Início Viagens Cabo da Roca: um dos locais mais fascinantes de Portugal

Cabo da Roca: um dos locais mais fascinantes de Portugal

Trata-se do lugar mais ocidental da Europa e uma das maiores atracções turísticas portuguesas. Descubra o deslumbrante Cabo da Roca.

967
0
Cabo da Roca
Cabo da Roca

O Cabo da Roca é um local de rara beleza, onde a natureza mostra toda a sua imponência. São vistas em permanência poderosas ondas no Oceano Atlântico e o efeito do seu choque contra as altas falésias. Tudo isto torna fascinante um local identificado como o ponto mais ocidental da Europa continental.

Praia da Ursa
Praia da Ursa

O Cabo Roca, é um local castigado pelo vento, localizado no ponto mais ocidental da Europa continental. Permite admirar a paisagem costeira selvagem e varrida pela erosão, bem como seguir os trilhos ao longo de falésias. Tem uma versatilidade enorme no que visa o potencial fotográfico, pois permite fotos magníficas de diferentes ambientes.

Esses ambientes apresentam também paisagens geológicas diversificadas, desde as caraterísticas escarpas esculpidas pela ação da água e do vento, passando por praias e dunas, até ao relevo típico da Serra de Sintra.

Praia da Ursa
Praia da Ursa

É muito interessante, quando neste local, e explorando aquilo que o mesmo proporciona atualmente, nos deixamos transportar para séculos atrás, quando se julgava que a Terra era redonda, e que era o centro do Universo. Nessa época, muitas pessoas acreditavam que o Cabo da Roca não era apenas a extremidade mais ocidental da Europa, mas também a extremidade do mundo.

Cabo da Roca
Cabo da Roca

O farol do Cabo da Roca, que fica em sentinela nas falésias a cerca 473 pés de altura, ou mais especificamente 144 metros acima do oceano, projeta a sua luz para alertar os marinheiros dos perigos que se avizinham.

A sua estrutura original foi construída em 1772, tendo sido um dos primeiros faróis criados em Portugal. O farol atual é uma construção posterior que remonta a 1842.

Cabo da Roca
Cabo da Roca

Também visível quando se chega ao local é um monumento de pedra com uma cruz no topo. Na pedra encontra-se uma inscrição, com uma citação do provavelmente mais famoso poeta nascido em Lisboa, Luís Vaz de Camões. A citação, que foi escrita sobre o Cabo Roca, traduz-se da seguinte forma: “Aqui onde a terra termina e o mar começa”.

Cabo da Roca
Cabo da Roca

Conforme já se deixou claro, seguindo um dos vários caminhos do penhasco podem admirar-se as vistas das ondas turbulentas. Devido à sua natureza exposta, a zona costuma estar com muito vento. Neste sentido, sugere-se o uso de roupas adequadas e, principalmente, que se mantenha uma distância de segurança para a beira do penhasco.

Conseguindo uma visita que coincida com o pôr do sol estarão criadas as condições para vistas mais panorâmicas e para uma espetacular atividade fotográfica.

Cabo da Roca
Cabo da Roca

A nível de localização, o Cabo da Roca encontra-se a 25 milhas, ou seja, sensivelmente, 40 quilômetros a oeste de Lisboa e cerca de 10 milhas, 16 quilómetros, a oeste de Cascais. O tempo de carro de Lisboa chegará aproximadamente aos 45 minutos. Como alternativa, pode utilizar o autocarro com destino a Sintra que tem partida em Cascais, ou utilizar o táxi.

A entrada é gratuita e o estacionamento está disponível no local. No final será interessante uma passagem pela loja de souvenirs onde encontrará várias situações interessantes para documentar a passagem neste marcante local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here