Início Viagens A lenda e o simbolismo do Galo de Barcelos

A lenda e o simbolismo do Galo de Barcelos

Ultrapassou a fronteira de Barcelos e depois, as fronteiras de Portugal. Hoje em dia, o Galo de Barcelos é um símbolo português que detém uma curiosa lenda.

0
Lenda do Galo de Barcelos
Galo de Barcelos

Barcelos é uma terra de tradições onde se pode sentir o coração do Minho e percorrer diversos episódios da história de Portugal. Para além disto, também se pode destacar a sua comida e as suas belas paisagens repletas de verde e outras cores que transmitem vivacidade. Chegar aqui é chegar à terra do símbolo que identifica Portugal do resto do mundo – o famoso Galo de Barcelos.

Lenda do Galo de Barcelos

Conta a lenda que em um determinado momento da época medieval, ocorreu um crime que ninguém dali conseguia desvendar.

Entretanto, numa passagem pela cidade de Barcelos com destino a Santiago de Compostela, um jovem galego foi acusado pelos moradores e consequentemente, condenado à forca por um crime que alegava não ter cometido.

Galo de Barcelos
Galo de Barcelos

Perante estas circunstâncias, o jovem pediu que fosse levado à presença do juiz e nesse mesmo encontro, este apontou para um frango assado que se encontrava numa mesa de banquete e afirmou o seguinte:

“É tão certo eu estar inocente, como é certo esse galo cantar quando me enforcarem” –  com isto surgiram várias risadas por parte de todos os presentes.

No momento em que o peregrino ia ser enforcado, o juíz chega a tempo de impedir a morte do rapaz que foi travada por um nó mal feito na corda.

Inocente e agradecido, o jovem voltou à terra anos mais tarde para construir o Cruzeiro do Senhor do Galo, em homenagem à Virgem Maria e São Tiago. Contudo, segundo a lenda, uma coisa é certa: na hora do enforcamento o galo ergueu-se e cantou.

Simbolismo do Galo de Barcelos

Hoje em dia, o Galo de Barcelos é um ícone de Portugal que se encontra presente em diversas religiões e mitologias. A simbologia deste galo encontra-se nas profundas raízes da nossa cultura, inspiradas nos tempos gregos e romanos.

Galo de Barcelos
Galo de Barcelos

É associado a coisas positivas como à luz e ao sol que na lenda, acontece no momento em que o peregrino é salvo da forca e é provada a inocência do mesmo. Isto justifica a razão do galo já ter sido considerado um símbolo representativo de Cristo, como anunciador da nova luz e da ressurreição – daí a chamada Missa do Galo que ocorre na época natalícia.

Para além disto, o Galo é um símbolo do povo, justamente pela sua aproximação doméstica. Devido ao seu canto, este também é associado à vitória e ao afastamento de bruxas e outros seres.

Galo de Barcelos
Galo de Barcelos

Empenhado na universalização de Portugal enquanto destino turístico, este colorido Galo de Barcelos passou de um simples símbolo do povo a um grande ícone português.

Desde panos de cozinha, loiça, porta-chaves, estatuetas e outros, este símbolo português pode ser adquirido em qualquer loja de recordações do país, principalmente naquelas que se encontram nesta mesma cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here