 ideias de decoração para tornar o seu quarto mais bonito e aconchegante

Set 25, 2023
decoração de sala barata

7 ideias para decorar a sala sem gastar muito dinheiro

Set 24, 2023
Mirtilos

Mirtilos: guia completo para plantar e cuidar deste fruto delicioso

Set 24, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine